Você está aqui: Página Inicial / Biomedicina / Notícias / Curso de Biomedicina do Izabela mostra excelência na formação de seus profissionais

por Ilsa Martins Goncalves publicado 19/07/2018 18h00, última modificação 19/07/2018 18h12

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix proporciona atividades práticas integradas para seus alunos com o objetivo de possibilitar o contato com os diversos campos do saber, bem como com os variados instrumentos metodológicos, de forma a ampliar o olhar profissional, promovendo o trabalho em equipe.

Os discentes do curso de Biomedicina do Instituto são estimulados a trabalhar as atividades práticas e interdisciplinares desde o começo do curso. Ao longo dos períodos são estudados os temas educação em saúde, promoção e prevenção, doenças emergentes e remergentes, doenças negligenciadas, doenças crônicas, dentre outras, o que possibilita a informação e a interdisciplinaridade. Nos estudos também são incluídas as formas de detecção e diagnóstico.

O vídeo abaixo mostra um dos trabalhos integrados apresentados por alunos do 1º período do curso, orientados pelas professoras Miriam Ribeiro e Rafaela Oliveira.

A coordenadora de Biomedicina Rafaela Oliveira comentou o trabalho dos alunos. “As turmas do 1º e 2º período atuaram em atividades com intervenções na comunidade por meio da educação e da saúde; já os discentes do 3º e 4º período apresentaram atividades com os temas relacionados à saúde mental, doenças negligenciadas e oncologia. Os estudantes do 5º e 6º período trabalharam tópicos clínicos com diagnósticos e intervenções”, explicou.

No vídeo a seguir a aluna do 1º período, Jéssica Berto, apresenta uma entrevista realizada com a egressa de Biomedicina do Izabela Ana Flávia Randazzo.

Ana Flávia atualmente é biomédica no laboratório do Hospital da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed) de Belo Horizonte e possui experiências anteriores em Análises Clínicas Veterinárias. Ela comentou a importância de incluir matérias voltadas aos cuidados dos animais dentro da grade do curso. “Há poucos profissionais na área de atuação em análises veterinárias, o que faz com que o mercado seja restrito de profissionais. No entanto, há uma demanda crescente para aqueles que desejam atuar em analises de animais de pequeno, médio e grande porte”, disse.

A coordenadora Rafaela acrescentou a fala de Ana Flávia ressaltando que a área veterinária é um campo interessante para biomédicos hoje em dia, já que o mercado pet tem crescido há alguns anos e continua em expansão.

O curso do Izabela possui diferenciais, como atividades integradas com pesquisa e extensão, disciplinas específicas com foco de atuação do biomédico, como reprodução assistida, maior carga horária em Anatomia Humana e Diagnóstico por Imagem, oficinas de empreendedorismo, gestão e auditoria em saúde, a disciplina de Análises Clínicas Veterinária dentre outras que possibilitam uma formação de excelência.