Você está aqui: Página Inicial / Ciências Contábeis / Corpo Docente

Corpo Docente

Para acessar ao currículo lattes basta clicar no nome do docente.


  • Alexandre Magno Caldeira FigueiredoMestre em Direito pela Universidade Bandeirante de São Paulo, Bacharel em Direito pela Universidade de Itaúna. Ex-coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Atualmente é Professor do Curso de Direito Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Advogado.


  • Andrezza Feltre da Cunha Peixoto - Graduada em Direito pela Universidade FUMEC (2007), Pós-Graduada em Direito Material e Processual do Trabalho pela Faculdade Pitágoras (2008), Pós-Graduanda em Docência do Ensino Superior e Gestão Educacional pelo Centro Universitário Izabela Hendrix, Mestre em Direito, Área de Concentração: Instituições Sociais, Direito e Democracia pela Universidade FUMEC (2012), advogada e professora universitária. 


  • Antonio Carlos Ferrarezi - Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1980) e Mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Trabalhou como professor titular do Instituto Metodista Granbery, nos Cursos de Administração, Educação Física, Sistemas de Informação e Pedagogia, da Faculdade Metodista Granbery. Tem experiência no ensino de Filosofia, Filosofia da Educação, Ética, Sociologia da Educação, Metodologia Científica, Pesquisa Educacional e Pensamento Pedagógico Brasileiro. Nas áreas de Filosofia e Filosofia da Educação, ênfase para a Filosofia Grega Clássica, Filosofia Moderna e para o pensamento pedagógico de Paulo Freire e Vygotsky. Professor no curso de Pós Graduação em Gestão Educacional e Psicopedagogia, do Instituto Metodista Granbery. Na área teológica, atua principalmente nos seguintes temas: Homilética, Teologia Prática, História Eclesiástica, História do Metodismo, John Wesley, História do Metodismo em Juiz de Fora, Metodismo Brasileiro e Reforma Protestante do Século XVI. Tem experiência em Educação à Distância, Plataforma Moodle, trabalhando como professor e tutor. Trabalhou no Instituto Metodista Granbery (Colégio e Faculdade) por dezoito anos completos. Atualmente trabalha como Professor de Teologia e Coordenador do Curso de Teologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, MG.


  • Daniela Assis Alves Ferreira - Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é Professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção. Atua nas áreas de Administração, Sistemas de Informação e Ciência da Informação.


  • Geraldo Margela Perdigão Diz Ramos - Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade Novos Horizontes (2009). Especialista em Gestores de Instituições Educacionais pelo CEFET/MG (1998). Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva (1992). Atualmente é professor assistente do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Atua na área de Educação, há 25 anos como professor das seguintes disciplinas: Estatística, Métodos Financeiros e Avaliação de Valor, Métodos Quantitativos, Administração de Materiais, Trabalho de Conclusão de Curso - Projeto e Pesquisa. Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia da Produção e Engenharia Ambiental.


  • José Aparecido de Oliveira - Membro da Pró-Reitoria Acadêmica; Coordenador de Pesquisa e Iniciação Científica e Coordenador Editorial do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor de Filosofia do Direito, Ética, Bioética, Sociologia e Humanidades do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor de Antropologia, Filosofia e Metodologia Científica da Faculdade de Estudos Administrativos de MG, FEAD. Membro do Núcleo Docente Estruturante. Doutor em Ciências da Comunicação pela Umesp, jornalista graduado pela Fundação Cultural de Belo Horizonte (2002); especialista em Docência de Filosofia pela Unimes (2008) e teólogo pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Editor, instrutor e consultor de editoração científica. Pesquisador do Grupo de Estudos de Comunicação e Linguagem e do Programa de Pesquisa do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.


  • Juliana Ramos Trindade RosaMestrado em Administração - Faculdades Pedro Leopoldo, defesa em 12/2014. Especialização em Controladoria Corporativa pelo IES (Instituto Educação Continuada) da Puc Minas. Graduação em Ciências Contábeis pela Puc Minas.


