Você está aqui: Página Inicial / Administração / Extensão

Extensão

Agência Oriente

As atividades de extensão são concebidas pelo curso de Administração como um processo acadêmico indispensável para a formação do aluno e para o intercâmbio da universidade com a sociedade.

 As ações de extensão visam, especialmente, compartilhar o conhecimento, acumulado na academia, com toda sociedade como forma de colaboração por uma sociedade mais justa, inclusiva e menos desigual a partir da:

 I – constituição de um espaço de interação permanente entre docentes, discentes, funcionários e setores da sociedade: poder público, setor empresarial e sociedade civil;

 II – contribuição para a formação de profissionais-cidadãos capacitados para responder, antecipar e criar respostas aos problemas, conflitos, tensões e contradições da sociedade;

 III – aprendizagem recíproca entre alunos, professores, funcionários e sociedade, ocorrendo em diferentes espaços e momentos, dentro e fora do Centro Universitário.

AGÊNCIA ORIENTE

A Agência Oriente integra o curso de Administração do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, sendo responsável pelas atividades de extensão que visa à prestação de serviços de orientação empresarial gratuita a comunidade interna e externa, com a participação de docentes e discentes. Por meio da educação, estimula os alunos a atuarem de forma empreendedora, contribuindo para o seu desenvolvimento e o da cidade em que vivem. Oferece orientação e capacitação empresarial especializada nas diversas áreas da administração, tendo como público-alvo:  micro e pequenos negócios; empreendedores individuais (formais ou informais), como também, orientação aos futuros empreendedores.

As atividades relativas às Vivências Empresariais, atividade prática desenvolvida pelos alunos durante o curso, também recebe apoio da Agência Oriente nas seguintes áreas do conhecimento: Gestão de Vendas e Relacionamento, Estrutura e Processos Organizacionais, Qualidade e Produtividade nas Organizações, Gestão de Pessoas e Equipes, Planejamento Estratégico, Consultoria Empresarial, Mercado, Carreira e Negócios e Comportamento Empreendedor.

Além dessas atividades, a Agência Oriente ainda oferece programa Coaching para Lideranças Comunitárias; cursos sobre Consumo Consciente; Sustentabilidade; Etiqueta Corporativa; Atendimento ao Cliente; Técnicas de Negociação e desenvolve o projeto de Empregabilidade e Carreira (Elaboração de Currículo, preparação para entrevista e dinâmica de grupo) aos alunos de todos os cursos do CEUNIH e público externo.

A Agência Oriente conta com uma equipe de profissionais com vasta experiência de mercado e é composta por professores do Curso de Administração do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix que contam com o apoio de estagiários do Curso de Administração que realizam suas atividades de acordo com demandas em espaços específicos e através de atendimentos on line (oriente@izabelahendrix.edu.br).

A Agência Oriente oferece:

  • Programa Empregabilidade e Carreira (Elaboração de Currículo, preparação para entrevista e dinâmica de grupo).
  • Programa Coaching para comunidade acadêmica e empresarial.
  • Palestra para comunidade sobre os seguintes temas:

      Etiqueta corporativa; Atendimento ao cliente; Educação Financeira; Técnicas de Negociação.

  • Visita a Projetos Sociais.

 

Conexão Empresarial

Desde o mês de março de 2017, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix mantém uma nova iniciativa para levar o conhecimento produzido pela instituição à população da cidade. Trata-se do projeto de extensão Conexão Empresarial, que proporciona orientação sobre negócios para pequenos empreendedores locais.

O objetivo do projeto é contribuir com microempreendedores individuais (MEIs), organizações não-governamentais (ONGs), artesãos associados da Central Mãos de Minas e outras pequenas iniciativas empreendedoras. Para isso, o Conexão Empresarial promove formações voltadas ao autodesenvolvimento sustentável por meio da prestação de serviços de orientação.

Vinculado aos cursos de Administração e Engenharia de Produção, o projeto oferece orientação presencial ou a distância nas áreas de administração, marketing, vendas, produção, finanças, contabilidade, gestão ambiental, além do desenvolvimento de planos de negócios e estudos de viabilidade. O conteúdo oferecido busca integrar os eixos pedagógicos relacionados a empreendedorismo e inovação, gestão e liderança e responsabilidade social e formação cidadã.

A coordenação do Conexão Empresarial é feita por meio da agência Oriente, que atua para alinhar a iniciativa aos objetivos e diretrizes dos cursos de graduação envolvidos de forma transdisciplinar e às melhores práticas de extensão. “As atividades do projeto são desenvolvidas por alunos, sob a coordenação dos professores, e visam articular o ensino e a pesquisa com as demandas da sociedade, além de buscar o compromisso da comunidade universitária com os interesses e necessidades da sociedade organizada”, conta professora Leila Vaz da Silva, professora responsável pelo Conexão Empresarial.

A docente acredita que a contribuição social tem sido um dos fatores de maior destaque do projeto desde o seu início, uma vez que a proposta é realizar o atendimento aos pequenos empresários e estimular o fortalecimento de habilidades e competências. “O Conexão Empresarial favorece a reformulação do conceito de sala de aula, que deixa de ser o lugar privilegiado para o ato de aprender e passa e ter uma estrutura ágil e dinâmica, caracterizada pela interação recíproca de professores, alunos e sociedade em qualquer espaço e momento, dentro e fora dos muros da universidade”, explica Leila Vaz da Silva.

Atualmente, este projeto de extensão chama-se Impacta Izabela.

Assista ao vídeo e saiba mais: