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Plano de Ensino

por Fernando Zancope publicado 12/11/2015 17h36, última modificação 25/05/2018 14h44
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Curso: Todos os cursos
Disciplina: Conhecimento e saber Semestre/Ano: 2º semestre de 2015
Docente: Aguarde informações Período do curso:
Módulo de Formação Humanística Disciplina Semipresencial
Carga horária total: 40 h/a Carga horária semanal: 2 h/a
Atividades teóricas: 34 h/a Atividades práticas: 6 h/a

Ementa

O papel da formação humanística na epistemologia contemporânea. A busca do conhecimento como processo de humanização das relações sociais e pessoais. A ciência como interpretação do conhecimento cotidiano nas dimensões psíquica, física, social e espiritual. O ser humano, a sociedade e o meio ambiente como objetos do conhecimento. A dimensão ética da ciência e a questão do sentido da vida. A crise dos paradigmas epistemológicos modernos e a irrupção de novas sensibilidades. A suspeita e a inquietação como ferramentas para o processo de aprendizado.

Objetivos Gerais

Desenvolver as capacidades de análise e compreensão do estudante, ampliando as condições de apreensão do conhecimento concernentes às questões sociais, pessoais e acadêmicas. Estimular uma maior intervenção da área de conhecimento em benefício da sociedade, abordando os conteúdos de modo que a formação acadêmica se dê em proveito de um exercício profissional consciente e participativo.

Objetivos Específicos

Colocar o estudante em contato com as teorias do conhecimento, especialmente aquelas que consideram o sujeito, o lugar e a forma do conhecer. Capacitar o\a estudante para uma participação efetiva no ambiente social diverso de maneira critica. Abordar o conhecimento a partir de um recorte do fazer, com identificação de novos lugares e novos sujeitos do conhecimento.

Metodologia de ensino

  • 15 aulas em formato virtual
  • 2 aulas com eventos culturais/artísticos.
  • 3 aulas presenciais – Seminário atualidades e prova intermediária, prova final.

TOTAL: 20 aulas geminadas totalizando uma carga horária de 40 horas aulas de 60 minutos.

Critérios de Avaliação

  • 3 pontos – prova intermediária
  • 3 pontos – prova final
  • 4 pontos – exercícios virtuais e evento artístico.

Para aprovação são necessários 6 pontos, com 75% de presença.

Cada entrega de atividade conta como presenças. O limite são 10 faltas (cada aula on-line corresponde a duas presenças, que é computada após o envio correto da atividade proposta que pode ser para uma aula ou por módulo, se for por módulo à atividade informa o número de presenças que serão computadas para aquela atividade ).

Atenção: exercícios entregues fora do prazo serão automaticamente zerados.

Três Aulas presenciais
Aula on-line virtual
Atividades on-line
Atividade especial on line e presencial

Conteúdo programático

Módulo I – A infraestrutura do conhecimento – como e para quê saber?

  • Aula 1 – 03 a 24.08 - Capacitação Tecnológica – presencial e on-line (duas presenças).
  • Aula 2 – 10.08 - O conhecimento na era virtual
  • Aula 3 – 29.08 – sábado: 1º. Encontro Presencial. Apresentação da disciplina conteúdo: O que é conhecimento e saber?
  • Aula 4 – 17.08 - A dimensão ética do conhecimento.
  • Aula 5 – 24.08 - Sujeitos e lugares do conhecimento.
  • Aula 6 – 31.08 – Atividade De módulo 1 – (0.7 pontos e oito presenças).


Módulo II – A microestrutura do conhecimento: quem é o sujeito do Saber?

  • Aula 7 – 08.09 - A crise dos paradigmas e a irrupção de novas sensibilidades
  • Aula 8 – 14.09 - Saber cotidiano – casa e a rua como lugares do conhecimento
  • Aula 9 – 21.09 - O conhecimento nas relações humanas
  • Aula 10 – 28.09 - Atividade do módulo 2: (0.6)
  • Aula 11 – 03.10 – 2º. Encontro presencial: Sábado - Prova Presencial: módulos I e II (3.0) (duas presenças).


Módulo III – A macroestrutura do conhecimento: quando e onde está o Saber?

  • Aula 12 – 12.10 – Atividade cultural - (1.0) (duas presenças).
  • Aula 13 – 19.10 - Suspeita e inquietação como técnicas do saber
  • Aula 14 – 26.10 - Poder, violência e conhecimento.
  • Aula 15 – 03.11 - Atividade do módulo 3- (0.5)


Módulo IV – A superestrutura do conhecimento: qual é o sentido do Saber?

  • Aula 16 – 09.11 – Técnica e tecnologia do conhecimento
  • Aula 17 – 16.11 - O sentido espiritual do conhecimento
  • Aula 18 – 16.11 – Atividade de módulo 4 - (0.7)
  • Aula 19 – 17.11 - Pesquisa Acadêmica - (0.5)
  • Aula 20 – 21.11 – 3º. Encontro presencial – Sábado: Prova Final presencial 2: módulos III e IV (3.0) - (duas presenças).
    25.11 – Segunda chamada para as duas provas presenciais para os alunos que perderam.
    02.12 – Exame suplementar


Bibliografia

- Bibliografia básica:

ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 4ª Ed. São Paulo : Brasiliense, 1983.
GEBARA, Ivone. Teologia Ecofeminista: ensaio para repensar o conhecimento e a religião. São Paulo : Olho D’água, 1997.
MADURO, Otto. Mapas para a festa: Reflexões latino-americanas sobre a crise e o conhecimento. Petrópolis : Vozes, 1994.

- Bibliografia complementar:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3ª ed. São Paulo : Paz e Terra, 1994.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte : UFMG, 2001.

- Bibliografia suplementar:

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 8ª Ed. Petrópolis : Vozes, 2002.
CARRUTHERS, Mary. Machina memorialis. Paris : Gallimard, 2002
CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo : Martins, 2005.
CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano: artes de fazer. 2ª ed. Petrópolis, vozes, 1996.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13ª Ed. São Paulo : Ática, 2008.
DAMATTA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. São Paulo : Brasiliense, 1985.
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro : Rocco, 2001.
FRANKL, Vitor. Sede de sentido. 3ª Ed. São Paulo : Quadrante, 2003.
GALEANO, Eduardo. De pernas para o ar: a escola do mundo às avessas.
GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis : Vozes, 1997.
GUIMARÃES ROSA, João. A terceira margem do rio. In: GUIMARÃES ROSA, João. Primeiras Estórias. 18. ed. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1985. p. 32-37.
GUIMARÃES ROSA, João. Grande Sertão: veredas. 35. ed. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1988.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 21ª Ed. Rio de Janeiro : Zahar, 2007.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis : Vozes, 1998.
MAROT, Sébastien. Suburbanismo y el arte de la memoria. Barcelona: Gustavo Gili, 2006.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4ª Ed. São Paulo : HUCITEC-ABRASCO, 1996.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a Reforma; reformar o Pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
OTTO, Rudolf. O sagrado: os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. São Leopoldo, Petrópolis : Sinodal, EST, Vozes, 2007.
PEREC, Georges. Especies de espacios. 4ª. ed. Paris : Montesinos, 2004.
PRADO, Adélia. Bagagem. 19ª Ed. Rio de Janeiro : Record, 2002.
RANCIÉRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo : editora 34, 2005.
RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades: um novo curso na USP. São Paulo : EDUSP, 2005.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo : Companhia das Letras, 2004.