Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia Ambiental e sanitaria / Matriz Curricular

Matriz Curricular

por marcelo.figueiredo — publicado 11/11/2016 14h57, última modificação 14/01/2020 13h17

Coordenação: Elizabeth Rodrigues Brito Ibrahim
Duração do Curso: 10 semestres
Ato de autorização: Resolução Conselho Universitário nº.18, 06/11/2008
Reconhecimento MEC: Portaria n° 651, de 10/12/2013
Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: ENADE 2014: 03
Disciplinas: 3.680h
Atividades Complementares: 200 h
Estágio Supervisionado: 360 h 
Carga Horária Total do Curso: 4.240 h

 

1° Semestre

Introdução à Engenharia

Carga Horária: 40 h
Professor: Luiz Bandeira de Mello Braga
Ementa: As engenharias no contexto sócio-econômico Brasileiro. Campos de atuação e mercado de trabalho. Definição da Engenharia de Produção e sua relação com as engenharias tecnicistas e ciências sociais. Principais publicações e órgãos da engenharia de produção. As áreas de conhecimento da engenharia de produção.

Introdução ao Cálculo

Carga Horária: 40 h
Professor: Tiago Gontijo
Ementa: Números reais. Potenciação. Radiciação.  Funções: 1º Grau, 2º Grau, Modular, Exponencial, Logarítmica e Trigonométrica. Equações, Inequações e representação gráfica. Noção intuitiva de limite.

Lógica Computacional

Carga Horária: 40 h
Ementa: Introdução ao estudo das operações lógicas. Bases numéricas, conversões e aplicações. Portas lógicas. Estudo das equações de saída das principais portas lógicas. Redução de equações lógicas com aplicação dos teoremas da álgebra de Boole. Montagem dos circuitos lógicos a partir das equações dadas e de algoritmos. Minitermos e desenvolvimento das equações a partir da tabela verdade de saída dos circuitos.

Desenho Técnico e Computacional (CAD)

Carga Horária: 40 h
Professor: Alexandre de Cássio Rodrigues 
Ementa: Conhecimento e utilização dos materiais e instrumentos utilizados para a representação gráfica do projeto. Introdução ao Desenho Técnico. Normas e convenções da ABNT. Estudo do desenho projetivo, desenho geométrico e da axonometria, isométrica e oblíqua. Projeções Ortogonais.

Álgebra Linear e Geometria Analítica

Carga Horária: 80 h
Professor: Maria Inez
Ementa: Matrizes, sistemas de equações lineares, vetores, retas e planos. 1. Matrizes: Conceito e Operações. 2. Matrizes: Aplicações. 3. Sistemas Lineares: Resolução Algébrica. 4. Sistemas Lineares: Aplicações. 5. Vetores no Plano e no Espaço. 6. Vetores: Produto Escalar. 7. Vetores: Produto Vetorial. 8. Equações de Retas. 9. Equações de Planos.  

Metodologia Científica

Carga Horária: 40 h
Professor: Rosângela Rios
Ementa: Conceitos básicos da metodologia de pesquisa. Contextos importantes da ciência moderna e contemporânea. Aplicação destes conceitos para a realização de trabalhos, planos de pesquisa e monografias científicas bem como o aguçamento do espírito crítico e científico. Relação entre conhecimento, ciência e sociedade.

Química Geral e Inorgânica

Carga Horária: 40 h
Professor: Ana Luiza Castanheira
Ementa: Átomos e elementos; Distribuição eletrônica; Tabela periódica; Ligações químicas e forças intermoleculares; Funções inorgânicas; Reações químicas, balanceamento e noções de cálculos estequiométricos.


2º Semestre

Algoritmos e Programação

Carga Horária: 80 h
Professor: Rosangela Rios
Ementa: Definição de algoritmos. Tipos de dados, variáveis e constantes. Estruturas de Decisão, Introdução à Linguagem de Programação, Estrutura Condicional com Múltiplas Possibilidades de Escolha. Repetição Controlada por Variável. Repetição Condicional com teste no Início e no Final.

Probabilidade e Estatística

Carga Horária: 80 h
Professor: Tiago Gontijo
Ementa: A natureza da estatística; população e amostra; séries estatísticas, gráficos estatísticos; distribuição de freqüência; medidas de posição; medidas de dispersão; medidas de assimetria e curtose; probabilidade; distribuições binomial e normal; correlação e regressão.

Cálculo I

Carga Horária: 80 h
Professor: Maria Inês
Ementa: Limites e continuidade. Derivadas e regras básicas de derivação. Regras avançadas de derivação. Derivadas superiores. Otimização de funções de uma variável. Teorema Fundamental do Cálculo. Integrais definidas. Técnicas de integração.

