Você está aqui: Página Inicial / Educação Fisíca / Corpo Docente

Corpo Docente

Para acessar ao currículo lattes basta clicar no nome do docente.

 

  • Allan Cristian Gonçalves - Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Mestre em Ciências Biológicas com ênfase em Bioquímica Estrutural e Fisiológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007). Atualmente é professor titular de Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo e Ergonomia para cursos de graduação da Faculdade Santa Rita de Conselheiro Lafaiete, professor titular de Fisiologia do Exercício, Fisiologia Humana e Treinamento Esportivo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, professor titular de Bioquímica, Fisiologia Humana, Medidas e Avaliação Física, Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais da Faculdade Estácio de Sá em Belo Horizonte. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Preparação Física (Atletismo e Futebol) e academicamente já ministrou aulas para os cursos de Educação Física, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Engenharia de Produção.

 

  •  Amaylton Salles de Carvalho Profissional de Educação Física com habilitação em Licenciatura e Bacharelado, mestrado em Gestão Social e desenvolvimento local, pós graduado em Gestão esportiva com ênfase em Personal Trainner. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Gestão Acadêmica, Realidade Profissional e Atividades Aquáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Exercício Profissional, Ética, Natação e Lazer. 


  • André Maia Schetino -  Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de História do Esporte e da Educação Física, Lazer, Ciclismo e Natação. Atua como pesquisador do grupo Sport - Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.ifics.ufrj.br).

 

  •  Cecilia Maria Carvalho Soares de Oliveira - Mestre em Ciências da Saúde , especialista em Saúde Coletiva, especialista em Saúde da Família, especialista em Educação a Distância , especialista e Administração Pública Municipal. Atualmente é coordenadora de tutoria da Universidade de São Paulo (UNIFESP), coordenadora de curso na modalidade de ensino a distância da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tutora de curso de extensão em saúde bucal - Canal Minas Saúde - SES, consultora na área de educação e saúde - EDUCARE Ltda, cirurgiã dentista da atenção básica da Prefeitura Municipal de Vespasiano M.G. Possui experiência em gestão e docência nas áreas de Saúde Coletiva; gestão de serviços de saúde, promoção de saúde, saúde bucal , odontologia hospitalar. recursos humanos, administração de serviços e processos.


 

  • Cláudio Augusto Boschi - Empresário; Consultor em Administração Esportiva; Membro do Conselho Federal de Educação Física - CONFEF (2000); Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região - CREF6/G (1999); Professor Universitário - Ética Profissional em Educação Física, Legislação Esportiva, Políticas Publicas de Esporte e Lazer, Políticas Ambientais Desportivas; Presidente do Instituto Casa da Educação Física (2000); Membro-Convidado do Conselho dos Dirigentes de Instituições Superiores de Ensino em Educação Física em Minas Gerais - CONDISEF/MG (1999); Editor de Publicações Técnico-científicas na área de Educação Física, Esportes e Lazer; Delegado em Minas Gerais da "Fedération Internacionale d` Éducation Physíque" - FIEP (2006); Presidente do Colégio de Presidentes de CREFs e CONFEF (2008); Membro da Comissão de Direito Desportivo OAB/MG (2010). Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialização em Treinamento Desportivo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Doutorado junto à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

 

  • Crislaine Rangel Couto - Possui graduação em Educação Física e especialização em Treinamento Esportivo e Educação Física Escolar pela Universidade de Itaúna, mestre e doutoranda em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM - UFMG) e da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor (SOCIBRACOM). Experiências como docente no Ensino Superior nas disciplinas Crescimento e Desenvolvimento Humano, Fundamentos da Iniciação Esportiva e Trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade Pitágoras Betim. Professora voluntária das disciplina Antropologia e Educação Física e Atuação profissional em Educação Física no curso de Bacharelado em Educação Física da UFMG. Trabalhou como coordenadora da Academia O2/ BH; professora de musculação; avaliadora física; professora de natação, hidroginástica e spinning; treinamento personalizado; e avaliação do Programa Segundo Tempo/ MG.

 

  • Cristina Lúcia de Oliveira Moraes  - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991) e mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é professor titular -Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. , atuando principalmente no seguinte tema: peptides vasoactive.

  • Débora Naves Santos - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora assistente do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e do Colégio Santo Agostinho - NL. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Genética.

