Você está aqui: Página Inicial / Ciências Contábeis / Notícias / Alunos de Ciências Contábeis apresentam trabalho interdisciplinar

Alunos de Ciências Contábeis apresentam trabalho interdisciplinar

por Isabela Carvalho publicado 18/06/2018 15h53, última modificação 18/06/2018 15h53
O objetivo central do trabalho foi avaliar os impactos das transformações digitais na área contábil
Alunos de Ciências Contábeis apresentam trabalho interdisciplinar
Os professores Kelly e Rômulo ajudaram os alunos na realização dos trabalhos

Os alunos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix apresentaram na última quarta-feira (13) o trabalho interdisciplinar “Contabilidade 4.0: o impacto da transformação digital na área contábil”. Com temas distintos e bastante atuais, os alunos apresentaram alternativas viáveis para atualizar os profissionais da área e otimizar os processos que já existem na contabilidade.

Segundo a professora do curso, Kelly Sena, o trabalho tem como principal objetivo estudar o impacto das transformações tecnológicas no dia a dia do contador. “Hoje todos os processos são online, tudo é muito mais rápido. Por isso, sentimos essa necessidade de avaliar o uso da tecnologia a favor do profissional”, explicou.

Ainda de acordo com a professora, a tecnologia já é uma realidade na vida do contador e o profissional que não se atualiza pode perder espaço no mercado. “O que antigamente era uma atividade operacional lenta e repetitiva, hoje é feito por uma máquina. E isso significa que a máquina poupa o profissional, de uma atividade demorada e passível de erro. Por outro lado, o profissional que não sabe tirar proveito dessa tecnologia está fadado ao fracasso e à desatualização”, complementou.

Para o professor Rômulo Júnior, o evento é mais que uma oportunidade de atualização, mas também um diferencial do curso de Ciências Contábeis oferecido pelo Izabela. “Os temas que estão sendo tratados aqui nessa mostra não estão na grade curricular de nenhuma outra faculdade, pois são assuntos muito novos. Isso faz com que os profissionais formados no Izabela tenham esse diferencial, pois já estão à frente no mercado de trabalho”, enfatizou.

Temas
Os alunos do curso se dividiram em três grupos para estudar temas atuais, como o machine learning, as criptomoedas e o big data. Os grupos tiveram o desafio de criar projetos inovadores que refletissem a realidade do contador de hoje com as inovações tecnológicas.
O primeiro grupo falou sobre o “Machine Learning”, que é o aprendizado das máquinas, e como ele pode ajudar o profissional da contabilidade no dia a dia.
O segundo grupo debateu as “Criptomoedas – Bitcoin”, uma moeda exclusivamente digital que está se tornando cada vez mais popular. O objetivo foi apresentar a moeda e estudar os impactos financeiros que ela causa no mercado.
Já o último grupo abordou o tema “Big Data e Lot” por meio da criação de um aplicativo para celulares, o “Quick Shopping”, que tem o objetivo de otimizar o tempo que o cliente gasta no supermercado.

Veja mais fotos do evento (passe o mouse sobre a foto).

Ciências Contábeis