Você está aqui: Página Inicial / Biomedicina / Corpo Docente

Corpo Docente

por Thiago Tamošauskas publicado 28/10/2015 10h53, última modificação 26/07/2021 14h33

Adriana Rodrigues Tristão 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), pós graduação em Docência no Ensino Superior e Gestão Educacional pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2017), e mestrado em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professora do Núcleo de Biociências do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Morfologia e Patologia Geral.
Currículo Lattes 

Eralda Luiza Conceitino Slomp

PhD e Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG em parceria com o Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células Tronco da Universidade de São Paulo-USP (2016 e 2011).Possui graduação em Biomedicina pela Universidade José do Rosário Vellano (2006). Atualmente é pós doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Sócia e fundadora da empresa eGene Consultoria e da empresa Orientação Genética, atua como assessora técnica e científica em genética, biologia molecular, citogenética, citogenômica e medicina de precisão. Docente do curso de biomedicina do Centro Universitário UNA-MG e do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Atuou como Assessora Científica em Genética Molecular Humana e Medicina de Precisão do Instituto Hermes Pardini, tendo ocupado anteriormente, nesta mesma empresa, o cargo de Especialista Laboratorial Pleno em genética molecular no diagnóstico de doenças de alta complexidade, desenvolvimento e padronização de novos exames e como responsável pelo controle de qualidade das doenças genéticas (2012 a 2018). É membro ativo do Grupo de Doenças Neuromusculares e Neurogenéticas da UFMG (desde 2007), tendo atuado como Biomédica Especialista responsável pelo Laboratório de Investigação em Doenças Neuromusculares e Neurogenéticas da Faculdade de Medicina da UFMG (2007 a 2016). Atua na área da docência em nível técnico e universitário desde 2007. Possui experiência na área de genética molecular humana, pesquisa e desenvolvimento de exames genéticos moleculares, além de dominar conhecimentos técnico e científico referentes a análises histopatológicas, histoquímicas e imunohistoquímicas.
Currículo Lattes

Fabiana Alves

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2008), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é estagiária Pós-Doutoral em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) na Universidade Federal de Minas Gerais e professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana e da Infórium Faculdade de Tecnologia. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia celular e Genômica, Fisiologia Cardiovascular e Nanobiotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sry, microRNAs, siRNAs, hipertensão e sistema renina-angiotensina.
Currículo Lattes

José Aparecido de Oliveira

Assessor de Pesquisa, Extensão Universitária e Pós-Graduação, Assessor de Relações Internacionais e Coordenador dos Grupos de Pesquisa junto ao CNPq do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor-autor do Programa de Educação a Distância. Professor de Filosofia do Direito, Antropologia e Sociologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e de Antropologia, Filosofia e Metodologia da Faculdade Arnaldo Janssen. Professor de Neuromarketing e Comportamento Consumidor da pós-graduação do IESLA. Possui Mestrado (2006) e Doutorado (2014) em Ciências da Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialização em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2008). Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2002), graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Consultor em Editoração Científica (OJS System). Avaliador de Cursos de Graduação do INEP. Líder do Grupo de Pesquisa Specularis: Subjetividades, poder, corpo, consumo e identidade: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9790302846738024 - Professor-autor de EAD.
Currículo Lattes

Kátia Duarte Vital

Possui graduação em Biomedicina (FUNCESI - 2012), pós-graduação em ressonância magnética e tomografia computadorizada em saúde (CESC - 2015), mestrado em tecnologia das radiações, minerais e materiais (CDTN - 2018), doutorado em andamento no departamento de ciências farmacêuticas na faculdade de farmácia da UFMG (2019). Tem experiência em diagnóstico por imagem (tomografia computadorizada, radiofarmácia e medicina nuclear), patologia clínica e bioquímica clínica. Atua também como docente no ensino superior e técnico e como pesquisadora no reposicionamento farmacológico e manejo de doenças inflamatórias intestinais
Currículo Lattes 

Letícia da Conceição Braga  

Bióloga, Doutora em Medicina (ênfase em Ciências da Saúde) pela UNESP/Faculdade de Medicina de Botucatu e mestre em Genética pela UFMG. Pós-Doutora em Saúde da Mulher, área de concentração patologia ginecológica pela Faculdade de Medicina da UFMG e ensaios pré-clínicos in vitro pela Fundação Ezequiel Dias. Atualmente, é pesquisadora visitante do Serviço de Biologia Celular da Funed, cofundadorae CEO da Startup OncoTag e docente do Centro Universitário UNA e Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Genética molecular humana, oncologia de precisão e transcriptomica.
Currículo Lattes

Lindiane Lopes Ferreira

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade FUMEC (2008), Especialista em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e Mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET- MG (2014). Pertence ao grupo de pesquisa do CEFET- MG. Atualmente é professor assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, disciplinas ministradas: Gestão Laboratorial - Formação de Gestores para o mercado de trabalho; Microbiologia Clínica; Microbiologia geral; Orientação de Estágio; Urinálise; Técnicas de Coleta; Resíduos de Serviço de Saúde; Bioética;Orientações de TCC e Bancas; Introdução a Biomedicina. Nos cursos de Pós-graduação em Microbiologia - disciplina: Introdução a Biologia de Microrganismos; Pesquisa; Prevenção e controle de doenças infecciosas- Antibióticos e Pós-graduação em Gestão da Qualidade Laboratorial: disciplina: Teste Laboratorial Remoto. 
Currículo Lattes