Sociedade e Movimentos

Carga Horária: 40 h
Professor: José Aparecido de Oliveira
Ementa: As estruturas sociais e antropológicas do mundo moderno. As mudanças sociais contemporâneas no horizonte globalizado. A constituição do povo brasileiro, a formação da identidade nacional e os movimentos sociais. História e cultura indígena brasileira. História e cultura afro-brasileira. A relevância da etnia, da classe social e do gênero na constituição social. A crise do patriarcado e as novas configurações nas relações humanas. Um outro mundo possível a partir do exercício da cidadania e do poder compartilhado.

Saúde e Segurança do Trabalho

Carga Horária: 40 h
Professor: Adilza Dode
Ementa: Conceitos de segurança do trabalho e saúde na perspectiva das relações sociais de produção. O impacto do processo da organização e condições de trabalho sobre a saúde. Caracterizar os fenômenos de desgaste, doenças e sofrimento psíquico dos trabalhadores. Estudo da portaria 3214-Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Normas e certificação. Instrumentos e metodologia para implementação de um SGASST - Sistema de Gerenciamento Ambiental de Saúde e Segurança do Trabalho. Análise e gerenciamento de risco. Certificações de sistema de saúde e segurança do trabalho. Saúde e Segurança do Trabalho – OHSAS 18.001 e 18002.

Física I

Carga Horária: 80 h
Professor: Aulas Teóricas: Alexsandro Jesus - Aulas Práticas: Luis Elvis
Ementa: Dimensões e sistemas de unidades. Vetores e operações vetoriais básicas. Cinemática da partícula. Leis de Newton. Estática e dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Conservação da energia. Movimento linear e sua conservação. Colisões. Momento angular da partícula e de sistemas de partículas. Rotação de corpos rígidos.

 

3º Semestre

Física II

Carga Horária: 80 h
Professor: Aulas Teóricas: Alexsandro Jesus - Aulas Práticas: Luis Elvis
Ementa: Temperatura. Calor e Primeira Lei de Termodinâmica. Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos gases. Processos termodinâmicos. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Entropia e escala Kelvin.

Ciência e Tecnologia dos Materiais

Carga Horária: 80 h
Professor: Reinaldo Borges de Oliveira Junior
Ementa: Desenvolver a capacidade de selecionar materiais de acordo com suas propriedades mecânicas, assim como proporcionar ao discente o conhecimento sobre as tecnologias envolvidas na fabricação de metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.

Cálculo II

Carga Horária: 80 h
Professor: Maria Inês 
Ementa: Integrais Definidas, Técnicas de integração, Cálculo de volume de sólidos de revolução, Integrais impróprias; Seqüências, Séries infinitas, Testes de convergências, Séries de Taylor e Maclaurin, Séries de potências; Coordenadas polares; Seções cônicas; Superfícies cilíndricas; Superfícies quádricas.

Equações Diferenciais A

Carga Horária: 40 h
Professor: Maria Inês
Ementa: Introdução ao Estudo das Equações Diferenciais Ordinárias: Definição. Solução geral e solução particular.  Equações de Primeira Ordem: resolução de equações separáveis, homogêneas, exatas e lineares. Trajetórias ortogonais. Equações Lineares de Segunda Ordem: resolução das equações homogêneas com coeficientes constantes. Sistemas de Equações Diferenciais Lineares: apresentação do problema e resolução de exemplos simples. Transformada de Laplace.

Sistema de Gestão 

Carga Horária: 40 h
Professor: Luiz Bandeira 
Ementa: Conceitos, a evolução, os métodos e as ferramentas da gestão da qualidade; a importância da gestão da qualidade e da produtividade e da normatização para o desenvolvimento das empresas  dos negócios e do país.

Mecânica Geral

Carga Horária: 40 h
Professor: 
Ementa: Revisão de álgebra vetorial. Vetor-força e vetor posição. Equilíbrio de partículas. Sistemas de forças equivalentes; momento e conjugado. Equações de equilíbrio. Diagramas de corpo livre. Vínculos. Treliças planas. Forças internas, esforços em uma barra. Forças distribuídas. Centro de gravidade. Centróides de linhas, áreas e volumes. Momentos de inércia. Atrito. Princípio dos trabalhos virtuais. Conceitos básicos sobre cinemática e dinâmica do ponto e dos sólidos. Trabalho e energia.

Cálculo Numérico

Carga Horária: 40 h
Professor: Rosângela Rios
Ementa: Conceitos e aspectos gerais da Análise Numérica: modelagem, particularidades e erros associados. Algoritmos de solução numérica de problemas matemáticos: sistemas lineares, interpolação, ajuste de curvas, raízes de equações.

 

4º Semestre

Resistência dos Materiais I

Carga Horária: 80 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Estudo das tensões e deformações sofridas pelos elementos estruturais quando submetidos a tipos de solicitações específicos. Análise de vigas isostáticas submetidas à flexão, análise das tensões normais em seções. Estudo do estado plano de tensões.

Cálculo III

Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Funções vetoriais, Vetor tangente, Comprimento de arco, Curvatura, Torção; Funções de várias variáveis; Derivadas parciais, Planos tangentes Derivada direcional, Gradiente, Multiplicadores de Lagrange; Integrais duplas; Integrais triplas; Integrais de linha; integral de superfície.

Introdução à Economia

Carga Horária: 40 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Dinâmica de mercado. Empresa no mercado. Economia do país. Intervenção do Estado no mercado. Sistema econômico, fluxos da Economia, Macro e microeconomia, Oferta e Demanda de Mercado.

Mecânica dos Fluidos

Carga Horária: 80 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Propriedades dos fluidos; Fluidoestática: A equação fundamental da hidrostática, Lei de Pascal, Pressão Absoluta e Pressão Manométrica; Forças hidrostáticas em superfícies planas submersas; Equilíbrio dos corpos flutuantes; Equação da continuidade; Equação de Bernoulli para fluidos ideais e reais; Perda de Carga; Ábaco de Moody; Potência fornecida por uma bomba; Escoamento fluido em um conduto de seção circular constante; Equação da Quantidade de Movimento em Regime Permanente; Análise Dimensional - Semelhança; Noções de Instrumentação para medida das propriedade dos fluidos e dos escoamentos

Meio Ambiente e Consciência Planetária

Carga Horária: 40 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: A consciência planetária como paradigma civilizatório. Estudo da crise planetária em suas dimensões ecológicas ambiental, social e mental. Sociobiodiversidade, multiculturalismo e sustentabilidade: a dimensão ética e política da consciência planetária. Relações humanas e a apropriação do espaço. Os desafios de viver na cidade e o uso dos recursos naturais: a dimensão.

Física III

Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Compreensão das leis de Maxwell, para isso é proposto o desenvolvimento histórico onde abordar-se-á os seguintes itens: Lei de Coulomb (conceito de interação entre cargas); Lei de Gauss (conceito de campo elétrico); Aplicações; Corrente elétrica; Variação da corrente elétrica; Introdução à teoria de circuitos; Lei de Ohm (circuitos em série e em paralelo, uso do voltímetro e amperímetro); Lei de indução de Faraday - Lenz; Lei de Gauss para o magnetismo; Lei de Ampère - Maxwell. Aulas teóricas e práticas.

 

5º Semestre

Resistência dos Materiais

Carga Horária: 80 h
Professor: 
Ementa: Estudo de sistemas em equilíbrio.Sistemas Isostáticos. Sistemas Estaticamente ndeterminados. Propriedades mecânicas dos materiais.Tração e compressão. Tensões e deformações nos sólidos e em elementos estruturais. Forças Internas.Critérios de Resistência e Rigidez.  Análise de tensões normais e cisalhamento em seções em vigas isostáticas. Torção em elementos de seção circular. Flexão.

Poluição Ambiental

Carga Horária: 40 h
Professor: Adilza Condessa Dode
Ementa: Qualidade ambiental. Poluentes e contaminantes. Poluentes conservativos e não conservativos e seus efeitos. Critérios e padrões de qualidade. Legislação específica. Enquadramento e classificação do recurso natural em função do uso. Critérios e padrões de emissão. Poluição hídrica. Controle: indicação dos principais processos de controle. Parte prática: apresentação das técnicas de análise químicas em água e resíduos líquidos.

Física IV

Carga Horária: 80 h
Professor: Luis Elvis Cano
Ementa: O objetivo da presente é permitir que os alunos tenham um conhecimento da ciência da natureza, física básica. Este conhecimento adquirido os permitirá desenvolver ainda mais o senso crítico e posteriormente aplicá-los no campo da engenharia. O tema abordado refere-se a mecânica dos fluidos, óptica e ondas. Assuntos estes de grande relevância na formação do profissional engenheiro.

Microbiologia Ambiental

Carga Horária: 40 h
Ementa: Fornecer conhecimentos básicos sobre as interações dos microrganismos e ambiente visando o conhecimento, controle e prevenção dos processos de poluição do solo, água e atmosfera.

Fenômenos de Transporte

Carga Horária: 80 h
Professor: Lucas Paglioni
Ementa: Fundamentos dos fenômenos de transporte, da estática dos fluidos; aborda as equações fundamentais com volumes de controle finitos; destaca os escoamentos externos e internos, a condução em regimes permanente e transitório, a convecção e a radiação e os fundamentos de transferência de massa

Climatologia Aplicada à Engenharia Ambiental

Carga Horária: 40 h
Professor: Elizabeth Rodrigues Brito Ibrahim
Ementa: Os constituintes da atmosfera. Meteorologia global e local da poluição do ar (movimentos de macro, meso e microescalas); Elementos e fatores climáticos; Tipos e Classificação de climas; Aproveitamento eólico; A radiação solar e o balanço energético entre a superfície terrestre e a atmosfera; Sistemas locais de vento e circulação geral; Dados meteorológicos importantes.

 

6° Semestre

Hidráulica Geral

Carga Horária: 80 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Conceitos básicos. Escoamento laminar e turbulento. Lei universal de distribuição de velocidade. Leis de resistência no escoamento turbulento. Escoamento em condutor forçados: fórmulas práticas. Perda de carga distribuída e localizada. Adutoras e redes de distribuição de água. Bombeamento e cavitação. Práticas no laboratório de sistemas hidráulicos e térmicos.

Gestão da Qualidade do Ar

Carga Horária: 40 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Apresentação dos conceitos e terminologias de qualidade do ar, conhecimento dos poluentes e fontes principais de poluição e feitos adversos da poluição atmosférica sobre a natureza, materiais e estruturas, e saúde humana. Conhecimento de equipamentos e procedimentos de controle de poluentes atmosféricos gerados em processos naturais e industriais em áreas urbanas e rurais. Discussão dos métodos de gerência da qualidade do ar: monitoramentos, normas e legislação, organização das agências de controle ambiental, mão-de-obra especializada. Discussão de estudos de impacto sobre a qualidade do ar e resultados de exemplos práticos: situação simulada x situação real posterior. Discussão das tendências na gestão do ar: zoneamento da qualidade do ar.

Coleta de Dados Geográficos

Carga Horária: 40 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Noções gerais; Plantas topográficas: normas, especificações e recomendações da ABNT; Sistema de Posicionamento Global – GPS; Sensoriamento Remoto; aerofotogrametria; interpretação e extração de informações; Cartografia; sistemas de referência; articulação de folhas

Saúde Ambiental

Carga Horária: 40 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Indicadores de Saúde e Meio Ambiente. Vigilância Ambiental em Saúde Urbana e Ocupacional. Sistema de Informação de Vigilância Ambiental em Saúde. Avaliação e Gerenciamento de Risco. Problemas de Saúde causados por Contaminantes Ambientais. Agentes Ambientais Nocivos. Agrotóxicos.

Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

Carga Horária: 40 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Introdução; Usos múltiplos dos recursos hídricos; A experiência brasileira de gestão de recursos hídricos; Iniciativas de planejamento e gestão das águas; Conceitos básicos e objetivos do planejamento de recursos hídricos; Metodologia e planejamento; Planejamento integrado das bacias hidrográficas; Agenda 21 (Capítulo 18). Aspectos legais e institucionais da gestão de Recursos Hídricos. Os Instrumentos de planejamento e gestão da política de Recursos Hídricos.

Topografia

Carga Horária: 80 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Características geométricas da terra. Medidas topográficas. Erros e compensações. Instrumentos topográficos. Orientação das plantas topográficas e processos topométricos dos levantamentos. Levantamentos clássicos e especiais. Sistema de coordenadas geocêntricas. Medida de área. Noções de fotogrametria e fotointerpretação.

Saneamento e Meio Ambiente

Carga Horária: 40 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Saneamento e saúde pública. Saneamento da habitação. Saneamento de unidades escolares, hospitais e locais de recreação. Saneamento de alimentos. Controle de artrópodes e roedores. Saneamento em situações de emergência. Saneamento no planejamento territorial. Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

 

7° Semestre

Sáude Pública

Carga Horária: 40 h
Professor: Adilza Condessa Dode
Ementa: Fundamentos das políticas públicas e desenvolvimento sustentável aplicadas ao meio ambiente. Modelos de processos das políticas públicas, agenda e atores, globalização e organismos internacionais, internacionalização do direito ambiental, políticas ambientais, nacional e local. Gestão urbana, ambiental e sanitária. A cidade e sua rede urbana e regional. A produção social do espaço urbano. Cidade e globalização. Processos de intervenção no espaço urbano: Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Planos Estratégicos, Sistema de Planejamento, Planos Locais, Planos Metropolitanos, Normativas Urbanísticas, Estatuto da Cidade. A saúde na sociedade como campo de conhecimento interdisciplinar; Breve história da saúde pública brasileira; Influência do pensamento europeu e da América no norte na saúde pública brasileira; Sociedade de riscos e problemas contemporâneos de saúde pública; Universalização e equidade como desafio: gêneros; etnias; geração e classe social.

