Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia Ambiental e sanitaria / Corpo Docente

Corpo Docente

por Thiago Tamošauskas publicado 28/10/2015 10h53, última modificação 29/07/2020 17h13

Alexandre Souza Lopes

  • Titulação: Mestre
  • Formação Acadêmica: Mestre em Engenharia de Produção, Graduação em Processamento de Dados e Graduação em Engenharia Mecanica 

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), Engenheiro Mecânico com ênfase em Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), graduado em Processamento de Dados pela FUMEC - Fundação Mineira de Educação e Cultura (1991) e Pós Graduado em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Newton Paiva (2010). Foi gerente de produção da Manoel Bernardes onde implementou um programa de qualidade que foi premiado. Tem 20 anos de experiência em consultoria e na docência. Na consultoria foi Sócio Proprietário da Solvermax Consultoria e Treinamentos e é parceiro de outras empresas. Desenvolveu vários projetos relacionado as áreas de Planejamento Estratégico, Gestão de Materiais, Modelagem da Produção, Implementação de Indicadores, Otimização de Processo entre outros. Na docência atua tanto na graduação como na pós graduação nas áreas relacionadas a Otimização da Produção, Planejamento e Controle da Produção, Cronoanálise, Gestão de Materiais, Logística e Análise Estrutural. Ministrou aulas graduação, no MBA e Educação Corporativa do IBMEC. Atuou como apoio a coordenação e professor do Instituto Izabela Hendrix. Foi diversas vezes professor Homenageado, Patrono e Paraninfo na graduação. Foi o responsável pela criação das escolas de Engenharia do Centro Universitário UNA e do Centro Universitário Newton Paiva. Atuou como Professor, Coordenador de Curso e Diretor de Instituto. Acompanhou as avaliações do MEC em oito cursos obtendo sempre o conceito 4. Trabalhou nestas instituições com o desenvolvimento de equipes, criação e melhoria de indicadores acadêmicos e financeiros, estimulo a parcerias e atividades empreendedoras, participando da criação do primeiro FABLAB de Minas Gerais. Foi membro da CPA? Comissão Permanente de Avaliação, membro do CONSEPE? Conselho de Pesquisa e Extensão e do CONSUP? Conselho Superior, participando de diversos projetos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão
Currículo Lattes

 

Alípio Rezende Benedetti

  • Titulação: Doutor
  • Formação Acadêmica: Ciências Biológicas

Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) e Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na área de Zoologia, Aracnologia: Taxonomia e Sistemática de Opiliones
Currículo Lattes

 

Dalter Pacheco Godinho

  • Titulação: Mestre
  • Formação acadêmica: Engenharia Civil

Possui graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Infraestrutura de Transportes, especificamente sobre pavimentação com concreto de cimento Portland e pavimentos intertravados. MESTRADO em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009).

 

Gerson José de Mattos Freire

  • Titulação: Doutor
  • Formação acadêmicaDoutor em Arquitetura e Urbanismo e graduado em Engenharia Civil.

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG. Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), especialização em Geoprocessamento (IGC-UFMG, 2007) e mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (IGC-UFMG, 2009). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos. Participou da elaboração de diversos Estudos de Impacto Ambiental, Relatórios de Controle Ambiental e Planos de Controle Ambiental. Atuou como consultor em empreendimentos de Impacto urbano e de projetos de infraestrutura urbana. Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD) para a gestão de resíduos sólidos. Possui experiência na elaboração de Planos diretores e de Desenvolvimento Integrado. Efetuou Estudos de Impacto de Vizinhança em diversas cidades. Possui também experiência em geoprocessamento e em modelagem ambiental.
Currículo Lattes

José Francisco Vilela Rosa

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Especialização em matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras e Informática em Educação, também pela Universidade Federal de Lavras; Professor titular do Centro Universitário Newton Paiva. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Construções Rurais e Ambiência e Pré-processamento de produtos vegetais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Transferência de calor, Mecânica dos Fluidos, Fenômenos de Transporte, Hidrologia, Análise Estrutural, Climatologia, Física, Cálculo diferencial e Integral e Cálculo Numérico.
Currículo Lattes

