Você está aqui: Página Inicial / Biomedicina / Notícias / Semana do Biomédico promove palestra sobre diagnóstico de doenças de alta complexidade

Semana do Biomédico promove palestra sobre diagnóstico de doenças de alta complexidade

Semana do Biomédico promove palestra sobre diagnóstico de doenças de alta complexidade

O curso de Biomedicina do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveu, no dia 22 de novembro, a palestra “Citogenômica e técnicas moleculares utilizadas no diagnóstico das doenças genéticas de alta complexidade”, ministrada pela Biomédica Eralda Luiza Slomp. A palestrante abordou temas como citogenômicas, diagnóstico de doenças raras, genética aplicada e medicina aplicada. 

A coordenadora do curso de Biomedicina, Rafaela Oliveira, falou sobre como a palestra é relevante para os estudantes. “A palestrante tem grande experiência acadêmica, científica e profissional, por isso, é uma excelente oportunidade para os alunos adquirirem conhecimento e conhecerem mais uma área de atuação do biomédico”, afirmou. 

A palestrante comentou sobre a importância de abordar o assunto no ambiente acadêmico. “É necessário tratar o assunto com os acadêmicos para despertar interesse para uma área que eles talvez nem conheçam e que precisa de muitos profissionais. Despertando esse interesse, temos a possibilidade de contar com futuros profissionais da área saindo daqui”, explicou.

citogenética é o campo da genética que estuda os cromossomos, sua estrutura, composição e papel na evolução e no desenvolvimento de doenças. A medicina da precisão é uma tecnologia em ascensão utilizada para o tratamento e prevenção de doenças, com base na variabilidade genética de cada indivíduo. Ou seja, para o tratamento de uma doença, não se levará em consideração apenas qual é a doença em si, mas também quais mutações existem no DNA desse paciente e qual o seu estilo de vida.

Veja mais foto do evento (passe o mouse sobre a foto):

Palestra diagnóstico de doenças de alta complexidade