  • Leila Vaz da Silva - Possui mestrado acadêmico em administração pela Faculdade Novos Horizontes concluído em 2009. Especialista em Gestão Estratégica, com área de concentração em Gestão de Pessoas (UFMG). Graduada em Administração com ênfase em Empreendedorismo e Gestão Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Profissional com experiência de mais de 15 anos no mercado atuando principalmente com Administração de Recursos Humanos.


  • Leonor Natividade de Medeiros Campos - Possui três graduações em PSICOLOGIA, sendo: Bacharelado e Formação de Psicólogos pelo Centro Universitário Newton Paiva (1981), graduação em Licenciatura Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1980) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). E, várias especializações e experiencia profissional. Desde 2002 até o momento é docente do ensino superior e orientadora de monografias e artigos científicos (TCC) do CENTRO UNIVERSITÁRIO IZABELA HENDRIX , faz atendimento Psicológico a discentes, docentes, funcionários do Centro Universitário e coordena o setor de Orientação Profissional vinculado ao núcleo de estágios da Instituição. Tem experiência profissional como: a) Psicóloga Educacional: ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, orientação a pais, professores e coordenação pedagógica; b) Psicóloga Organizacional: atuando em consultoria de: gestão de pessoas, cultura organizacional., clima organizacional, pesquisa de clima organizacional. e terceiro setor. Treinamento e Desenvolvimento; Cursos de pequena duração. Motivação; Dinâmica de grupo e outros. c) Docente do ensino superior desde 1989 até o momento. Registro no CRP de Minas Gerais sob o número: 04/3487.


  • Letícia Corrêa Magalhães Ferreira - Bióloga pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Pós- graduada em administração hospitalar pela FASC Faculdade São Camilo MG Mestre em Administração Acadêmica pela Faculdade Novos Horizontes Dissertação: Linha de pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações. Tutora em EAD. Coordenação de cursos, desenvolvimento de projetos Pedagógicos e Professora método presencial e EaD na área de Administração em Saúde, Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade, planejamento Estrategico em Recursos Humanos, Gestão do Meio Ambiente e Fonoaudiologia em nível de graduação e Pós-graduação Latu sensu. Consultora em administração hospitalar, Palestrante e Instrutora na capacitação de profissionais na área de gestão.


  • Manuel Alfonso Díaz Muñoz - Possui graduação em Ciências Eclesiásticas - Facultad Teológica Del Norte de España (1989), licenciatura em Psicologia - Universidad de Deusto (1987), doutorado (2011) e mestrado (2006) em Teologia, na área de Religião e Educação, pela Escola Superior de Teologia (São Leopoldo, RS)e mestrado em Psicologia Social pela Universidad del Pais Vasco (2007). Atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, direitos humanos e educação para a paz. Sua tese, "Educar para paz: comportamentos pró-sociais" obteve Menção de Honra no Prêmio Capes de Teses 2012.


  •  Neimar Gouvea de CamposMestrado em Finanças (Administração), MBA Gestão Financeira e Controladoria - FGV e Ohio University, Bacharel em Ciências Contábeis- Centro Universitário Newton Paiva. Bacharel em Administração e Graduando em Ciências Econômicas - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD). Coordenador dos Cursos de Administração e CST Logística da Faculdade Pitágoras Betim - MG. Professor da Faculdade Pitágoras dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e CST Logística, Professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix dos Cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Produção; Professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas - RJ e Professor Pós-Graduação da BI - Fundação Getúlio Vargas RJ e Faculdade Pitágoras Betim. Ex-professor de Graduação do CEFET- MG e PUC Minas.


  • Neiva dos Santos AndradePossui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais(2000), especialização em Perícia Contábil e Arbitragem pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais(2003), especialização em Gestão Pública pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá(2007) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais(2010). Atualmente é Oficial do MP - Assist. Téc. Contr. Financ. do Ministerio Público do Estado de Minas Gerais e Professor da Faculdade do Centro Educacional Mineiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.


  • Norma Saraiva SoaresGraduada em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996), graduada em Licenciatura Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), especialização em Auditoria Externa pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestrado Profissional em Economia de Empresas pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2009). Sócia Diretora da empresa Pension Ltda.. Professora da Faculdade Estácio de Sá (BH) e do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (BH). Experiência profissional na área Administrativa, com ênfase em Ciências Contábeis.


