Você está aqui: Página Inicial / Educação Fisíca / Histórico

Histórico

por Thiago Tamošauskas publicado 28/10/2015 10h53, última modificação 04/03/2016 10h14

A Educação Física chega ao Brasil em meados do século XIX com as escolas destinadas aos filhos dos estrangeiros. Esteve ligada especialmente ao higienismo e ao militarismo, o primeiro, responsável pela ligação da Educação Física com a área da saúde. Inicialmente tinha na ginástica sua principal prática. Posteriormente, o modelo esportivo passou a predominar. Nos dias atuais, vigora o conceito de cultura corporal de movimento, que abarca além dos esportes e da ginástica, atividades como as lutas, os jogos, brinquedos e brincadeiras, as danças e a capoeira.

Enquanto área de formação, o ensino da educação física preservou seu caráter mais técnico até o na de 1936. O referido ano marca a transformação da Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro, no primeiro curso superior de Educação Física do país. Após 62 anos da fundação de seu primeiro curso superior e com diversas escolas espalhadas pelo Brasil, a Educação Física torna-se uma profissão regulamentada através da lei 9696, de 1º de Setembro de 1998. A data também marca a criação do Conselho Federal de Educação
Física (CONFEF), órgão máximo que regulamenta a profissão de Educador Físico.

Em 2007, foi implantado o curso de Licenciatura em Educação Física no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Seu reconhecimento pelo Ministério da Educação ocorreu no ano de 2010. Mantendo a tradição das instituições Metodistas em apoiar as práticas corporais através da Educação Física como veículo de transformação social, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix passa a oferecer, no ano de 2012, o curso na modalidade Bacharelado. Com isso, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix reafirma o seu compromisso em ser vanguarda na Educação Física no Estado de Minas Gerais, e apoia uma formação ampla e posição de destaque na sociedade mineira.