Você está aqui: Página Inicial / Humanidades1 / Meio Ambiente e Consciência Planetaria / Artigos / Consciência Planetária em um mundo digital

Consciência Planetária em um mundo digital

por Fernando Zancope publicado 13/11/2015 16h47, última modificação 13/11/2015 16h49
Consciência Planetária em um mundo digital
tecnologia cada vez mais ágil transformou a sociedade. Nas aulas de Humanidades somos testumunhas desse fato. Na transição do século XX para o século XXI, especificamente, a internet tornou-se onipresente. Seja nos escritórios, nas residências ou nos aparelhos móveis, a rede mundial de comunicação é usada para assimilar conhecimento, acessar informações cotidianas e, obviamente, entrar em redes sociais e e-mails para saber o que está acontecendo com as pessoas do nosso ciclo de amizade. A liberdade de expressão nunca esteve tão acessível como no século XXI. Basta ter um computador conectado à internet para fazer parte de uma rede social de âmbito mundial. Quem tem uma conta no Facebook ou Twitter, por exemplo, pode trocar mensagens instantâneas com amigos, conhecidos ou conhecidos dos amigos em tempo real. 


Esta aula propõe-se a ser uma ferramenta facilitadora do processo reflexivo sobre o usufruto do mundo digitalizado como meio para busca do entretenimento, para ampliação do conhecimento e da consciência planetária. Teremos a oportunidade de refletir sobre este fenômeno filho da globalização tecnológica e que tanta influência tem sobre nossas vidas. Para isso vocês deverão ler o texto em PDF “Consciência digital” postado na aba material ; e as leis também publicadas na aba material , que tratam de temas como neutralidade da rede, privacidade e retenção de dados . O Marco Civil da Internet (oficialmente chamado de Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014) é a lei que regula o uso da Internet no Brasil, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado e deve ser acessada aqui:

E vejam também dicas para usar adequadamente as redes sociais: clique aqui


Vídeos:
1) 10 novas tecnologias emergentes

2) Tecnologia - Os Computadores do Futuro
Conteúdo relacionado
Arquivo PDF documentConsciencia_Digital.pdf