 

  • Fernanda Caetano Cunha - Mestre em lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais.Graduada em licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Graduada em bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa.Integrante do grupo de estudos: Lazer - otium, Brasil e América Latina.Atualmente é professora no ensino superior no Centro Universitário MetodistaIzabela Hendrix. Tem experiência na área de dança, ginásticas esportivas, corporeidade e educação e ginástica de academia. Atua como coordenadora de estágios obrigatórios de licenciatura e bacharelado no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix de Belo Horizonte.

 

  • Flávia Temponi Góes - Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE/ MG, 2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE - 2013). Possui Mestrado com aprovação com distinção em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2010). Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Itaúna (2009). Especialização em Fisiologia e Biomecânica do Movimento pela Universidade Veiga de Almeida (2002) e em Esportes e Atividades físicas inclusivas para pessoas com deficiência pela UFJF(2014). Atuou como técnica de natação para deficientes visuais na Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte/MG (ADEVIBEL). Nesta instituição prestou serviços como professora, treinadora e técnica de natação, coordenando atividade de reabilitação, recreação, ensino e aperfeiçoamento. Atuou como professora de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental e Médio na Rede Estadual de Belo Horizonte/MG (2001-2009), na Rede Municipal de Contagem/MG (2002-2008) e no Colégio Metodista Izabela Hendrix de Belo Horizonte/MG (2009-2011). ATUALMENTE desenvolve atividades de docência no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (Belo Horizonte/MG). Nesta Instituição realiza orientação de estágios curriculares obrigatórios, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC ? monografias) e ministra as disciplinas: Atletismo, Basquete, Didática, Ginásticas Esportivas, Práticas Pedagógicas: Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas: Educação Básica, Educação Física para Pessoas com Deficiência, por fim é parecerista da Revista Formação@Docente.

 

  • Isabel Cristina Rossiter de Araújo Cardoso - Possui graduação em Ciências Biomédicas (Biomedicina,1979) e Farmácia e Bioquímica (1983) pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE;Especialização em Genética pela UFPE (1981) e Mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente atua como coordenadora,tutora e docente do Curso de Especialização em Saúde Pública na função de Analista de Educação e Pesquisa em Saúde;atua como referência técnica em cursos de Especialização promovidos pelo Núcleo de Gestão em Saúde da Superintendência de Educação da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Trabalhou na UFMG, FUNED e várias instituições de ensino e pesquisa do Estado de Minas Gerais.Atua como docente em Cursos de graduação no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e alguns cursos de Especialização lato sensu em instituições privadas em Belo Horizonte.Tem experiência nas áreas de Análises Clínicas,Epidemiologia e Controle de Doenças,Saúde Coletiva, com ênfase em ensino e pesquisa . Orientadora de TCC nos seguintes temas: Epidemiologia, Saúde Pública, Saúde Coletiva ; Gestão do Risco,Vigilância em Saúde.

 

  • Laysa Maria Akeho - Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), especialização em Psicologia da Educação: psicopedagogia preventiva pela Pontifícia Univeridade Católica de Minas Gerais (2005) e mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2013). Finaliza especialização em Psicologia Clínica: existencial e gestáltica pela Faculdade de Estudos Superiores de MInas Gerais (FEAD). Possui ProLibras para docência em ensino superior (2010) e estudou Libras na ASMG_BH. Atualmente é integrante do projeto de extensão Inclusão Social e Educacional de Pessoas com Deficiência no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e nesta instituição é docente nos cursos de Licenciatura (Pedagogia, Música, Ciências Biológicas, Educação Física), Fonoaudiologia, Teologia, direito e Enfermagem. Ministra disciplinas de LIBRAS, P.P.Educação Inclusiva, Tópicos especiais em educação e linguagem, P.P projetos interdisciplinares, Psicologia da Aprendizagem e Teoria do desenvolvimento. É Psicóloga clínica bilíngue (Libras/Português-Português/Libras) de orientação Fenomenológico-Existencial. Nos últimos anos, atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Inclusão, língua de sinais, psicologia e fenomenologia. Aprovada em Concurso Público para atuar como professora de Libras na UFVJM (DOU de 01/10/2014).