Avaliação de Impactos Ambientais

Carga Horária: 80 h
Professor: Adiéliton Galvão
Ementa: Conceituação de risco ambiental: Risco e perigo. Acidentes ambientais: acidentes ambientais por causas naturais, acidentes tecnológicos, acidentes no transporte de cargas perigosas, acidentes na armazenagem de inflamáveis e explosivos, acidentes radioativos. Análise de riscos no manuseio, transporte e armazenagem de produtos químicos. Confiabilidade aplicada à análise de riscos ambientais. Técnicas de análise de riscos ambientais. Planos de contingência e de atendimento às emergências ambientais. Custo dos acidentes ambientais. Análise do valor ambiental. Projetos Ambientais e Sanitários Sustentáveis.  

Educação Ambiental e Responsabilidade Social

Carga Horária: 40 h
Professor: 
Ementa: Relação sociedade e meio ambiente. Breve histórico da Educação Ambiental. Evolução dos conceitos de Educação Ambiental. Princípios, características e objetivos de educação ambiental. Problemas ambientais brasileiros. Problemas ambientais regionais e locais. Fases do trabalho de educação ambiental. Formas de atuação da educação ambiental. Agenda 21.  Planejamento e elaboração de projetos de educação Ambiental. Estudos de casos. Responsabilidade social: importância, conceito, relação com a educação formal e informal. Relação com a educação ambiental. Conhecendo os fundamentos da educação ambiental: os movimentos ecológicos e a contestação social, a emergência da educação ambiental e sua institucionalização no Brasil. Legislação e políticas públicas em educação ambiental. Elementos de conscientização: relação homem-meio ambiente e educador-educando. Metodologias e técnicas em educação ambiental. Vertentes contemporâneas em educação ambiental.

Sistema de Informações Geográficas Aplicado à Engenharia Ambiental

Carga Horária: 80 h
Professor: 40h
Ementa: Elementos essenciais do SIG. Estrutura de dados. Raster. Vector. Aquisição de dados. Pré-processamento. Gerenciamento de dados. Análise de dados. SIG e sensoriamento remoto. Casos aplicados

Gestão de Efluentes

Carga Horária: 40 h
Professor: Izabel Matos
Ementa: Os efluentes e a questão ambiental; Classificação; Normas e legislação pertinentes; Caracterização de efluentes; Parâmetros para a caracterização e classificação de efluentes: Matéria orgânica na água, Biodegradabilidade. Importância dos processos de tratamento de efluentes na tecnologia ambiental. Tratamento de efluentes de serviços de saúde e efluentes industriais.

Hidráulica Aplicada

Carga Horária: 40 h
Professor: Daniel Miranda
Ementa: Escoamento em condutos livres fórmulas práticas. Escoamento em canais, regime permanente. Energia específica. Regime crítico e fenômenos localizados. Ressalto hidráulico. Orifícios, vertedores, tubos curtos, medidas hidráulicas. Curva de remanso e controles. Práticas no laboratório de sistemas hidráulicos e térmicos. Cálculos de Redes de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário.

Conservação e Recuperação de Solos

Carga Horária: 40 h
Professor: Elizabeth Rodrigues
Ementa: Métodos diretos (invasivos) e indiretos (geofísica ambiental) de investigação do solo e do subsolo. Técnicas e equipamentos de investigação geológica, geofísica e geotécnica. Planejamento de investigação. Amostragem, acondicionamento e preparação de amostras. Apresentação, análise e interpretação de resultados. Monitoramento geoquímico, biogeoquímicos e geofísico. Planejamento do uso e manejo do solo. Degradação física, química e biológica do solo, conservação do solo, recuperação de áreas degradadas. Terraceamento e estradas rurais. Erosão e Sedimentação. Qualidade do solo. Sistemas de manejo do solo. Rotação de culturas. Solo e o desenvolvimento socioeconômico. Sustentabilidade do sistema de produção com relação ao subsistema solo.

 

8° Semestre

Hidrologia Aplicada

Carga Horária: 40 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Introdução. Balanço hídrico e ciclo hidrológico. Bacia hidrográfica. Precipitação. Processo de infiltração e de armazenamento da água no solo. Evaporação e evapotranspiração. Água subterrânea. O hidrograma. Medição de vazões em rios e canais. Análise e síntese do hidrograma: hidrograma unitário, hidrograma unitário adimensional, hidrograma unitário sintético, hidrograma unitário tempo-área. Efeitos antrópicos sobre o ciclo hidrológico. Controle de enchentes e inundações urbanas. Noções de barragens e canais.

Tratamento de Água

Carga Horária: 80 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Poluição das águas; parâmetros de qualidade das águas; tratamento de água para abastecimento público; dimensionamento das unidades de um sistema convencional de tratamento; o uso sustentável da água.

