Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Empregabilidade e Carreira

Empregabilidade e Carreira

por Ebenezer Da Silva Melo Junior publicado 30/05/2016 15h49, última modificação 30/05/2016 16h02

Programa: Empregabilidade e carreira.

Objetivo: possibilitar aos participantes a preparação para o processo de inserção no mercado de trabalho. Isso pode ocorrer em duas situações: uma relacionada à busca do primeiro emprego, e a outra visando à recolocação no mercado de trabalho e ou a manutenção da empregabilidade. O programa é constituído de um  minicurso, com duração de aproximadamente 2h envolvendo 3 temas essenciais nos processos seletivos que é o currículo, a entrevista e as dinâmicas de grupo. Inicialmente discute-se a correta ordenação e estruturação do currículo. Nesse aspecto são abordadas questões relativas ao que inserir no currículo, quantas páginas devem ter, qual a ordenação correta e outras questões associadas à estruturação do currículo, que é uma importante ferramenta nesta etapa.

Depois são apresentados os principais pontos que acontecem no momento da entrevista de emprego. Nesse sentido,  o participante é levado a refletir sobre esse momento importante considerando desde o momento do agendamento da entrevista até o seu término, abordando questões relacionadas ao traje ideal para a ocasião, o que deve e pode ser discutido na entrevista, como se comportar, que linguagem usar e questões que envolvem situações comportamentais favoráveis e desfavoráveis  para esse  momento.

Por fim, o aluno é convidado a participar de uma dinâmica de grupo, muito comum nos processos seletivos, momento em que ele tem a oportunidade de refletir sobre os comportamentos avaliados nessa etapa do processo.

No que diz respeito ao público alvo para participação entende-se que não há limitação ou pré-requisito. No Izabela Hendrix esse minicurso  acontece mensalmente, sempre na última quarta feira do mês, no horário das 17hàs 19h. O projeto também atende ao público externo, como contribuição à comunidade e nesse sentido, é também realizado em escolas para alunos com idade acima dos 16 anos.

Os alunos do curso de Administração são capacitados para atuarem de forma voluntária no projeto, e são eles que ministram os minicursos que acontecem externamente, sempre acompanhados pela professora Leila Vaz, responsável pela coordenação do projeto na agência Oriente. Para os participantes do minicurso representa uma contribuição para que possam se apresentar mais competitivos para os processos de seleção, aumentando suas chances. Para os alunos, extensionistas voluntários representa um momento de se envolverem com as questões sociais e vivenciarem a cidadania, a ética, a responsabilidade social dividindo com a comunidade, um pouco dos conhecimentos que adquiriram.

Professora responsável: Leila Vaz da Silva

Contato: Leila.silva@izabelahendrix.edu.br

Cursos envolvidos: Oferecido à todos os cursos.