Marcela Bruna Braga Franca Guerra

  • Titulação: Doutora
  • Formação acadêmica: Doutora em Engenharia de Estruturas

Possui graduação em Engenharia de Produção Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG (2008), mestrado em Engenharia de Estruturas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG (2010) e doutorado em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2017). Possui experiência em Ensaios e Caracterização de materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento das barras de aço adotadas no concreto armado, comportamento das propriedades microestruturais, ambientais, físicas e mecânicas do concreto dosado a partir da reciclagem de resíduos sólidos de siderurgia para estudos de sua aplicação em obras sociais e de arte corrente de engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Civil com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado, elementos finitos, biela-tirante e otimização topológica. Como engenheira civil, dedicou-se na realização de laudos técnicos, projetos estruturais e de reforços de torres metálicas. Atualmente, leciona disciplinas da Engenharia de Estruturas nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (IMIH) interior, projeto arquitetônico, projeto mobiliário, acompanhamento obra e detalhamento e especificação de materiais de acabamentos.
Currículo Lattes

Nayara Soares Sena Aquino

  • Titulação: Doutora
  • Formação Acadêmica: Biomedicina

Biomédica, participou de pesquisas no Laboratório de Endocrinologia e Metabolismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Centro de Pesquisas Renê Rachou da FIOCRUZ-MG. Possui Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Ciências Fisiológicas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG, com parte de seu doutorado realizado no Centre for Neuroendocrinology da UniversityofOtago na Nova Zelândia . Possui experiência em docência por ministrar aulas em diversos cursos de graduação da UFMG (como Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Enfermagem e Odontologia) e no ensino básico (em turmas de sexto ao nono ano do ensino fundamental). Atualmente é professora substituta do departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Minas Gerais e professora da Biomedicina do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Desenvolve pesquisas na área de Neuroendocrinologia da Reprodução com ênfase no controle da secreção de prolactina e quadros de infertilidade.
Currículo Lattes

Patrícia Elizabeth Ferreira Gomes Barbosa

  • Titulação: Mestre
  • Formação Acadêmica: Arquitetura e Urbanismo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo? FUMEC. Especialista em Engenharia de Produção Civil pela FUMEC. Mestrado em Construção Civil pela UFMG. Sócia-diretora da PgB Arquitetura, Consultoria e Negócios. Professora do curso de Especialização em Construção Civil da UFMG, do curso de pós-graduação em Gestão de Projetos de Engenharia da UNI-BH. Professora do Curso de Especialização em Estruturas - Newton de Paiva. Professora, auxiliar de coordenação e membro do NDE - Núcleo de Diretrizes Estruturantes do curso de graduação em Engenharia Civil do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Professora dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Representante da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído no SIMAC - Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade - PBQP-H. Coordenadora do Grupo de gestão de Projetos e Desempenho do DEMC - Escola de Engenharia da UFMG. Conselheira Suplente CAUMG - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais. 2018 a 2020. Desenvolve atividades de consultoria e pesquisa na área de gerenciamento e coordenação de projetos, com ênfase em questões de construtibilidade e desempenho.
Currículo Lattes

Silas Fernandes Rocha

Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas de Caratinga (Centro Universitário de Caratinga - UNEC) (2000). Mestre em Administração pela Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo (2004). Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior e Gestão Educacional pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2017). Experiência como professor Universitário há mais de 17 anos. Ex-coordenador dos cursos de Administração e Ciências Econômicas do Centro Universitário de Caratinga ? UNEC. Ex-coordenador do curso de Administração e Ciências Contábeis no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Experiência profissional nas áreas de Marketing e Recursos Humanos. Ex-Subdelegado do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. Experiência como Diretor do Hospital BH Mater em Belo Horizonte. Atualmente professor e Assessor de Ensino de Graduação do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix em Belo Horizonte/Minas Gerais
Currículo Lattes