Você está aqui: Página Inicial / Psicologia / Notícias / Saúde mental é tema da Semana da Psicologia

Saúde mental é tema da Semana da Psicologia

por Isabela Carvalho publicado 20/08/2019 15h36, última modificação 22/08/2019 15h42
Saúde mental é tema da Semana da Psicologia

Em comemoração ao dia do Psicólogo, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realiza, entre os dias 26 e 29 de agosto, a Semana da Psicologia. O evento discutirá temas relacionados à saúde mental e é voltado aos alunos do curso e demais interessados.  A Semana da Psicologia contará com atividades que incluem palestras, intervenções, debates e a aula magna do curso.

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Juliana Souza, falou sobre a importância do evento para os estudantes. “Atualmente a saúde mental é a grande questão que está em foco. As pessoas cuidam muito do físico, da aparência e esquecem a importância de cuidar da saúde mental. Valorizar o bem estar não só físico, mas também mental e social”, comentou.

Atividades

No primeiro dia do evento será realizada uma intervenção do curso de Psicologia com o setor de Apoio Psicopedagógico e Inclusão da instituição. A psicóloga Débora Menezes irá propor uma intervenção e uma dinâmica associada à questão da saúde mental e do atendimento e acolhimento de pessoas portadoras de sofrimento mental.

No dia 27 de agosto, data da comemoração do Dia do Psicólogo, o evento contará com o lançamento do livro “O bebê e o laço social” em uma mesa redonda mediada pela psicóloga e professora do Izabela Viviane Alvim. A coordenadora Juliana Souza falou sobre a importância do tema discutido no livro. “As pessoas pensam que pelo fato do bebê não ter o domínio da linguagem que não é indicativo ao atendimento psicológico. Então a ideia é trazer o assunto para quebrar esse paradigma e conseguir verificar como as intervenções interdisciplinares podem ajudar no desenvolvimento humano, principalmente na primeira infância”, comentou.

A experiência do psicólogo no processo de inclusão é tema da atividade do dia 28, ministrada pela coordenadora do curso de Educação Física do Izabela, professora Flávia Temponi. “A ideia da atividade é tentar trabalhar os cuidados que devemos tem com a interlocução da psicologia com outras áreas do saber”, explicou Juliana.

No último dia da Semana da Psicologia, os alunos poderão participar da aula magna do curso. Com o tema "Valorização do viver, prevenção e posvenção do suicídio: lugar para múltiplas psicologias", a palestra ministrada pela psicóloga Nadja Lappann, dá início às atividades da campanha Setembro Amarelo.

Confira a programação completa.

26/08 – Segunda-feira
Tema:
 Storytelling na Psicologia – Débora Menezes – Apoio Psicopedagógico e Inclusão
Local: Sala de Metodologias Ativas
Horário: 19h às 20h20

27/08 – Terça-feira
Mesa: Lançamento do livro “O bebê e o laço social: uma leitura psicanalítica”
Coordenação da mesa: Viviane Alvim – Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Participantes: Ana Carolina Diniz Guerra, Alexandra de Oliveira Martins, Juliana de Oliveira Marcatto
Local: Multimídia 01

28/08 – Quarta-feira
Coordenação:
Professora Flávia Góes
Tema:
 A experiência do psicólogo no processo de inclusão: aprendizagens, emoções e sentimentos
Horário: 18h40
Local: Quadras poliesportivas

29/08 – Quinta-feira
Aula Magna do curso de Psicologia:
"Valorização do viver, prevenção e posvenção do suicídio: lugar para múltiplas psicologias" – Psicóloga Nadja Lappann.
Local: Teatro Izabela Hendrix
Horário: 19h às 21h