Você está aqui: Página Inicial / Psicologia / Notícias / Entrevista| Coordenadora do curso de Psicologia do Izabela Hendrix fala sobre os diferenciais da graduação

por Isabela Carvalho publicado 11/12/2018 12h56, última modificação 11/12/2018 14h26

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix lança, no primeiro semestre de 2019, o curso de Psicologia. O curso oferecerá uma formação ampliada em que o futuro profissional irá conhecer a diversidade da Psicologia como ciência e profissão. Ao final do curso, o profissional estará capacitado para atuar na área clínica, na clínica em extensão em áreas emergentes das políticas públicas e nas áreas de gestão nas organizações.

A formação em Psicologia terá duração de 5 anos e promovendo ao aluno duas ênfases: Processos Clínicos e Psicossociais e Processos de Gestão. Dessa forma, o aluno poderá escolher uma das ênfases no seu processo de formação de psicólogo além de ter a possibilidade de optar também pela habilitação em Licenciatura para trabalhar a formação de professor em Psicologia.

O curso será coordenado pela professora e psicóloga Juliana Marcondes. Juliana é professora universitária, pós-doutora em Psicologia. Desde sua formação, trabalhou com a formação docente, com investimentos na pesquisa e em clínicas psicológicas.

Em entrevista, a psicóloga comentou sobre os diferenciais do curso, sobre a área de atuação do profissional e a perspectiva de mercado na psicologia.

Izabela Hendrix: Qual a proposta pedagógica do curso de Psicologia da Instituição?
Juliana Marcondes: O curso de psicologia do Izabela terá uma proposta diferenciada no mercado, que é a metodologia ativa na formação dos alunos. A nossa proposta é que os alunos iniciem desde o começo do curso os estágios de observação e saiam aptos para trabalhar em clínicas, escolas, instituições públicas, testes psicológicos, entre outros.  Depois de se formar como bacharel, o estudante pode optar por mais um tempo no Centro Universitário e se habilitar em licenciatura para atuar em instituições de ensino. Queremos deixar o aluno mais próximo da prática do seu campo de atuação.

IH: Quais os diferenciais do curso do que será ofertado no Izabela?
JM: O curso de Psicologia do Izabela terá como diferencial a prática mais ativa na formação, a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos dentro da instituição e atividades interdisciplinares no Centro Universitário. Sabemos que atualmente o mercado exige do individuo o diálogo de muitos espaços de atuação. Nesse sentido, o curso terá uma proposta interdisciplinar, com uma metodologia mais ativa com foco na experiência.

IH: Em relação ao mercado, como está a área de psicologia atualmente?
JM: A psicologia é uma profissão nova e o mercado está em ascensão. Atualmente o psicólogo pode atuar em diversas áreas e construir espaços de atuação. O psicólogo já tem seu lugar reconhecido nas políticas públicas, em áreas da educação, na psicopedagogia, em equipes de construção de projetos, na formação profissional e na licenciatura. Nosso objetivo é que o aluno possa encontrar no curso um corpo docente qualificado com professores e mestres engajados na prática e na ciência. Além disso, vamos oferecer ao aluno as diversas abordagens da psicologia, como a psicanálise existencial humanista, cognitivo-comportamental e a fenomenologia.

IH: Como os alunos da Instituição serão preparados para o mercado?
JM: A nossa proposta curricular é que o aluno possa entrar em contato desde o início do curso com a prática no papel de observadores. Além disso, a ideia é que façam visitas e conheçam a atuação do profissional, presenciando ações de psicólogos atuantes no mercado. Vamos propor diálogos em mesas redondas e compartilhar experiências e dúvidas. É importante que o aluno experimente várias coisas durante a graduação para direcionar sua preferência e especialização.

As inscrições para o vestibular do curso de Psicologia estão abertas e podem ser feitas gratuitamente clicando aqui.