Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Semana de Extensão e Responsabilidade Social

Programação

por Ebenezer Da Silva Melo Junior publicado 18/08/2016 12h28, última modificação 12/09/2017 15h03

 

logo extensão horizontal.png

A IV Semana da Extensão Universitária & Responsabilidade Social trás como tema neste ano de 2017  “A Cidade que temos e a Cidade que queremos”. O evento contará, entre os dias 11 e 15 de setembro, com uma diversidade de atividades como: debate, oficina, cinema comentado, seminário, workshop, que trabalharão de forma interdisciplinar a vida coletiva nas cidades e a busca pelo bem-estar, isto é, a construção de uma cidade que propicie o uso socialmente justo e ambientalmente equilibrado do espaço urbano.

Qual é a cidade que queremos?

Uma cidade que respeite e garanta o direito à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte, à saúde, à educação, à cultura, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações. Para tanto, é necessário que os governos estejam comprometidos com uma política urbana articulada com estratégias de inclusão social e de justiça ambiental, local, regional, estadual e nacionalmente.

Confira nossa programação. Algumas atividades requerem inscrição prévia:

 

  INSCRIÇÕES | CLIQUE AQUI 

Dia 11/09
Dia Horário Tipo de Atividade Título Objetivo Cursos Local Professor responsável
11/09    a 15/09 Todo o dia Exposição de Banner Mapeamento da violência na cidade de Belo Horizonte Expor levantamento de dados/confirmação de hipótese. Toda comunidade acadêmica Praça de alimentação Luciana Calado (Direito)
11/set 14h às 18h Oficina Mobiliário urbano Praticar técnicas aplicadas ao bambu para a execução de mobiliário urbano. Ciências Biológicas, Arquitetura e Urbanismo Espaço acima das quadras Mônica Guimarães (Arquitetura e Urbanismo)
e demais interessados no tema proposto Ricardo Latini
  (Ciências Biológicas)
11/set 18h40 às 22h Oficina Tecnologia Assistiva: um enfoque nos recursos pedagógicos adaptados Ensinar os participantes a elaborarem recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência utilizarem no contexto das escolas inclusivas. Pedagogia Sala 2210 Michele Sá
(Pedagogia)
Fabiana Cavalcante (Terapia Ocupacional GEINE/UFMG)
11/set 19h às 21h Oficina Aquecedor solar de baixo custo, captação de água da chuva e recuperação de área degradada Viabilizar os conhecimentos nas áres de Aquecimento Solar de Baixo Custo, Energia Renováveis, Recuperação de Áreas Degradadas. Engenharia Ambiental e Sanitária Atelier 7102 Elizabeth Ibrahim Adiéliton Galvão (Engenharia Ambiental e Sanitária)
Izabel Matos
(Ciências Biológicas)
Alexsandra Saraiva (Engenharia Civil e Direito)
11/set 19h às 21h Exibição de Filme e Debate “Era o hotel Cambridge” Debater sobre as ocupações urbanas, o tratamento judicial, policial e estatal dado às questões relacionadas ao tema, e a questão dos imigrantes e refugiados e inserção social marcada pela precarização de Direitos, como o Direito à moradia. Direito Multimídia 1 Giselle Cruz; Andrezza Peixoto (Direito)
12/set
Dia Horário Tipo de Atividade Título Objetivo Cursos Local Professor responsável
12/set 17h às 18h30 Oficina As mulheres na cidade Debater sobre a hostilidade das cidades para as mulheres Toda comunidade acadêmica Sala 2210 Luciana Calado; Giselle Cruz
(Direito)
12/set 18h40 as 20h20 Seminário Práticas esportivas na cidade para os deficientes intelectuais: possibilidades de atuação Refletir sobre o acesso e locais de prática esportiva para deficientes intelectuais na cidade de Belo Horizonte, assim como as possibilidades de realização das mesmas. Educação Física Multimídia 4 Flávia Góes
(Educação Física)
