Você está aqui: Página Inicial / Humanidades1 / ENADE

Enade

Exame avalia a qualidade do ensino Provas tem como objetivo acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, bem como o desempenho estudantil a partir das diretrizes curriculares de graduação 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema  acional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. Ciente da importância do exame, as disciplinas de Humanidades do Izabela Hendrix estão alinhadas com os temas cobrados nas provas que são realizadas anualmente.

O Enade tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos revistos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. 

Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais. Este texto retirado do site do Manual do ENADE 2012 (leia o documento completo). 


Acesse o site Portal Brasil e tenha mais informações.

Saiba mais