Você está aqui: Página Inicial / Humanidades1 / Conhecimento e Saber / Artigos / Poder, violência e conhecimento

Poder, violência e conhecimento

por Fernando Zancope publicado 13/11/2015 15h04, última modificação 13/11/2015 15h06
Poder, violência e conhecimento
Os meios de comunicação apontam diariamente um aumento dos sintomas de violência e agressividade física ou verbal que atentam contra os direitos individuais e coletivos e que obstaculizam a convivência democrática nos centros escolares. Contudo, a violência não é um fenômeno novo: as sementes e manifestações da violência acompanham a história do ser humano. Antes se reprimiam de forma autoritária na escola e na família, se manifestando na rua. Agora aparece de forma assustadora nas escolas. Em muitos casos, o problema da violência que se manifesta nas escolas fica nas mãos do professor que, sozinho, impotente e sem recursos, tenta fazer o que pode ou, simplesmente, renuncia à sua responsabilidade para sobreviver num meio percebido como hostil e selvagem. Leia o aula completa e um texto de Leonado Boff (foto) nos arquivos abaixo.

Vídeos:
1) Violência que Rola
2) Conhecimento é Poder... Potencial!
3) Reportagem sobre estupro - Fantástico
4) Reportagem sobre estupro - Fantástico