Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia de Produção / Notícias / Alunos de Engenharia de Produção propõem aplicativo que auxilia na preparação para o Enade

por raissa.ferreira — publicado 15/05/2018 15h32, última modificação 15/05/2018 15h32
App já foi utilizado por graduandos de mais de 30 universidades brasileiras

Para integrar a tecnologia aos estudos e utilizar os recursos oferecidos pelos celulares no crescimento acadêmico, estudantes do 10º período de Engenharia de Produção do Izabela Hendrix desenvolveram o aplicativo “Enade Nota 10”. O sistema oferece e-books, quizzes, rankings, vídeos e podcasts, além de links úteis para auxiliar os universitários da área nos estudos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Hellen Karin Gomes Ferreira, 24, Lucas Mateus Santos Aquino, 27, Jonatas da Silva Freitas, 22, Marcelo Marques Lana de Souza, 23, e Anny Agner de Oliveira, 22, relatam que a ideia para a criação de um aplicativo que auxilie os estudantes na preparação para o Enade surgiu a partir de conversas com o professor Tiago Silveira Gontijo que, com os docentes Alexandre de Cássio Rodrigues e Andressa Amaral, escreveu a obra “Enade Comentado: Engenharia de Produção”.

“A partir do livro percebemos uma necessidade de gerar conteúdo a respeito do tema, tendo em vista que em alguns meses a prova que possui uma grande importância tanto para a Instituição, quanto para os alunos seria realizada”.

Para a elaboração do aplicativo, primeiramente, foram realizadas amplas pesquisas sobre o Enade, educação digital, desenvolvimento de apps, design, influência da tecnologia na educação, entre outras tecnologias. Após esse período de estudos, os alunos escolheram a ferramenta que utilizariam para a criação do app, criação do design, registro de imagens, conteúdo, configurações e publicação da aplicação.

“Após o aplicativo ter sido acessado em mais de 15 estados e utilizado por alunos de aproximadamente 33 universidades no Brasil, vamos fazer uma mudança na plataforma e realizar a inserção de outros cursos como outras áreas da engenharia, e a administração será o próximo passo”, declaram os estudantes sobre o futuro do projeto.

Para eles, a utilização do Enade Nota 10 pode auxiliar os estudantes durante a graduação, na realização do exame e no prosseguimento dos estudos na pós-graduação. Como desenvolvedores do projeto, os benefícios também foram muitos: “O trabalho nos permitiu utilizar de métodos teóricos e práticos adquiridos ao longo de nossa formação acadêmica contribuindo para um crescimento pessoal/profissional. A realização do trabalho também nos trouxe notoriedade no meio acadêmico e pode ser uma grande porta de entrada para cursar um mestrado futuramente”.

Divulgação científica

Os universitários produziram um artigo analisando as possibilidades da ferramenta, que foi publicado no Brazilian Journal of Production Engineering, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). “A publicação veio como uma premiação por nosso esforço e dedicação para realização do trabalho e nos beneficia, não só em nossa vida acadêmica, como em nossa vida profissional. Pudemos contribuir com a expansão do conhecimento através da publicação”.

Leia o artigo completo, clicando aqui e conheça o site do Enade Nota 10, clicando aqui.