Você está aqui: Página Inicial / Ciências Contábeis / Histórico

Histórico

por Thiago Tamošauskas publicado 28/10/2015 10h53, última modificação 22/02/2018 10h27

O curso de Ciências Contábeis tem seu pressuposto no profissional de contabilidade conhecido como “guarda-livros” que se encarregava da escrituração dos livros mercantis das empresas comerciais e que mais tarde deu origem ao “Técnico em Contabilidade” e depois o “Contador”.

A nomenclatura de “contador geral” era utilizada pelos profissionais que atuavam na área pública para função de “guarda-livros” e deveria fazer uma matrícula na Junta do Comércio, sem a qual estaria impedido para o serviço público. Esta exigência foi estabelecida pela primeira regulamentação através da Carta de Lei expedida pelo rei de Portugal, Dom José, em 1770, que incluía o Brasil por ser colônia e impedia ainda que a Contadoria Pública contratasse os profissionais sem as aulas de comércio.

Nota-se que a educação possui forte influência no mercado de trabalho ao estabelecer um diferencial para aqueles que frequentavam as aulas de comércio.

Nos dias de hoje a educação continuada, em particular na área de Ciências Contábeis, é um caminho sem volta para aqueles que estão dispostos a permanecer e progredir no mercado de trabalho, acompanhar as constantes mudanças e estabelecer um diferencial dentro do mundo globalizado.

No CEUNIH – Centro Universitário Izabela Hendrix, o curso de Ciências Contábeis foi fundado em 2008. Busca uma formação voltada para o mercado, aprimorando seus alunos no conhecimento científico e técnico, pois as habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais são fundamentais na busca de excelência do aluno.

Possui professores, na sua maioria Mestres e Doutores, com atuação na academia e mercado.  Os laboratórios compatíveis com o mercado e softwares de renome no mercado.