Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia de Produção / Notícias / Egresso do Izabela Hendrix tem artigo publicado em periódico importante

Egresso do Izabela Hendrix tem artigo publicado em periódico importante

por Jeferson Tavares publicado 11/07/2018 13h05, última modificação 17/07/2018 15h11
Egresso do Izabela Hendrix tem artigo publicado em periódico importante

O egresso Filipe Queiroga Figueiredo do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix publicou seu artigo Assessment Of The Optimum Participation Level in Mining Projects: Risk and Uncertainties no periódico Iberoamerican Journal Project Management.

O trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo para apoiar mineradoras quanto à formação de parcerias, visando instaurar projetos de mineração. O professor Alexandre de Cássio Rodrigues, orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que deu origem ao artigo, contou sobre a importância da publicação, uma vez que os projetos de mineração além de demandarem grandes investimentos, estão sujeitos a incertezas, como preço, teores e custos de extração dos minérios. “O modelo que foi desenvolvido pelo Filipe propicia determinar qual é o nível ótimo de participação de cada empresa. Para implementá-lo, ele utilizou conceitos de otimização, simulação e engenharia econômica, conteúdos que são abordados em várias disciplinas do curso de Engenharia de Produção”, pontua.

Tiago Silveira Gontijo, professor do curso, elogiou a vida acadêmica do egresso enquanto aluno do Izabela Hendrix. “Ele notabilizou-se pelo destacado desempenho acadêmico e interesse pela pesquisa. O Filipe encontra-se no rol dos alunos mais aplicados e dedicados da instituição”, diz. Sobre a produção do artigo, Tiago expressou sua opinião ao contar que a execução desta pesquisa só foi possível em função da orientação do professor Alexandre, que possui posição de destaque no setor de mineração do Brasil.

Em entrevista, Filipe agradeceu aos professores Tiago e Alexandre pela participação, orientação e apoio durante o desenvolvimento tanto do TCC e do artigo. “As publicações foram grandes conquistas pessoais e profissionais. Tenho muito carinho por esses trabalhos, pois renderam bons frutos desde minha formação, com o prêmio dado pelo Izabela Hendrix e por ser a terceira publicação sobre o tema”, explica.

A pesquisa Assessment Of The Optimum Participation Level in Mining Projects: Risk and Uncertainties foi reconhecido não só meio acadêmico, mas também foi apresentado no 24th World Mining Congress, considerado o maior congresso mundial do setor mineral.