Você está aqui: Página Inicial / Museu / Especial / Faculdade de Teologia

Faculdade de Teologia

História da Faculdade de Teologia
Teologia metodista em três séculos de história no Brasil


Tudo começou no século dezenove. Em 1889, alguns jovens, internos na residência de J. M. Lande, em Juiz de Fora, Minas Gerais, iniciavam seu preparo para a pregação. Um ano mais tarde, o Seminário d'O Granbery nascia, sendo reconhecido como Faculdade de Teologia algum tempo depois. No sul do país, no Porto Alegre College, uma escola bíblica passou a ser Faculdade de Teologia, que, em 1937, iria transferir-se para a cidade de Passo Fundo/RS.
O 3º Concílio Geral da Igreja Metodista (fevereiro de 1938), aprovou a união das duas instituições, formando uma única Faculdade de Teologia, cuja sede deveria ser em São Paulo. Entre 1940 e 1942, a Faculdade instalou-se no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. Em junho de 1942, foi transferida para o local que ocupa até hoje.
Na década de 1950, a igreja nacional engajou-se em ampla campanha financeira com o fim de construir novos prédios. Para aliviar a igreja dos custos de manutenção, a Faculdade propôs a criação do Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS), em 1970. Em 1997 a instituição foi transformada em Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).