  • Oscar Lopes da SilvaProfessor Oscar Lopes da Silva é Mestre em Contabilidade e Finanças - Programa de Pós Graduação em Contabilidade da UFPR - É graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Leciona em Universidades desde 1986. Atualmente é Professor, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e Coordenador de Trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis do Instituto Metodista Izabela Hendrix de Minas Gerais. Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais 2014/2017. Coordenador da Comissão do Balanço Social do CRCMG nos últimos nove anos, 2007/2015. Membro da Comissão de Elaboração de Provas do Exame de Suficiência desde 1999, completando em 2015, dezesseis anos de participação. Editor Adjunto da RMC - Revista Mineira de Contabilidade. Atual Coordenador da Comissão de Elaboração de provas do Exame de Suficiência. Detentor da Insígnia da Inconfidência por trabalhos desenvolvidos na área de educação e do Diploma do Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal. Em reconhecimento de atuação por uma sociedade justa, democrática e pacífica. No Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Educação, Custos, Exame de Suficiência, Informação, Formação, Universidade. Sua dedicação profissional é identificada com a educação na área contábil.


  • Patrícia Regina Teles AvilaMestre em administração financeira pela Fundação Pedro Leopoldo. Possui graduação em Ciencias Contabeis - Unicentro Newton Paiva (2000). Pos graduação em auditoria pela FGV. Atualmente é Professora das Faculdades Milton Campos e Izabela Hendrix, onde ministra as disciplinas de Contabilidade de Custos, Análise de Custos, Teoria da Contabilidade e Gestão da Administração, Contabilidade e Orçamento Público. Coordenadora Contábil no Projeto de Harmonização das Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, na Secretaria de Estado da Fazenda de MG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade gerencial e financeira, Contabilidade de custos, Auditoria, Perícia Contábil, Contabilidade Pública e documentos contábeis. Membro do Congregação da Faculdade de Administração Milton Campos. Membro do Núcleo Docente Estruturante e Sub chefe de departamento do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração Milton Campos. Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) e Colegiado do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metodista Izabela Hendrix.


  • Romulo Nunes Ribeiro JúniorPossui graduação em Ciências Contábeis com ênfase em controladoria pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Administração de Empresas pela Faculdade Pedro Leopoldo (2015). Tem experiência de ensino e profissional na área de Administração e Contabilidade com ênfase em Organização e Gestão de Pessoas.


  • Rozeli de Fátima Dutra - Mestre em administração pela Faculdade Novos Horizontes (2008), em Qualidade de Vida no Trabalho. Especialista em Coaching com Programação Neurolinguística pelo Instituto Brasileiro de Coaching (2010). Especialista em Gestão e Tecnologia da Qualidade pelo CEFET/MG (2001). Graduada em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991). Analista PI - Predictive Index. Professora universitária há 12 anos em cursos de graduação e pós-graduação. Professora das disciplinas gestão de pessoas e equipes, gestão de carreira, administração hospitalar, liderança e trabalho em equipe, planejamento estratégico, comportamento empreendedor, comportamento organizacional, gestão de competências e aprendizagem organizacional, criatividade e inovação, gestão do conhecimento e competividade, poder e cultura nas organizações, formação humana e desenvolvimento profissional do contador, gestão de processos, gestão da qualidade e produtividade, consultoria organizacional, orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC). Coordenadora do Projeto de Extensão Faça a Diferença do Centro Universitário Izabela Hendrix. Experiência como consultora empresarial. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão na área de saúde e outras áreas.Trabalhou em vários hospitais privados, dentre eles Hospital Mater Dei, Hospital Felício e Hospital Biocor. Foi militar durante 6 anos, exercendo atividades no Hospital Militar e Diretoria de Saúde da PMMG. Foi sócia de duas empresas, uma na área de saúde e outra na área de desenvolvimento humano. Foi servidora concursada do Estado de MG no período de dezembro/2014 a fevereiro/2016 com atuação no cargo gestor em ciência e tecnologia na FAPEMIG e na Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. Atualmente é professora de tempo parcial no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e professora horista na Universidade Fumec. Atua como Coach de Desenvolvimento Profissional e Qualidade de Vida desde 2011.


