Pesquisa e Iniciação Científica
As políticas de pesquisa do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix têm por finalidade a constituição e a consolidação de uma cultura de pesquisa na instituição, por meio do incentivo direto e do apoio à criação ou fortalecimento das agências de cada núcleo, nas quais a articulação e a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão será concretizada. As agências serão responsáveis pela criação, implementação e acompanhamento das propostas de pesquisa e extensão que, vinculadas e articuladas ao ensino promoverão uma formação acadêmica e profissional plena de nossos docentes e discentes.
O apoio institucional à pesquisa incluirá o incentivo à organização das atividades de laboratórios e centros de pesquisa; o estímulo à ampliação de atividades de iniciação científica junto aos alunos e alunas de graduação; da valorização dos projetos interdisciplinares; do incentivo a apresentação de trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais de relevância; da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas; do estímulo à publicação em revistas científicas indexadas, especialmente as institucionais; da constante busca de integração ensino – pesquisa – extensão, da ampliação da internacionalização; e da definição e implementação de sistemática de acompanhamento e avaliação das pesquisas, incorporando critérios de qualidade e relevância científica e social.
Para tanto, precisa-se de profissionais docentes corajosos(as), criativos(as) e inovadores(as); de docentes críticos(as) e inquiridores(as); de pesquisadores(as) profissionalmente capazes.
[...] a base da educação escolar é a pesquisa [...] para a pesquisa assumir este papel, precisa desbordar a competência formal forjada pelo conhecimento inovador, para alojar-se, com a mais absoluta naturalidade, na qualidade política também. É essencial não perder de vista que conhecimento é apenas meio, e que, para tornar-se educativo, carece ainda orientar-se pela ética dos fins e valores. [...] a pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria [...]. A marca política não aparece apenas na presença inevitável da ideologia, mas sobretudo no processo de formação do sujeito crítico e criativo, que encontra no conhecimento a arma mais potente de inovação, para fazer e se fazer oportunidade histórica através dele. (DEMO, 2002, p. 6,7).
Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa é aqui pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, propiciando interfaces com as questões sociais, metas de intervenção e responsabilidade social do Izabela Hendrix. Implantada em todos os cursos, 47 como parte do processo de se aprender permanentemente, e associada à extensão e ao ensino, a pesquisa é considerada um dos pilares da educação de qualidade e o principal motor incentivador da qualificação docente e discente.
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