Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia Ambiental e sanitaria / Infraestrutura

Infraestrutura

por Admin publicado 16/05/2017 11h02, última modificação 16/05/2017 11h02

Laboratórios didáticos especializados

 

Laboratório de Física
Prática das disciplinas Física I, Física II e Física III do ciclo básico de Engenharia Ambiental e Sanitária. Cinemática da partícula. Leis de Newton. Estática e dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Calor e Primeira Lei de Termodinâmica. Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos gases. Processos termodinâmicos. Entropia e escala Kelvin. Eletrostática. Eletrodinâmica. Eletromagnetismo.

Laboratório de Bromato - Química
Prática da disciplina Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica e Ambiental. Átomos e elementos. Tabela periódica. Ligações químicas e forças intermoleculares. Funções inorgânicas. Reações químicas, balanceamento e noções de cálculos estequiométricos. Substâncias tóxicas.

Laboratório de Hidráulica e Mecânica dos Fluidos
Estática dos fluidos. Escoamentos externos e internos. Condução em regimes permanente e transitório. Convecção. Radiação. Transferência de massa. Perdas de Cargas contínuas e localizadas. Cavitação. Escoamento aberto em regime gradualmente variado e uniforme. Traçar curvas características de bombas centrífugas e as curvas características da instalação hidráulica. Bancada para avaliação de regimes de escoamento laminar e turbulento.

Laboratório de Elétrica e Instalações Elétricas
Prática das disciplinas Circuitos Elétricos, Instalações Elétricas e Metrologia. Instrumentos básicos de medidas elétricas. Medição de tensão, corrente e potência. Ligação de motores monofásicos e trifásicos à rede elétrica. Projeto de instalações elétricas prediais. Dispositivos de proteção contra choques elétricos e contra descargas atmosféricas.

Laboratório de Informática Geral
Prática da disciplina Algoritmos de Programação. Utilização do software Projecad. Introdução à Linguagem de Programação.

Laboratório de CAD
Prática da disciplina Desenho Auxiliado por Computador. Utilização do software Progecad. Modelamento geométrico 2D. Formatos ABNT. Elaboração de desenhos perspectivos, ortográficos e cortes em editor gráfico computacional.

Laboratório de Geologia
Práticas sobre os métodos de identificação de minerais e rochas. Fratura, dureza, traço e densidade. Determinação da dureza. Avaliação de processos de intemperismo.

Laboratório de Coleta de Dados Geográficos e Sistemas de Informações Geográficas
Práticas sobre a coleta de dados geográficos com o uso de GPS e de softwares como SPRING e QUANTUM GIS. Delimitação e identificação de usos e ocupações do território aplicadas à engenharia ambiental e sanitária.

Laboratório de Desenho Técnico
Prática da Disciplina Desenho Técnico. Conhecimento e utilização dos materiais e instrumentos utilizados para a representação gráfica do projeto. Introdução ao Desenho Técnico. Normas e convenções da ABNT. Estudo do desenho projetivo, desenho geométrico e da axonometria, isométrica e oblíqua. Projeções Ortogonais.

Laboratório de Microbiologia
Desenvolve e apresenta no laboratório e em campo os principais grupos microbianos (bactérias, fungos e vírus) além de compreender a participação dos mesmos em ciclos biogeoquímicos, biorremediação de ambientes impactados, biodegradação de compostos tóxicos e a participação como biodeteriorantes de ambientes construídos e monumentos históricos.

Laboratório de Qualidade de Águas e Efluentes
Desenvolve os procedimentos com os discentes desde a coleta até o uso de reagentes no que tange o conhecimentos da qualidade da água e posterior necessidades de tratamento.

Laboratório de Topografia
Desenvolve atividades de localização de marcos, medições planimétrica e altimétricas.

Laboratório de Solos
Desenvolve atividades de constituição, classificação e propriedades dos solos. Compressibilidade e adensamento, resistência, sedimentação, granulometria, índice suporte California, umidade ótima, saturação, porosidade.