  • Sérgio Estáquio PedrosaGraduado em Ciências Econômicas pela Fundação Universidade de Itaúna (1992). pósgraduado em finanças pela Unileste, mestre em Administração (MPA) pela Unipel (Pedro Leopoldo), profissional Economico Financeiro. Atualmente é consultor empresarial - Tempus Consultoria Ltda e professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (graduação e pósgraduação). Tem experiência nas áreas de Economia, finanças e contábil, com ênfase em Planejamento Econômico (Controladoria). Professor de Finanças, Introdução à Economia, Macroeconomia, Microeconomia, Estatística e Econometria, Matemática Financeira, Estudo Economico Financeiro, Custos e Análise das Demonstrações Financeiras.



  • Sidney Pires Martins é Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes de BH/MG e Especialista em Administração em Marketing Estratégico e em Gestão de Pessoas na Unilago em São José do Rio Preto/SP, além de possuir graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Professor Universitário das disciplinas de Empreendedorismo e Inovação, e áreas correlatas a Gestão e coordenador de TCCs, atua nos cursos de Engenharia de Produção, Ambiental e Sanitária, e Civíl; e Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix em BH. Sócio Diretor da Saber & Saber - Arte de Educar, onde atua como consultor na área de marketing estratégico e inteligência competitiva para pequenos e médios empresários, além de atuar como coach profissional e pessoal. Membro ativo da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional, uma ONG filiada a ONU e já presente em 192 países, que luta pela Paz, Cultura e Educação dos povos com base na filosofia budista; Sidney também atua como Relações Públicas da Região na Metropolitana BH Centro Sul para BSGI. Já participou de Cursos de Aprimoramento para Jovens Líderes do Séc. XXI, bem como na organização de grandes eventos nacionais e internacionais, de intercâmbio de informações entre países que possuem representações da SGI. Participou ativamente na divulgação das culturas locais através de exposições nacionais vinculadas à SGI, ONG acima mencionada. Organizador de eventos de diversos formatos e repercussões ao longo dos últimos 15 anos; eventos esses que variam de jantares beneficentes para 15 pessoas à conferências, congressos, exposições e festivais culturais para mais de 12 mil pessoas. Já participou de vários cursos de atualização, reciclagem e especialização na área de gestão de pessoas, marketing estratégico e inteligência competitiva no Brasil e no Exterior (Argentina, Japão, via vídeo-conferência). É um profissional carismático, comunicativo e empreendedor, sempre obstinado a concretizar seus objetivos. Busca incansavelmente o melhor para empresa, onde valoriza acima de tudo o trabalho em equipe. Possui total fluência em língua Espanhola e gosta de lidar com público e pessoas de maneira geral.


  • Tiago Silveira Gontijo - Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2011), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor no Instituto Metodista Izabela Hendrix nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Administração e Contabilidade. Atuou por mais de um ano como Analista de Regulação Tarifária na Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais, ARSAE-MG, sendo um dos responsáveis pelo cálculo das tarifas de água e esgoto da COPASA-MG, COPANOR-MG, CESAMA-JF, SAAE de Passos e SAE de Ituiutaba. Também atuou como supervisor do Núcleo de Melhoria de Processos da ARSAE-MG. No tocante à temática da extensão universitária, participou de atividades do Projeto Manuelzão (UFMG), perfazendo um total de 400 horas. Tem experiência na área de Economia e Engenharia, com ênfase em Supply Chain, Gestão da Qualidade, Administração de Sistemas de Produção, Regulação Econômica, Econometria de Séries Temporais e Análise Multivariada, atuando principalmente nos seguintes temas: energias alternativas, precificação, saneamento e decisão sob incerteza. Realizou estágios no Ministério da Justiça - CADE (análise de fusão e aquisição de empresas), Projeto Bioenergia UFV (estudos de viabilidade econômico financeira de projetos industriais) e Fundação Christiano Ottoni.