Controle da Poluição Sonora e Eletromagnética

Carga Horária: 40 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Ruído contínuo e intermitente. Efeito da poluição sonora. Controle da Poluição Sonora e seu monitoramento ambiental. Poluição Sonora Urbana e Ocupacional. Monitoramento de impactos ambientais causados por equipamentos eletrônicos e de telecomunicações. Controle da exposição humana a campos eletromagnéticos; Principais efeitos biológicos dos campos eletromagnéticos não-ionizantes: efeitos térmicos e não-térmicos. Os estudos da OMS. Principais normas internacionais e nacionais. Estimativas e medições das intensidades de campo e taxa de absorção específica. Situações mais críticas. Alternativas de redução dos campos. Perspectivas futuras. Avaliação quantitativa de campos eletromagnéticos. Princípio da precaução. Discussão dos programas de prevenção de controle da Exposição Humana aos Campos Eletromagnéticos. Analisar os pontos positivos e negativos das Tecnologias Modernas que emitem Radiações Não Ionizantes. Monitoramento das Radiações Eletromagnéticas.

Recuperação de Áreas Degradadas

Carga Horária: 40 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Recurso solo, aspectos conceituais pertinentes, atividades degradadoras, abordagens tecnológicas, instrumentos legais e executivos, investigação e análise de risco; Tratamento termodinâmico de equilíbrio entre as fases dos contaminantes: líquido-vapor, sólido-líquido e sólido-líquido-vapor; Movimento da pluma no solo e aquífero; Caracterização das variáveis de processo: raio de influência, vazões e pressões ótimas, variação de nível das fases aquosa e não aquosa; Caracterização das propriedades do solo: porosidade, índice de saturação, perfil litológico, condutividade hidráulica, permeabilidade, teor de carbono orgânico, pH, ORP, OD, presença de receptores de elétrons, direção de fluxo das águas subterrâneas, espessura do aquífero (zona vadosa e saturada); Balanço material dos contaminantes nas diferentes fases; Tecnologias de remediação de solos e aquíferos; Estimativas do tempo de remediação; Dimensionamento e especificação dos equipamentos de processo para as diferentes tecnologias.

Drenagem Urbana

Carga Horária: 40 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Introdução: Contexto histórico e perspectivas; Sistemas clássicos e técnicas alternativas de drenagem; Planejamento, concepção e projeto de sistemas de drenagem. Hidrologia aplicada a sistemas de drenagem: Análise das precipitações – curvas IDF e chuvas de projeto; metodologias para cálculo do escoamento superficial, propagação. Hidráulica aplicada a sistemas de drenagem: Dimensionamento de obras de microdrenagem, macrodrenagem, estruturas especiais e técnicas alternativas de drenagem urbana.

Processos Produtivos e Impactos Ambientais

Carga Horária: 40 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Processo de fabricação, características dos despejos e principais tratamentos das seguintes atividades industriais: Laticínios, Matadouros e Frigoríficos, Usinas de Álcool e Açúcar, Cervejarias, Curtumes, Celulose e Papel, Mineração, Tecidos, Acabamentos de Metais, Ferro, Aço, e Detergentes.

Controle da Poluição Ambiental Urbana; Industrial e Rural

Carga Horária: 40 h
Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Caracterização dos resíduos sólidos, líquidos e gasosos, urbanos e rurais. Controle e manejo na utilização de agrotóxicos. Otimização de processos industriais visando a redução da poluição. Redução de produtos fora de especificação pelo controle de processos. Alternativas para reciclagem de resíduos como materiais de construção. Técnicas e ensaios para caracterização físico-química e ambiental dos resíduos. Desenvolvimento de novos produtos a partir de resíduos. Saneamento rural. Meio Ambiente e Saúde no Trânsito, Operação Oxigênio nos Centros Urbanos, Avaliação e Gerenciamento de Riscos Ambientais e Sanitários Urbanos; Saúde Pública, Saneamento Urbano e Saneamento Domiciliar.

 

9° Semestre

Gestão de Resíduos Sólidos

Carga Horária: 40 h
Professor: Izabel Matos
Ementa: Resíduos sólidos: conceito, classificação, composição, peso específico, geração "per capita", decomposição biológica, aspectos epidemiológicos e poluidores. Atividades de limpeza urbana: planejamento, parâmetros de projeto, segurança do trabalho e custos diretos. Acondicionamento e normas técnicas específicas. Coleta, transporte e transferência: tipos, planejamento, parâmetros de projeto e custos diretos. Processamento mecânico: triagem, compactação, enfardamento e trituração. Processamento biológico: lançamento in natura e problemas decorrentes; aterro sanitário, tipos, planejamento, critérios para seleção de local, técnicas de execução, proteção sanitária, licenciamento ambiental; compostagem, fases de processamento, processos em usinas fechadas, em usinas simplificadas, composição e uso do composto orgânico; produção de metano de aterro sanitário e de biodigestor. Processamento térmico: descrição dos processos, vantagens e limitações. Resíduos sólidos especiais: industriais, da construção civil e de serviços de saúde, legislação específica. Recursos para otimização do sistema: projetos educativos e de mobilização social, incentivos à redução, reutilização e reciclagem. Gerenciamento: aspectos organizacionais, administrativos, de controle, de participação comunitária; tipos de execução dos serviços; sistema de remuneração. Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde- PGRSS. Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Tratamento dos resíduos. Gestão de resíduos sólidos industriais.

