Você está aqui: Página Inicial / Educação Fisíca / Notícias / Festival esportivo promove inclusão de pessoas com deficiência

Festival esportivo promove inclusão de pessoas com deficiência

por raissa.ferreira — publicado 24/04/2018 14h35, última modificação 24/04/2018 16h02
Evento faz parte das ações do projeto de extensão “Educação Física Inclusiva”
Festival esportivo promove inclusão de pessoas com deficiência

No último dia 18, o projeto de extensão “Educação Física Inclusiva” do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveu uma atividade especial: o Festival Esportivo de Atletismo e Futsal. Com o intuito de proporcionar inclusão e contribuir no desenvolvimento de pessoas com deficiência, o evento contou com parceria da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Com Deficiência do Banco do Brasil (APABB).

Alunos de Educação Física, familiares, atletas, monitores, extensionistas e professores participaram do Festival, organizando modalidades de atletismo e futsal para pessoas com deficiência intelectual. “Realizamos partidas de Futsal entre as equipes e as modalidades do atletismo com salto em distância ‘parado’ e corrida de 50 metros”, explica a professora Flávia Temponi Góes, uma das organizadoras do evento.

Desde 2015, o projeto de extensão oferece atividades físicas e esportivas a alunos com deficiência, de qualquer grau de severidade, considerando o desenvolvimento de sua formação, visando inclusão social e qualidade de vida. “Com as práticas esportivas, acontecem melhoras nos aspectos físicos e sociais como maior mobilidade, autonomia, independência em realizar atividades do cotidiano, como também melhoras nas relações sociais. As famílias envolvidas que acompanham os deficientes intelectuais têm nessa parceria ações que intervém efetivamente nas limitações e potencialidades de seus filhos”, acrescenta a docente.

Além disso, Flávia considera que as atividades complementam o aprendizado dos estudantes de Educação Física, pois “espera-se que monitores e voluntários ampliem o conceito e aumentem o repertório de como ensinar as modalidades esportivas para pessoas com deficiência”.

Confira fotos do evento abaixo:

Festival Esportivo de Atletismo e Futsal

registrado em: