Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia Ambiental e sanitaria / Estágios

Estágios

por Thiago Tamošauskas publicado 28/10/2015 10h53, última modificação 23/06/2016 10h07

O Estágio é uma atividade prática, curricular, obrigatória, componente da formação profissional por meio do qual o aluno do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária irá adquirir experiências com o ambiente real de trabalho. Desta forma, completa a sua formação teórico-prática, sendo supervisionado de acordo com as normas regimentais da legislação em vigor e a organização do Projeto do Curso. O curso terá um Regulamento do Estágio Supervisionado elaborado pelo coordenador e pelos professores participantes do colegiado.

 

O Estágio Supervisionado obrigatório completa os requisitos para a integralização do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária terá uma carga horária mínima de 360 horas, podendo ser iniciado a partir do 9º semestre do curso. O desenvolvimento desta atividade tem destacada importância na sua formação, pois possibilita ao aluno a aplicação dos conceitos e informações adquiridas durante o curso, através da aplicação na prática destes conhecimentos pela vivência do dia-a-dia do profissional.

A dinâmica do Estágio Supervisionado dar-se-á através da inserção do aluno em empresas ou órgãos públicos ou privados, que desenvolvam atividades relacionadas à atuação do referido Engenheiro. Os acadêmicos estagiários são aqueles regularmente matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado do curso. Os objetivos do Estágio Supervisionado são:

  • Integrar teoria e prática, possibilitando ao aluno, através da vivência, adquirir uma visão sólida da profissão de engenheiro;
  • Proporcionar a pesquisa científica e tecnológica nas áreas de Engenharia Ambiental e Sanitária;
  • Sistematizar o estímulo resultante de um processo investigativo;
  • Oferecer oportunidades ao aluno do contato com a realidade profissional, através da observação e desenvolvimento de atividades em suas múltiplas dimensões;
  • Viabilizar ao aluno experiências práticas e técnicas do Eco- Empreendedorismo;
  • Oportunizar ao acadêmico à elaboração de relatórios técnicos, que demonstre o domínio conceitual e grau de profundidade compatível com o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Convênio de concessão de estágio