Você está aqui: Página Inicial / Museu / Especial / Martha Watts

Martha Watts

por Kesia Ventura publicado 16/11/2015 10h15, última modificação 16/11/2015 12h12

Martha Watts: uma vida em prol da educação

Missionária que nasceu nos Estados Unidos ajudou a fundar quatro escolas metodistas no Brasil, uma delas é o Izabela Hendrix


O Instituto Metodista Izabela Hendrix teve como fundadora a educadora Martha Watts. Assim como era comum na educação metodista no Brasil do final do século XIX e início do XX, ela era uma missionária estrangeira que nasceu no dia 13 de fevereiro de 1845 em Kentucky, nos Estados Unidos.

Ela embarcou para o Brasil em março de 1881, tendo como primeiro destino a cidade de Piracicaba (São Paulo). Já no Brasil, ela foi recebida por líderes como Manoel e Prudente de Morais (este se tornaria presidente) que comemoravam a chegada de uma metodista que traria uma educação inovadora, ao contrário da educação ultrapassada das escolas brasileiras daquela época. Martha fundou a primeira escola metodista no Brasil em 1881: o Colégio Piracicabano. Depois de passar por colégios em Porto Alegre e Juiz de Fora, Martha finalizou sua obra em terras estrangeiras ao criar o Izabela Hendrix, em Belo Horizonte.

A inovação apresentada pela educadora foi tão impactante, que o então governador de São Paulo, Prudente de Morais, implementou reformas educacionais no estado baseadas nos "métodos modernos e humanizantes" desenvolvidos pelo Colégio Piracicabano. Este é visto até os dias atuais como uma "célula-mãe" da instrução paulista.

Vídeo com algumas etapas da criação do busto de Martha Watts, que se destaca na entrada principal (rua da Bahia) do campus Liberdade.

Conteúdo relacionado
Imagens