Você está aqui: Página Inicial / Humanidades1 / Meio Ambiente e Consciência Planetaria / Artigos / A ameaça do aquecimento global

A ameaça do aquecimento global

por Fernando Zancope publicado 13/11/2015 16h59, última modificação 13/11/2015 17h00

Na década passada o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e prêmio Nobel da Paz em 2007 Al Gore alertava que o nível do mal poderia subir por acima dos seis metros em um futuro próximo. Esta previsão foi criticada por muitos como exagerada, mas a realidade parece lhe estar dando a razão. 


Nesta aula vamos conhecer os últimos dados científicos divulgados pela NASA que confirmam as consequências previstas do efeito estufa provocado pela emissão de gases descontrolada nos países desenvolvidos e o aquecimento global consequente. Evidentemente, o melhor conhecimento do problema e suas variáveis (ainda pouco estudadas), nos permite encontrar caminhos de solução, mas é insuficiente. É necessária uma vontade política coletiva e individual que permita encarar a questão como um problema ético, provocado pela ação do ser humano e que ameaça seriamente a vida do planeta Terra. 

Ajudar a formar essa consciência crítica, assim como suscitar discussões e debates que nos levem a buscar soluções e tomar atitudes responsáveis como profissionais e cidadãos são os objetivos de esta aula. Para isso solicitamos que leia o material postado em pdf na aba materiais com o título “O aquecimento global” e que assista ao filme: Uma Verdade Inconveniente - An Inconvenient Truth (2006).

Boa aula.


Conteúdo relacionado
Arquivo PDF documentAQUECIMENTO-GLOBAL.pdf