Energias Alternativas e Sustentabilidade Energética

Carga Horária: 40 h
Professor: Adiéliton Galvão
Ementa: Introdução e conceitos fundamentais. Utilização dos recursos naturais. Desenvolvimento sustentável. Recursos naturais não renováveis. Recursos naturais renováveis. Fontes de energia. Energias renováveis. Energias não renováveis. Aproveitamentos energéticos. Aproveitamentos hidrelétricos de pequena escala. Aproveitamentos solares térmicos e fotovoltaicos. Aproveitamentos eólicos. Energia de biomassa. Uso racional de energia. Acumulação de energia. Transmissão e distribuição de energia. Estudos sobre a substituição de energéticos como alternativa de prevenção de poluição. Estudos de casos.

Gestão em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Carga Horária: 40 h
Professor: Ana Castanheira 
Ementa: Saúde e Meio Ambiente. Impactos dos ecossistemas urbanos sobre as comunidades. Avaliação de como os produtos, serviços e processos das organizações interagem com o meio ambiente: ar, solo e água. Gestão de áreas urbanas deterioradas. Auditoria Ambiental. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: o ciclo de vida do sistema-produto, projeto de ciclo de vida, a minimização dos recursos, a escolha de recursos e processos de baixo impacto ambiental, otimização da vida dos produtos, extensão da vida dos materiais, facilitando a desmontagem, complexidade ambiental e a atividade projetual, análise e a validação do impacto dos produtos: “A Life Cycle Assessment”, instrumentos para o desenvolvimento dos produtos sustentáveis. Gestão de tecnologias limpas e sua relação com a viabilidade social, econômica e ambiental das empresas. Metodologias de implantação de tecnologias limpas. Análise de ciclo de vida do produto. Certificação de processos e tecnologias limpas. Histórico dos modelos de gestão ao nível nacional e internacional; aspectos teóricos e metodológicos da gestão; legislação de recursos hídricos; indicadores qualitativos e quantitativos; sistema de informação em recursos hídricos.

Direito Ambiental

Carga Horária: 40 h
Professor: Alexandra Saraiva
Ementa: Introdução ao direito ambiental e sanitário. IA evolução da legislação no Brasil: conceitos básicos e princípios de aplicação da legislação ambiental; a proteção do meio ambiente na constituição Federal; a política nacional de meio ambiente, princípios, objetivos e instrumentos; sistema nacional do meio ambiente, responsabilidade ambiental (civil, penal), tutela e dano ambiental. Proporcionar aos alunos conceitos básicos sobre: O Sistema Nacional de Meio Ambiente; Licenciamento ambiental; Fiscalização e Outorga de direito do uso da água, Passivo ambiental e Lei de Crimes Ambientais.

Saneamento Ambiental para Municípios

Carga Horária: 40 h
Professor: Izabel Matos
Ementa: Discutir critérios e diretrizes básicas de programas de controle ambiental e educação ambiental. Identificar fontes de emissões de poluentes típicos das atividades urbanas e industriais.  Diagnóstico Ambiental Municipal. Projetos de saneamento básico para os municípios. Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde. Vigilância Ativa das Doenças Transmitidas por Alimentos. Vigilância Ambiental em Saúde. Toxicologia Industrial e Toxicologia Ambiental.

Tratamento de Efluentes I

Carga Horária: 40 h
Professor: Alexandra Saraiva
Ementa: Alternativas para tratamento de águas residuárias; Caracterização de águas residuárias; Transferência de oxigênio; Processos biológicos para tratamento de águas residuárias: Processos aeróbios, anaeróbios e combinados; Processos químicos e físico-químicos para tratamento de águas residuárias; Desinfecção de águas residuárias; Tratamento e disposição de lodos gerados em estações de tratamento de águas residuárias.

Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I)

Carga Horária: 40 h
Ementa: Orientação para elaboração do projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Tópicos Especiais I

Carga Horária: 40 h
Professor: Dalter Godinho
Ementa: Disciplina abordando assuntos contemporâneos em Engenharia Ambiental e Sanitária ou outras áreas de interesse e estudo das engenharias.

Optativa I

Carga Horária: 40 h
Ementa: Disciplina abordando assuntos contemporâneos em Engenharia Ambiental e Sanitária ou outras áreas de interesse e estudo das engenharias.

