Você está aqui: Página Inicial / Museu / Documentos

Documentos

por kesia.ventura — publicado 16/11/2015 11h59, última modificação 04/04/2016 15h21

Revista marca centenário do Izabela Hendrix
Documento histórico foi o primeiro passo em direção à criação do Museu

O ano era 2004. Depois de muita expectativa e um exaustivo trabalho de recuperação documental, foi lançado o livro "Izabela Hendrix: Cem anos". A obra marca o centenário do colégio mais antigo de Belo Horizonte. De acordo com o diretor da época, Ulysses de Oliveira Panisset, foi desenvolvida por ex-alunos(as): Magda Soares e Maria Casasanta Peixoto (coordenadoras do projeto) e Zeca Campos (artista e diagramador). "A obra aqui apresentada sintetiza, com inteligência, criatividade e arte, a gloriosa evolução, no tempo, de uma heróica saga, construída de muitos e ricos episódios", escreveu Ulysses Panisset.

O livro conta com várias seções. Primeira apresenta um histórico da Educação Metodista no Brasil. As primeiras reflexões para a criação das instituições aconteceram no período em que o Brasil fazia a transição da Monarquia para a República. O novo movimento, considerado libertário, abriu as portas para a criação de escolas inovadoras. Coube, então, à Igreja Metodista Episcopal (Methodist Episcopal Church) a iniciativa de criar o "Protestantismo de Missão" no Brasil. Missão esta que não se restringiu aos aspectos religiosos, estendendo seus laços juntos às áreas da educação e sociais.

O livro também apresenta imagens e depoimentos de ex-alunos(as) e ex-diretores(as) do Izabela Hendrix. Conta ainda a trajetória dos 100 anos de Educação Metodista em Minas Gerais e muito mais!

CLIQUE AQUI para fazer o download versão PDF da revista 100 anos Izabela Hendrix.

 

Hino do Izabela Hendrix
Nesta página você encontra a letra do Hino do Izabela, bem como uma criação em vídeo.

 

Fazendinha ganha sala de pesquisa

Sede do Izabela Hendrix, em Sabará, recebe um ambiente físico histórico aberto ao público

A recuperação histórica também culminou na criação de uma sala de pesquisa na unidade Fazendinha, localizada no distrito de Roça Grande, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. O local conta com um acervo com documentos, fotos históricas e notícias sobre a instituição. "O espaço pode ser usado para pesquisas individuais ou em grupos", informou Marco Fortes.

 

 

 

 

 

Bíblia Metodista
Em comemoração ao centenário do Instituto Metodista Izabela Hendrix foi organizada uma edição especial da Bíblia.

Das cinco crianças que freqüentavam, em 1904, as primeiras aulas do “Colégio Izabela Hendrix”, na casa alugada da Praça da Estação, até os dias atuais em que se comemora o centenário da instituição, um longo e frutuoso caminho percorrido: aquelas cinco vão se transformando em cinco mil! Mas o crescimento não deixou que se perdesse a visão de Martha Watts, naqueles primeiros dias: continua sendo buscado o ideal de “formar bons brasileiros”, aptos a servir na construção de uma sociedade melhor, mais justa, mais voltada para o próximo. Para a glória de Deus.