Você está aqui: Página Inicial / Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão Universitária / Notícias / Congresso Interdisciplinar propõe reflexões a partir das tragédias da mineração em Minas Gerais

por Isabela Carvalho publicado 07/05/2019 12h46, última modificação 07/05/2019 12h49

No dia 24 de abril, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou o terceiro dia do IV de Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão.

O evento contou com duas palestras: “Contrapontos entre conservação do patrimônio natural e exploração: reflexões a partir das tragédias da mineração em Minas Gerais”, ministrada pelo assessor do Ministério Público, professor Luciano José Alvarenga; e “Psicologia dos desastres e emergências: importância da escuta psicológica”, ministrada pela coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário, professora Juliana Marcondes.

Em sua palestra, Luciano ressaltou o papel da universidade na vida dos acadêmicos. “A universidade tem um papel fundamental a cumprir, que é o de formar pessoas com autonomia crítica. As ciências cumprem esse papel de formar pessoas  e trazem elementos para reflexões críticas e para essas questões que aconteceram recentemente em Minas Gerais envolvendo mineração”, disse.

A professora Juliana falou sobre a importância da discussão do tema de sua palestra. “É sempre importante trazer essa discussão na formação acadêmica, aquilo que o aluno vai colocar em prática mais tarde. São temas transversais à formação e de alguma maneira nos fazer entender aquilo que é conceitual, com um olhar voltado para a prática e um fazer ético. A psicologia é uma ciência que de alguma forma dialoga com diversas outras ciências e outros saberes e, são nesses momentos que a gente consegue localizar esse fazer multidisciplinar”, explicou.

O Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão reuniu alunos de todos os cursos do Izabela Hendrix.