Você está aqui: Página Inicial / Ciências de Dados / Notícias / Mineração de texto: professor da University of Virginia ministra palestra para alunos do Izabela Hendrix

por Isabela Carvalho publicado 13/08/2018 12h46, última modificação 21/08/2018 12h20
Encerrando a visita e o ciclo de palestras no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, o professor do College and Graduate School of Arts and Sciences - University of Virginia (EUA), Hudson Golino, conversou com os alunos dos cursos de Bioinformática, Ciências de Dados  e Engenharia da Computação. no dia 9 de agosto, sobre mineração de textos. Com o tema “Extração de conhecimento em bancos de dados: identificar emoções em textos, aplicações KDD” o professor apresentou um projeto de sua autoria que está em fase de estudos, o “Emoxicon”.

Com o objetivo de identificar emoções em texto, o professor vai além da tradicional polarização entre positivo e negativo e propõe uma análise sofisticada de emoções gerando escores para cada tipo de emoção e analisando-as num modelo probabilístico. O método foi desenvolvido pelo próprio pesquisador. O projeto consegue analisar uma quantidade grande de dados e elencar, por meio de gráficos, quais emoções são mais percebidas naquele conteúdo. Nesse sentido, Hudson explicou de que forma a tecnologia pode auxiliar na compreensão de mundo. “Usar as tecnologias para melhor compreender o mundo é uma forma de promover algum tipo de transformação social”, explicou.

Utilizando-se de dois exemplos do cenário político, o primeiro dos tweets do presidente americano Donald Trump e o segundo dos tweets do candidato à presidência do Brasil Jair Bolsonaro, Hudson mostrou como a mineração de texto pode auxiliar na compreensão da mensagem que é emitida nas redes sociais dos políticos. “As emoções compreendidas através dos escores representados não refletem, necessariamente, a mensagem que o candidato quer passar”, reforçou.

Ao final da apresentação, o professor Hudson esclareceu as dúvidas dos alunos sobre a pesquisa e sobre a área.

O palestrante
Hudson Golino é professor de Métodos Quantitativos do College and Graduate School of Arts and Sciences - University of Virginia (EUA). Pesquisador do “International Max Planck Research School on the Life Course”. Atua no desenvolvimento de novos modelos estatísticos e computacionais para solução de problemas em análise de dados multivariados. Em 2017 fundou o Creative, Innovative and Transformative (CreITive) Data Lab na University of Virginia. Tem como principal missão profissional transformar e aprimorar a sociedade por meio da Ciência de Dados.

Veja também: Beatles e Data Science: professor da University of Virginia faz palestra sobre o tema no Izabela Hendrix

Veja mais fotos do evento (passe o mouse sobre a foto):

Mineração de Texto