12/set 19h às 21h Debate Cidade e criança Trazer o olhar da arquitetura escolar, do mobiliário infantil e da cidade: a relação dos espaços da cidade e da criança Arquitetura e Urbanismo Multimídia 1 Gabriela Barreto; Mozart Vidigal (Arquitetura e Urbanismo)
13/set
Dia Horário Tipo de Atividade Título Objetivo Cursos Local Professor responsável
13/set 14h às 17h Oficina de Pintura Oficina de pintura com os alunos da Unidade Municipal de Ensino Infantil Capivari Participar da oficina de pintura das maquetes dos móveis desenvolvidos pelos alunos do projeto de extensão “Mobiliário Infantil Interativo” juntamente com crianças da Unidade Municipal de Ensino Infantil Capivari. Somente para alunos do Projeto de Extensão “MOBI” Laboratório de Maquete Gabriela Barreto; Mozart Vidigal (Arquitetura e Urbanismo)
13/set 14h30 às 18h00 Visita Técnica Museu de artes e ofícios: Educação Patrimonial Conhecer o Museu e mostrar a importância da preservação do patrimônio cultural. Arquitetura e Urbanismo Não se aplica Bernardo Capute; Sandra Bontempo (Arquitetura e Urbanismo)
13/set 18h às 19h Book de Cartilha 2ª edição da “Book do Consumidor” Capacitar os interessados sobre as relações consumeristas. Toda comunidade acadêmica Sala 2207 Carine Diniz; Andrezza Paixoto (Direito)
13/set 18h às 20h Palestra e Debate Gestão estratégica para o terceiro setor – caso do Centro Mineiro de Reabilitação Auditiva - CEMEAR. Apresentar os desafios da gestão estratégica aplicadas ao terceiro setor, por meio da apresentação do CASE: O Centro Mineiro de Reabilitação Auditiva – CEMEAR - uma Instituição sem fins lucrativos, atuante na área de (re) habilitação auditiva em Belo Horizonte e região metropolitana. Ciências Contábeis e demais interessados no tema proposto Sala 2209 Silas Fernandes Rocha
David Sales (Administração)
13/set 19h às 20h40 Oficina Os interiores e a cidade Mapear as edificações das ruas da Savassi, das atividades e refletir sobre as relações entre o público e o privado, entre o exterior e o interior, ampliando o olhar dos alunos sobre a cidade e o fazer do designer. CST em Design de Interiores Laboratório de informática 2209 Josana Matedi;
Carla Alessandra Liz (Arquitetura e Urbanismo)
13/set 19h às 21h Mesa redonda Cidade que temos a cidade que queremos Discutir a crise urbana atual e as possibilidades de superação e enfrentamento Toda comunidade acadêmica Multimídia 4 Renato Fontes
Junia Ferrari (Arquitetura e Urbanismo UFMG);
Ednéia Aparecida (Movimento Nacional de luta pela Moradia)
13/set 19h às 22h Mesa Redonda III Workshop Extensão com Vida: Biologia e Pedagogia Izabela Hendrix Discutir sobre as novas tecnologias da educação apresentando experiências de sucesso. Ciências Biológicas e Pedagogia Multimídia 1 Danielle Marciano (Ciências Biológicas); Michele Sá
(Pedagogia)
14/set
Dia Horário Tipo de Atividade Título Objetivo Cursos Local Professor responsável
14/set 14h às 17h Mesa-redonda Passado, presente e futuro da bacia do Velhas Discutir as fragilidades e potencialidades da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas ao longo do tempo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a partir de propostas de intervenções urbanísticas às margens de alguns afluentes. Arquitetura e Urbanismo Multimídia 1 Leandro Souza              (IFMG Santa Luzia);                   Cleidiane Campos (UFMG);                              Maria José Zeferino (Relações Públicas da COMUPRA  e Subcomitê da Bacia do Ribeirão do Onça);   Roseli Correia (Movimento de revitalização do córrego Capão – Venda Nova)
14/set 14h30 às 16h Palestra Inventários e dossiês como instrumentos de preservação do patrimônio cultural Mostrar a importância dos Inventários, as etapas de levantamento de dados e elaboração de dossiês, assim como estudo de casos dos dossiês de casas do bairro Santa Tereza. Arquitetura e Urbanismo Multimídia 4 Bernardo Capute; Sandra Bontempo (Arquitetura e Urbanismo)
