Semana do Biomédico promove palestra sobre diagnóstico de doenças de alta complexidade
O curso de Biomedicina do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveu, no dia 22 de novembro, a palestra “Citogenômica e técnicas moleculares utilizadas no diagnóstico das doenças genéticas de alta complexidade”, ministrada pela Biomédica Eralda Luiza Slomp. A palestrante abordou temas como citogenômicas, diagnóstico de doenças raras, genética aplicada e medicina aplicada.
A coordenadora do curso de Biomedicina, Rafaela Oliveira, falou sobre como a palestra é relevante para os estudantes. “A palestrante tem grande experiência acadêmica, científica e profissional, por isso, é uma excelente oportunidade para os alunos adquirirem conhecimento e conhecerem mais uma área de atuação do biomédico”, afirmou.
A palestrante comentou sobre a importância de abordar o assunto no ambiente acadêmico. “É necessário tratar o assunto com os acadêmicos para despertar interesse para uma área que eles talvez nem conheçam e que precisa de muitos profissionais. Despertando esse interesse, temos a possibilidade de contar com futuros profissionais da área saindo daqui”, explicou.
A citogenética é o campo da genética que estuda os cromossomos, sua estrutura, composição e papel na evolução e no desenvolvimento de doenças. A medicina da precisão é uma tecnologia em ascensão utilizada para o tratamento e prevenção de doenças, com base na variabilidade genética de cada indivíduo. Ou seja, para o tratamento de uma doença, não se levará em consideração apenas qual é a doença em si, mas também quais mutações existem no DNA desse paciente e qual o seu estilo de vida.
Veja mais foto do evento (passe o mouse sobre a foto):