Apresentação

Estes princípios apontam para a priorização de uma racionalidade moral-prática e estéticoexpressiva sobre a racionalidade cognitiva-instrumental, ou seja, a humanidade e as ciências devem contribuir com a produção e distribuição dos saberes universitários para a formação do profissional do século XXI. A criação de um programa de disciplinas humanístico-sociais fomenta, motiva e estimula a interdisciplinaridade de conhecimentos para além dos limites postos pela fragmentação dos saberes científicos e a reflexão sobre o imaginário social constituído, apresentando outras formas de abarcarmos a diferença e alteridade. Este núcleo de disciplina reúne professores que se reúnem periodicamente para planejar e promover debates a partir de temas estabelecidos em comum. É papel deste núcleo trazer à comunidade acadêmica a oportunidade de debater questões relacionadas ao ser humano que solicitam destaque num determinado momento, período, ano, etc.
Além dos encontros aluno(a)-professor(a) vinculados à uma disciplina o núcleo promove encontros entre alunos em seminários, palestras e debates. As ementas e bibliografias das disciplinas do Núcleo de Formação Humanística são comum a todos os cursos do Centro Universitário e se instituem a partir da perspectiva de que o que nos caracteriza é a nossa ancestralidade antropológica, a origem humana, o fato de sermos seres humanos é o que nos impele a nos diferenciarmos, produzindo culturas e visões de mundo variadas.
A democratização interna da universidade não se restringe às/aos suas/seus funcionários/as, professores(as) e alunos(as), mas o locus em que a universidade se situa, num primeiro momento, a sociedade em que se origina abarcando os diferentes e variados segmentos sociais, numa proposta de alteridade integral, para diferentes saberes, práticas, credos. Assim, as disciplinas de Formação Humanística pretendem dinamizar os espaços de interlocução entre acadêmicos e comunidade, com os movimentos sociais, com as associações de bairro, com as minorias raciais, étnicas, religiosas e de gênero com os diferentes segmentos da sociedade civil através de uma dinamicidade temática semestral e reordenamento permanente de seus planos de ensino visando as demandas postas pela sociedade brasileira.
Texto retirado do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)