Marta Lamounier Moura Vargas Corgozinho

Biomédica Analista Clínica. Professora de Análises Clínicas (Nível Técnico e Superior). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-2019). Mestre em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2019). Especialista MBA Auditoria em Saúde e Gestão da Qualidade pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (2018). Especialista em Fisiologia Humana pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Minas (2016) e Especialista em Fisiologia do Exercício: prescrição do exercício pela Universidade Estácio de Sá (2016). Bacharel em Biomedicina pela Fundação Mineira de Educação e Cultura - Universidade FUMEC (2014). Tem experiência na área de docência das disciplinas de análises clínicas, com ênfase em biologia molecular, hematologia, imunologia, bioquímica clínica e parasitologia. Analista clínica no enfrentamento da COVID-19. 
Currículo Lattes

Miriam de Oliveira Alves Ribeiro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) (1998). Mestre em Educação Cultura e Organizações Sociais - linha de pesquisa: Saúde Coletiva. Atualmente é Coordenadora do curso de Enfermagem e professora dos cursos de enfermagem, Biomedicina e Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Isabela Hendrix.
Currículo Lattes

Nayara Soares Sena Aquino

Biomédica, participou de pesquisas no Laboratório de Endocrinologia e Metabolismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Centro de Pesquisas Renê Rachou da FIOCRUZ-MG. Possui Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Ciências Fisiológicas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG, com parte de seu doutorado realizado no Centre for Neuroendocrinology da UniversityofOtago na Nova Zelândia . Possui experiência em docência por ministrar aulas em diversos cursos de graduação da UFMG (como Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Enfermagem e Odontologia) e no ensino básico (em turmas de sexto ao nono ano do ensino fundamental). Atualmente é professora substituta do departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Minas Gerais e professora da Biomedicina do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Desenvolve pesquisas na área de Neuroendocrinologia da Reprodução com ênfase no controle da secreção de prolactina e quadros de infertilidade.
Currículo Lattes

Rafaela de Oliveira Silva

Biomédica mestre em Patologia e habilitada em Análises Clínicas, com experiência profissional no setor de Análises Clínicas, Gestão em saúde, análises em método pelo método de citometria de Fluxo. Atualmente atua como docente em disciplinas Clínicas no curso de Biomedicina e disciplinas básicas em curso de graduação em saúde. É Coordenadora do curso Biomedicina e supervisora do Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário Metodista izabela Hendrix. Possui experiências na carreira acadêmica em pesquisa em Imunopatologia, Inquérito epidemiológico e em gestão em saúde e laboratorial. Possui certificado para auditoria interna laboratorial no programa de acreditação PALC (Programa de Acreditação em laboratório Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia e Medicina Laboratorial.
Currículo Lattes

Rodrigo Gontijo Cunha 

Doutor em Neurociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba, com bolsa CAPES (2007). Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Uberaba (2004). Especialização em Medicina Chinesa - Acupuntura (2004). Professor no Instituto Metodista Izabela Hendrix. Professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Belo Horizonte. Professor do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Segurança do Trabalho Faculdade Pitágoras. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Atua na área de Engenharia Biomédica nos projetos com amputação, esporte adaptado, biomecânica e prática mental no amputado. Pesquisador visitante do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFMG - Grupo de Pesquisa em Engenharia Biomédica (LEB).
Currículo Lattes

Rodrigo Itaboray Frade

É Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG), Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (CEPEMG), Especialista em Ensino de Astronomia (UFOP), Licenciado em Física (UFMG) e em Pedagogia (UNIUBE). Atualmente é Avaliador do BASIs (MEC/Inep), Editor Gerente do periódico Formação@Docente (ISSN 2237-0587), presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e professor de Tempo Integral do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH), lecionando disciplinas nas áreas de Educação, Física Aplicada e Matemática Aplicada. Na educação básica, tem experiência em Ensino de Física e Ciências. No ensino superior, tem lecionado disciplinas e desenvolvido pesquisas sobre o Ensino de Física e Ciências, assim como aplicação da Física e de Métodos Matemáticos e Científicos nos diferentes campos das Biociências. Microbiologia de Alimentos e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade e inocuidade de produtos, vigilância sanitária e enterotoxinasestafilocócicas.
Currículo Lattes

Sabrynna Brito Oliveira

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Piauí (2012). Mestre em Microbiologia Médica, subárea Microbiologia Humana e Animal, pela Universidade Federal do Ceará(2014). Doutora em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Atua nas áreas: Microbiologia Humana com ênfase em Virologia, Microbiologia Aplicada e Ambiental, Epidemiologia e Saúde Coletiva. Possui experiência em Laboratório de Análises Clínicas nos setores Nefrologia, Parasitologia e Microbiologia. Professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e Escola Técnica Santa Clara.
Currículo Lattes