14/set 16h às 18h Oficina de montagem de maquetes: Educação patrimonial – museu de artes e ofícios Conhecer o Museu de  Artes e Ofícios e modelo do prédio, mostrando a importância da preservação do patrimônio cultural. Arquitetura e Urbanismo (integral) Atelier 7101 Bernardo Capute; Sandra Bontempo (Arquitetura e Urbanismo)
Sessão l
(alunos do integral)
14/set 18h às 20h Oficina de montagem de maquetes: Educação patrimonial – museu de artes e ofícios Conhecer o Museu de  Artes e Ofícios e modelo do prédio, mostrando a importância da preservação do patrimônio cultural. Arquitetura e Urbanismo (noturno) Atelier 7102 Bernardo Capute; Sandra Bontempo (Arquitetura e Urbanismo)
Sessão l
(alunos do noturno)
14/set 17h30 às 18h30 Oficina Oficina sensorial: a audição, o ruído e as novas tecnologias Sensibilizar quanto à deficiência auditiva, seus impactos sociais e educacionais e apresentar as tecnologias disponíveis para atender esta população, com suas implicações legais e o cenário real de uso de tais recursos. Fonoaudiologia Sala 2208 Luciana Alves; Cristiane Sales (Fonoaudiologia)
14/set 19h às 20h30 Exposição Temática e painel de debate Um olhar crítico sobre as condições de trabalho na cidade que temos Expor, debater e promover uma reflexiva crítica sobre as condições de trabalho em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Administração e toda a comunidade acadêmica Sala de Metodologias Ativas - 2301 Rozeli Dutra;
Leila Vaz (Administração)
14/set 19h às 20h30 Palestra e Mesa redonda Problemas sócioambientais e sua correlação com a saúde pública de Belo Horizonte: levantamento, transformação e superação. Propor uma discussão sobre os principais problemas relacionados com a infraestrutura e educação dos cidadãos de Belo Horizonte que impactam direta ou indiretamente na saúde da população. Biomedicina e demais cursos da Biociências Multimídia 4 Adriana Tristão; Jorge Gomes (Biomedicina)
Rodrigo Cunha (Fisioterapia)
15/set
Dia Horário Tipo de Atividade Título Objetivo Cursos Local Professor responsável
15/set 9h às 11h Pré-Parking Day Ocupação de vagas de veículos na rua da Bahia, próximo ao Izabela Hendrix, com arquiteturas efêmeras, voltadas para o encontro e para o lazer, referenciadas no evento mundial conhecido como Parking Day. Criar estratégias de ocupação da cidade através da construção de espaços efêmeros que proporcionem o encontro entre os sujeitos e a discussão sobre a privatização do espaço público. Arquitetura e Urbanismo Portaria da Rua da Bahia Josana Matedi; Camila Marques (Arquitetura e Urbanismo)
15/set 14h às 17h Mesa redonda Meio-ambiente e desenvolvimento socioespacial Discutir sobre possibilidades de desenvolvimento ambientalmente sustentável da cidade contemporânea e suas implicações socioespaciais. Arquitetura e Urbanismo Multimídia 1 Regina Xavier (Arquitetura e Urbanismo);               Heloisa Costa (Geografia UFMG); Ricardo Andrade (Conselho de Venda Nova das Gerais);                   Sérgio Augusto Domingues                (Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte)
15/set 18h às 19h Atendimento jurídico a toda comunidade acadêmica sobre Direito do Consumidor “Dia D” - Direito do Consumidor Capacitar os interessados sobre as relações consumeristas. Toda comunidade acadêmica NPJURIH Carine Diniz
(Direito)
16/09 a 17/09

Início: 9h (16/09) 

Viagem Viagem à Congonhas, São João Del Rei e Tiradentes Mostrar a importância do patrimônio das cidades Congonhas, São João Del Rei e Tiradentes. Alunos de Arquitetura e Urbanismo que estão trabalhando com Patrimônio (atelier V e arquitetura V) Inscrições diretamente com os professores (Por e-mail ou pessoalmente) Lizandro Franco; Bernardo Capute; Elizabeth Salles; Guilherme Araujo; Sandra Bontempo (Arquitetura e Urbanismo)
Término:
15h (07/09)