Você está aqui: Página Inicial / Humanidades1 / Meio Ambiente e Consciência Planetaria / Plano de Ensino MACP

Plano de Ensino MACP

por Fernando Zancope publicado 13/11/2015 15h57, última modificação 13/11/2015 15h57
Curso: HUMANIDADES
Disciplina: Meio Ambiente e Consciência Planetária Semestre/Ano: 2º semestre de 2015
Professor: Cecília Oliveira e Manuel Alfonso Díaz Muñoz Período do curso:
Núcleo de Formação Humanística Disciplina em EAD - Semipresencial
Carga horária total: 40 h/a Carga horária semanal: 2 h/a
Atividades teóricas: 32 h/a Atividades práticas: 8 h/a

Ementa

A consciência planetária como paradigma civilizatório. Estudo da crise planetária em suas dimensões ecológicas ambiental, social e mental. Sociobiodiversidade, multiculturalismo e sustentabilidade: a dimensão ética e política da consciência planetária. Relações humanas e a apropriação do espaço. Os desafios de viver (n)a cidade e o uso dos recursos naturais: a dimensão socioeconômica da consciência planetária. Salvação, natureza e criação: a dimensão transcendente da consciência planetária.

Objetivos da Disciplina

Geral

Buscar com o aluno/a, desde a sua área específica de conhecimento e em diálogo com as outras, novos paradigmas científicos e éticos na construção de uma nova consciência planetária.

Específicos

Construir um espaço de conhecimento significativo e interdisciplinar que incorpore as dimensões de diálogo, arte, criação, espiritualidade e comunhão da vida.

Incentivar a pesquisa sobre os efeitos da crise ambiental no planeta buscando a recuperação do humano e sua relação com a criação.

Fornecer instrumentos para a análise individual e social a partir de uma visão crítica da realidade, visando desenvolver no/a aluno/a uma consciência ambiental e a capacidade de intervir nela como agente transformador.

Metodologia de trabalho

  • 3 aulas presenciais: seminário e duas provas.
  • 13 aulas em formato EAD
  • 3 aulas com atividades de módulo.
  • 1 aulas com atividade artística.

Critérios de Avaliação

  • 4 pontos: 4 atividades (3 de módulo e 1 artística) valendo 1 ponto cada.
  • 3 pontos: Prova intermediária presencial
  • 3 pontos: Prova final presencial.

Para aprovação são necessários 6 pontos e 75% de presença – máximo 10 faltas – 5 aulas.

Programa da Disciplina

MÓDULO 1: VER - O mundo e a cultura

Aula 1 – 04/08 - Apresentação da disciplina.
Aula 2 – 10/08 - Consciência planetária em um mundo digital
Aula 3 – 17/08 - Sustentabilidade: multiculturalismo e sociodiversidade.
Aula 4 – 24/08 – A ameaça do aquecimento global.
Aula 5 – 31/08 - ATIVIDADE do módulo.

MÓDULO 2: JULGAR - A cidade e a economia

Aula 6 – 08/09 - Modelos econômicos e crise ambiental – o Brasil e a América Latina.
Aula 7 – 14/09 – O veneno está na mesa – modelo alimentação, agricultura e saúde no Brasil.
Aula 8 – 21/09 - Cidade e mobilidade Urbana – a região metropolitana de BH.
Aula 9 – 28/09 - ATIVIDADE do módulo.
Aula 10 – 03/10 - PROVA PRESENCIAL.

MÓDULO 3: AGIR - A educação e transformação

Aula 11 – 05/10 - A articulação de novos atores no discurso ambientalista.
Aula 12 – 12/10 - ATIVIDADE: Arte Ambiental.
Aula 13 – 19/10 - A questão ambiental nas áreas de saber.
Aula 14 – 26/10 - A questão ambiental nas práticas de ensino.
Aula 15 – 03/11 - ATIVIDADE do módulo.

MÓDULO 4: CELEBRAR - A consciência e a festa

Aula 16 – 07/11 - AULA PRESENCIAL ATUALIDADES
Aula 17 – 09/11 - Poderemos viver juntos? Éticas e filosofias da convivência ambiental.
Aula 18 – 16/11 - Natureza e criação: um caminho eco-teológico para salvar o planeta.
Aula 19 – 23/11 – Bem-estar, salvação, saúde: a festa do cuidado da vida.
Aula 19 – 28/11 - PROVA PRESENCIAL FINAL.
05/12/2015 – EXAME SUPLEMENTAR.

Bibliografia

Bibliografia básica:

BOFF, Leonardo. Saber cuidar. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
DI CIOMMO, Regina C. Ecofeminismo e educação ambiental. Uberaba, São Paulo: Editora da Universidade de Uberaba, Conesul, 1999.
SOCZKA, Luis (Org.) Contextos humanos e Psicologia Ambiental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.

Bibliografia complementar:

ASSMANN, Hugo e MO SUNG, Jung. Competência e sensibilidade solidária. Educar para a esperança. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
GIDDENS. Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
GLEISER, Marcelo. A dança do universo: dos mitos de criação ao Big-Bang. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
KÜNG, Hans. Projeto de ética mundial. Uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. 3. ed. São Paulo, Paulinas, 1991.
TUBILLA RAYO, José. Educação em Direitos Humanos. Rumo a uma perspectiva global. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Bibliografia suplementar:

CAUQUELIN, Anne. A invenção da Paisagem. 1ª ed. Martins Fontes, São Paulo, 2007.
MATILSKY, Barbara. Fragile Ecologies. New York: Rizzoli, 1992.
TOURAINE, Alan. Iguais e diferentes: poderemos viver juntos? Lisboa : Instituto Piaget, 1998.
VÁSQUEZ Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999
VIGIL, José M.; TOMITA, Luiza E.; BARROS, Marcelo (Orgs.). Teologia Pluralista Libertadora Intercontinental. São Paulo: Paulinas: 2008.