Semana do Biomédico do Izabela promove minicurso sobre a Bioinformática aplicada à genômica
O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou, no dia 24 de novembro, o mini-curso “Bioinformática aplicada à genômica: caracterização e modelagem tridimensional de sequências biológicas”, ministrado pela biomédica, Raíssa Medina Santos. O objetivo do minicurso foi trabalhar com a aplicação da genômica na Bioinformática.
A professora Adriana Tristão explicou a relevância do minicurso e como a Bioinformática e a Biomedicina se interligam. “É uma área de atuação promissora para o profissional biomédico e a bioinformática está em ascensão. Inclusive, tem um papel fundamental no diagnóstico de precisão. Conhecer tendências de novas áreas e suas relevâncias amplia o olhar dos alunos para qual área se especializar”, falou.
A palestrante e professora do Izabela Hendrix, Raíssa Medina, ressaltou que o minicurso proporcionou aos estudantes a chance de trabalhar com sequências até chegar a um modelo 3D de proteína. “Trabalhamos com a aplicação da genômica ligada à informática na classificação e modelagem de sequências tridimensionais. Por meio de ferramentas de Bioinformática nos computadores, os acadêmicos puderam buscar sequências de salmonelas e trabalhar essa sequência ate chegar ao modelo 3D”, explicou.
A palestrante falou sobre como a Bioinformática está sendo visada e como o mercado está amplo para os biomédicos que queiram ingressar nesta área. “A bioinformática está sendo muito aplicada e bem valorizada. Para os alunos que procurarem se especializar nesta área é muito importante apresentar esses estudos para mostrar como é o mercado”, finalizou.
Ao final da palestra, os alunos puderam tirar dúvidas sobre a academia, estágios e mercado de trabalho.