 

  • Leonor Natividade de Medeiros Campos - Possui três graduações em PSICOLOGIA, sendo: Bacharelado e Formação de Psicólogos pelo Centro Universitário Newton Paiva (1981), graduação em Licenciatura Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1980) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). E, várias especializações e experiencia profissional. Desde 2002 até o momento é docente do ensino superior e orientadora de monografias e artigos científicos (TCC) do CENTRO UNIVERSITÁRIO IZABELA HENDRIX , faz atendimento Psicológico a discentes, docentes, funcionários do Centro Universitário e coordena o setor de Orientação Profissional vinculado ao núcleo de estágios da Instituição. Tem experiência profissional como: a) Psicóloga Educacional: ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, orientação a pais, professores e coordenação pedagógica; b) Psicóloga Organizacional: atuando em consultoria de: gestão de pessoas, cultura organizacional., clima organizacional, pesquisa de clima organizacional. e terceiro setor. Treinamento e Desenvolvimento; Cursos de pequena duração. Motivação; Dinâmica de grupo e outros. c) Docente do ensino superior desde 1989 até o momento. Registro no CRP de Minas Gerais sob o número: 04/3487.

 

  • Marcos Filipe Guimarães Pinheiro - Graduado em Educação Física (2007) e Mestre em Estudos do Lazer (2009) pela UFMG. Professor dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Música do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG. Membro do Laboratório de Psicologia do Esporte (Lapes/UFMG). Tem experiência nas áreas de Educação Física e Educação com ênfase na perspectiva interdisciplinar, atuando, principalmente, com os seguintes temas: Esporte, Lazer, Cultura e Religiosidade.

 

  • Miriam de Oliveira Alves Ribeiro - possui graduação em Enfermagem pela Escola de Farmacia e Odontologia de Alfenas (1998). Atualmente é professora da Universidade José do Rosário Velano - BH e Instituto Metodista Isabela Hendrix. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde pública e clinica médica, atuando principalmente no seguinte tema: saúde coletiva e saúde da criança. Mestre em Educação Cultura e Organizações Sociais - linha de pesquisa: Saúde Coletiva.

 

  • Pedro Natali Pinheiro Soares - Bacharel e Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2007). Especialista em Atividade Física para Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais na Universidade Gama Filho (2011). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2012).

 

  • Renato Machado dos Santos - Possui licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física/UFMG (1986) e mestrado em Lazer na mesma instituição (2011). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, treinamento de equipes de handebol e voleibol, coordenação de departamento de Educação Física em escolas públicas e particulares, supervisão de escolas de esportes e equipes esportivas. Possui experiência como organizador de eventos esportivos em escolas, clubes e em comunidades. Possui experiência como professor em curso de graduação em Educação Física nas disciplinas de Atletismo, Recreação e Lazer, Voleibol, Capoeira, didática do Esporte e outras. Atualmente é professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Estuda o jogo da peteca e seu processo de esportivização pelo CEMEF/UFMG e, após o mestrado, dedica-se a estudar a história esportiva da cidade. Como membro da diretoria da Federação Mineira de Peteca incentiva a prática com cursos de aprendizagem da modalidade e organiza eventos buscando o aumento da prática popular da modalidade.

 

  • Sander Justino Neves - Doutor em Comunicação Social (2008-2012) pela Umesp, em São Bernardo do Campo (SP). Mestre em Teologia pela EST (2003-jan.2006), em São Leopoldo (RS). Possui graduação em Jornalismo e Publicidade & Propaganda pela Univale (1998-2002), em Governador Valadares (MG). É professor tempo integral do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte (MG), desde 2007. Foi coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda nesta instituição, em 2008. Desde 2008 é coordenador do setor de Educação a Distância (EAD) do Izabela Hendrix, o qual em 2013 passou a ser denominado Agência de Tecnologia Aplicada à Educação (AGE). Desde fevereiro de 2014 voltou à coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda. Também assumiu, em fevereiro de 2014, a coordenação da Assessoria de Comunicação e Vestibular. Ex-professor e ex-diretor de unidade da Faculdade Metodista do Espírito Santo, em Vila Velha (ES), em 2008. Foi professor e coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda do Centro Universitário Metodista IPA (2004-2006), em Porto Alegre (RS). Também coordenou o setor de Comunicação e Marketing do IPA, entre 2002 e 2004. Foi professor e diretor de unidade do Colégio Metodista Centenário e da Faculdade Metodista de Santa Maria (2006-2007), em Santa Maria (RS). Foi repórter e editor das versões impressas e on-line do Diário do Rio Doce, em Minas Gerais (1994-2002).