Links Interessantes
Conhecimento coletivo no século XXI
Com o advento das novas tecnologias houve um novo desenho social. O conhecimento que antes ficavam restritos os muros das escolas e universidades podem ser acessados gratuitamente via internet em diferentes ambientes: sites, blogs, redes sociais, redes de vídeo e áudio, etc. Uma prova que a forma como ensinamos e aprendemos está mudando foi a parceria que o Governo Federal firmou junto à Khan Academy. Trata-se de um projeto, desenvolvido pelo norte-americano Salman Khan, que apresenta temas de diferentes áreas em vídeo, com linguagem simples, de fácil entendimento.
De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o foco principal seriam os anos iniciais da educação básica. O professor é fundador da Khan Academy, organização sem fins lucrativos com mais de 3,8 mil videoaulas gratuitas postadas na internet. De acordo com Mercadante, a faixa etária recebe atenção especial do governo com o Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa, acordo formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para garantir a alfabetização até os 8 anos de idade (leia a matéria completa sobre a parceria Governo Federal x Khan Academy).
Plataforma on-line criada pela Universidade de Harvard e pelo MIT (Massachussets Institute of Tecnology) para oferecer cursos livres e gratuitos para milhares de pessoas simultaneamente em todo mundo. Hoje participam do edX mais de 10 universidades, dentre elas UC Berkeley, Georgetown, Wellesley e Texas System. Uma das principais características dos cursos do edX é que eles são ministrados virtualmente pelos mesmos professores que dão os cursos presenciais. Lançado quase ao mesmo tempo que o Coursera, iniciativa semelhante encabeçada por Stanford, o edX ajudou a fortalecer o movimento dos Moocs (Masssive Open Online Courses), que têm mudado os paradigmas da educação superior.