 

10° Semestre

Projeto de Aterros Sanitários e Industriais

Carga Horária: 40 h
Professor: Adiéliton Galvão
Ementa: Elaboração de estudos preliminares. Estudos Ambientais. Caracterização dos resíduos sólidos. Concepção de projeto. Dimensionamento das estruturas de apoio. Dimensionamento da estrutura do aterro. Planejamento de ocupação do aterro. Dimensionamento da vida útil do aterro. Plano de Operação. Plano de Monitoramento. Plano de encerramento do aterro.

Economia Ambiental

Carga Horária: 40 h
Professor: Lúcio Campos
Ementa: Introdução à Gestão Ambiental e à Análise Econômica do Ambiente: conceitos, sustentabilidade ambiental, enfoque econômico, causas da Crise Ambiental e possíveis soluções; negociação social como instrumento de gestão ambiental, formas, abordagens práticas, possíveis resultados. Princípios de Microeconomia e da teoria da formação de preços. Instrumentos Econômicos de Gestão Ambiental: mercado como instrumento de racionalização do uso do ambiente: exemplo da água; instrumentos jurídicos: outorga e licenciamento; instrumentos econômicos: cobrança e mercados de direitos; comparação e crítica; métodos de valoração: valor contingencial, do preço hedônico e outros. Reforma tributária verde. Contabilidade ambiental.

Planejamento Ambiental Regional e Urbano

Carga Horária: 80 h
Professor: Patrícia Elizabeth
Ementa: Planejamento territorial urbano. O município. O planejamento territorial e a conservação dos recursos naturais. Planejamento urbano visando à conservação ambiental. O uso de modelos no planejamento ambiental e tomada de decisão. Estudo da Legislação de Uso e Ocupação do Solo. Plano diretor de recursos hídricos. Meio Ambiente e saúde no trânsito.

Tratamento de Efluentes II

Carga Horária: 40 h
Professor: Alexandra Saraiva 
Ementa: Características físicas, químicas e biológicas de efluentes urbanos e industriais. Capacidade receptora dos cursos d'água. Exemplos de projetos de tratamento para residuárias urbanas e industriais. Aplicação de tratamentos físicos (gradeamento, equalização, sedimentação, filtração), químicos (oxidação, precipitação química, coagulação-floculação, desinfecção, desnitrificação) e bioquímicos (digestão aeróbica e anaeróbica, remoção de enxofre). Requisitos e padrões de qualidade para efluentes e corpos d’água. Níveis, processos e sistemas de tratamento de esgotos.  Reatores anaeróbios. Pós-tratamento de efluentes de reatores anaeróbios. Lagoas de estabilização. Lodos ativados. Filtros biológicos percoladores. Outros processos de tratamento de esgotos. Desinfecção do efluente. Tratamento e disposição do lodo.

Análise de Risco Ambiental

Carga Horária: 40 h
Professor: Adilza Dode 
Ementa: Conceituação de risco ambiental: Risco e perigo. Acidentes ambientais: acidentes ambientais por causas naturais, acidentes tecnológicos, no transporte de cargas perigosas, na armazenagem de inflamáveis e explosivos e acidentes radioativos. Análise de riscos no manuseio, transporte e armazenagem de produtos químicos. Confiabilidade aplicada à análise de riscos ambientais. Técnicas de análise de riscos ambientais. Planos de contingência e de atendimento às emergências ambientais. Custo dos acidentes ambientais. Análise do valor ambiental. Projetos Ambientais e Sanitários Sustentáveis.

Eletricidade Básica e Instrumentação

Carga Horária: 40 h
Professor: Luis Elvis Cano 
Ementa: O que é eletricidade. Condutores/isolantes/semicondutores. Cargas elétricas/o que é corrente. Produção e uso da eletricidade. Como se mede corrente. Como se mede tensão. O que controla a corrente. Introdução à teoria dos circuitos. Modelagem de dispositivos elétricos e eletrônicos. Princípios de conversão de energia. Transmissão de sinais. Circuitos elétricos de C.A. Circuitos em série tipos RL/RC/LC/RLC. Circuitos em paralelo tipos RL/ RC/LC/RLC. Circuitos mistos de C.A. Transformadores. Introdução à distribuição de C.A. Reparação de circuitos de C.A. Geradores de C.A. Motores de C.A. Reparação de sistemas de C.A. PCH - Pequenas Centrais Hidrelétricas. 

Trabalho de Conclusão de Curso II (TCCII)

Carga Horária: 40 h
Professor: Izabel Matos
Ementa: Orientação para elaboração do texto final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Tópicos Especiais II

Carga Horária: 40 h
Professor: Dalter Godinho
Ementa: Disciplina abordando assuntos contemporâneos em Engenharia Ambiental e Sanitária ou outras áreas de interesse e estudo das engenharias.

Optativa II

Carga Horária: 40 h
Ementa: Disciplina abordando assuntos contemporâneos em Engenharia Ambiental e Sanitária ou outras áreas de interesse e estudo das engenharias.