Você está aqui: Página Inicial / Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão Universitária / Notícias / Primeiro dia de Congresso aborda o papel da universidade na prática científica

Primeiro dia de Congresso aborda o papel da universidade na prática científica

por Isabela Carvalho publicado 24/04/2019 20h34, última modificação 24/04/2019 20h34
Primeiro dia de Congresso aborda o papel da universidade na prática científica

No dia 22 de abril, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou o primeiro dia do IV de Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão do Centro Universitário.

O evento contou com as palestras: “Desafios para uma prática científica crítica diante dos desastres com barragens da mineração”, ministrada pela professora doutora Tatiana Ribeiro de Souza; e “O papel da universidade na construção de novos paradigmas econômicos”, ministrada pelo coordenador do curso de Direito do Centro Universitário, Dr. José Luiz de Quadros Magalhães.

A professora Tatiana Ribeiro, falou sobre o papel que os futuros profissionais têm na sociedade. “É muito importante discutir o papel da universidade na prestação de serviços técnicos, importante que os alunos saibam o lugar que eles podem atuar, como em pesquisas, projetos de extensão e como fazer isso de uma forma que contribua para os interesses da sociedade. No caso específico de desastres ambientais, que foi o tema da minha palestra, os profissionais podem atuar para proteger o direito das vítimas desses desastres e não reforçar o poder econômico que já é muito desigual na tratativa das consequências dos desastres”, explicou.

O professor José Luiz falou sobre o objetivo da palestra. “A ideia é abordar o papel da universidade no momento em que vivemos, que é um momento de muitos desafios, avanços tecnológicos cada vez mais rápidos e ascensão da inteligência artificial. O objetivo é falar sobre os desafios profissionais nos próximos 10 anos e qual a função da universidade na formação de um profissional mais crítico, capaz de criar projetos. Hoje em dia o computador, a inteligência artificial faz tudo mais rápido que o ser humano. É importante falar também do papel da universidade diante das grandes questões ambientais e como precisamos formar profissionais com uma nova visão em relação à natureza”, pontuou.

O Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão reuniu alunos de todos os cursos do Izabela Hendrix.