Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia de Produção / Estágios

Estágios

por Thiago Tamošauskas publicado 28/10/2015 10h53, última modificação 23/06/2016 10h06

Os estágios supervisionados são conjuntos de atividades de formação, programados e diretamente supervisionados por membros do corpo docente do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e procuram assegurar a consolidação e a articulação das competências estabelecidas. Visam a assegurar o contato do formando com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais, sendo recomendável que suas atividades se distribuam ao longo do curso.

O Estágio Supervisionado apresenta-se, assim, como um treinamento complementar às atividades didáticas desenvolvidas pelo aluno. Ao executar tarefas pertinentes à sua área de profissionalização, sob a responsabilidade de profissionais legalmente habilitados no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, o aluno tem a possibilidade de desenvolver aptidões e superar suas próprias deficiências, testando suas características para o trabalho e verificando a adequação de sua escolha profissional.

O estágio tem como objetivo

a) complementar a capacitação teórico-prática, humanística e tecnológica, contribuindo para a reflexão e construção do senso de cidadania;
b) aprimorar o processo de capacitação profissional do aluno enquanto este encontra-se amparado pelos docentes da instituição de ensino, possibilitando o esclarecimento de dúvidas nas diversas áreas de conhecimento e atuação profissional;
c) vivenciar simultaneamente a experiência acadêmica e o mercado de trabalho. 

Considerando as informações acima o estágio supervisionado do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix possuirá regulamentação própria, tendo o aluno que cursar um total de 200 (duzentas) horas no campo de estágio. Ao final do período de estágio, cumprida a carga horária, o aluno deverá entregar relatório ao seu professor orientador de estágio, que fará as análises necessárias, de acordo com a Política de Estágio.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, o estágio supervisionado deverá ser concebido como conteúdo curricular obrigatório, devendo cada instituição, por seus colegiados acadêmicos, aprovar o correspondente regulamento, com suas diferentes modalidades de operacionalização. Toda a regulamentação do Estágio Supervisionado no Curso de Engenharia de Produção seguirá a resolução que regulamenta o Estágio supervisionado dos cursos de graduação do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

Convênio de concessão de estágio

Plano individual de atividades de estágio