Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Corpo Docente

Corpo Docente

Aline Nunes Carneiro

  • Titulação: Mestre
  • Formação Acadêmica: Psicologia 

Possui graduação de Bacharel em Psicologia pela União das Escolas Superiores do Pará (UNESPA), graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA), especialização em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Currículo Lattes

 

Alípio Rezende Benedetti

  • Titulação: Doutor
  • Formação Acadêmica: Ciências Biológicas

Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) e Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na área de Zoologia, Aracnologia: Taxonomia e Sistemática de Opiliones
Currículo Lattes

 

Ana Carolina Machado Ferrari

  • Titulação: Mestre
  • Formação Acadêmica: Pedagogia

Doutoranda e mestre em Educação - Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG; Psicopedagoga pela Escola Superior Aberta do Brasil; pedagoga, graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas com foco em inclusão organizacional. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em educação Inclusiva, educação organizacional, formação de professores e em coordenação pedagógica. Já atuei como pedagoga organizacional da Federação Nacional de educação e integração dos Surdos e como pedagoga na Universidade FUMEC, responsável pela coordenação pedagógica da Faculdade de Ciências Empresariais - FACE, orientação educacional dos alunos e supervisão dos tradutores intérpretes de Libras. Enquanto pedagoga da FUMEC assessorei e acompanhei todo o processo de reconhecimento de cinco cursos de graduação, dos quais quatro obtiveram nota 4 e um, nota 3. Como coordenadora pedagógica na Anhanguera Educacional S.A., gerenciei os processos educacionais voltados ao reconhecimento de cursos de bacharelado, obtendo nota 4 junto ao MEC. Tenho experiência no ensino profissionalizante tanto como analista de Educação Inclusiva, quanto como Supervisora Pedagógica. Tenho experiência como docente das disciplinas de Libras e Práticas Pedagógicas Inclusivas nos cursos de graduação do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Fui coordenadora especialista e docente nos cursos de Especialização em Gestão Educacional e Especialização em Neurociências aplicada à educação. Atualmente sou docente nos cursos de Pedagogia e Serviço Social do Centro Universitário UNA; docente nos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Também sou pesquisadora do Grupo interdisciplinar de estudos em Educação Inclusiva e Necessidades educacionais especiais (GEINE) na FaE/ UFMG. Possuo experiência em participação e organização de bancas de trabalho de conclusão de curso? TCC, bem como na orientação destes trabalhos. Além disso, já organizei e ministrei palestras em encontros pedagógicos, onde foram discutidos temas relevantes à educação como a Andragogia, Avaliação, Inclusão e Práticas docentes. Busco complementar minha formação através de novos cursos, atualizando e adquirindo novos conhecimentos.
Currículo Lattes

 

Danielle Péres da Rocha Oliveiros Marciano

  • Titulação: Mestre
  • Formação Acadêmica: Bióloga

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2003) e mestrado em Biologia Vegetal (Fisiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é coordenadora do curso de Ciências Biológicas e professora assistente da mesma Instituição, lecionando disciplinas nas áreas da Botânica e Educação. Tem experiência na área de Botânica e ensino, com ênfase em Ecofisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: ecofisiologia vegetal, crescimento vegetal, fotossíntese, estresses ambientais, educação ambiental e ensino de ciências.
Currículo Lattes

 

Fabiana Alves

  • Titulação: Doutora
  • Formação Acadêmica: Bióloga

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2008), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é estagiária Pós-Doutoral em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) na Universidade Federal de Minas Gerais e professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana e da Infórium Faculdade de Tecnologia. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia celular e Genômica, Fisiologia Cardiovascular e Nanobiotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sry, microRNAs, siRNAs, hipertensão e sistema renina-angiotensina.
Currículo Lattes

 

Flávia Temponi Góes

  • Titulação: Mestre
  • Área de Atuação: Educação Física e Educação Especial

Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE/ MG, 2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE - 2013). Possui Mestrado com aprovação com distinção em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2010). Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Itaúna (2009). Especialização em Fisiologia e Biomecânica do Movimento pela Universidade Veiga de Almeida (2002) e em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência pela UFJF(2014). Árbitra de Atletismo CBAt 6346, atuou como técnica de natação para deficientes visuais na Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte/MG (ADEVIBEL). Nesta instituição prestou serviços como professora, treinadora e técnica de natação, coordenando atividade de reabilitação, recreação, ensino e aperfeiçoamento. Atuou como professora de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental e Médio na Rede Estadual de Belo Horizonte/MG (2001-2009), na Rede Municipal de Contagem/MG (2002-2008) e no Colégio Metodista Izabela Hendrix de Belo Horizonte/MG (2009-2011). ATUALMENTE desenvolve atividades de docência no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (Belo Horizonte/MG). Nesta Instituição é coordenadora do Projeto de Extensão Educação Física Inclusiva, realiza orientação de estágios curriculares obrigatórios, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC ? monografias) e ministra as disciplinas: Atletismo, Basquete, Didática, Ginásticas Esportivas, Práticas Pedagógicas: Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas: Educação Básica, Educação Física para Pessoas com Deficiência, Pedagogia do Movimento, Programa de Ação Social. Por fim é parecerista da Revista Formação@Docente.
Currículo Lattes

 

Francisco de Oliveira Vieira

  • Titulação: Mestre
  • Formação Acadêmica: Biólogo

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2007) e mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é Doutorando em Fisiologia e Farmacologia ICB/UFMG.
Currículo Lattes

 

Graciete Maria de Oliveira

  • Titulação: Mestre
  • Formação Acadêmica: Pedagogia

Possui graduação em Pedagogia? Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Pós? Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestrado em Teologia, na área de Religião e Educação, pela Escola Superior de Teologia (São Leopoldo, RS). Experiência como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e, como Coordenadora Pedagógica Geral na Educação Básica e na orientação de trabalho de conclusão de curso na graduação e pós-graduação (Lato Sensu). Atualmente atua como professora no Ensino Superior, como Supervisora de Estágio e na Educação Básica como Coordenadora Pedagógica (Infantil ao Ensino Médio) e na orientação de trabalho de conclusão de curso na graduação.
Currículo Lattes

 

Hudson Andrade Santos

  • Titulação: Mestre
  • Formação Acadêmica: Biólogo

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), graduação em Biologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1991) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é responsável técnico do laboratório de Helmintologia Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e é professor titular de Parasitologia Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix desde 2000. Tem experiência na área de Parasitologia humana e veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Parasitoses intestinais, helmintologia, helmintologia Veterinária, taxonomia de helmintos de animais domésticos e silvestres.
Currículo Lattes

 

José Aparecido de Oliveira

  • Titulação: Doutor
  • Formação Acadêmica: Teologia e Comunicação Social

Assessor de Pós-Graduação e Pesquisa, Membro do Comitê de Relações Internacionais e Coordenador dos Grupos de Pesquisa junto ao CNPq do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Consultor científico da Fundação Metodista de Ação Social e Cultural. Professor de Filosofia Jurídica e Sociologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e de Antropologia e Filosofia da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD). Possui Mestrado (2006) e Doutorado (2014) em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialização em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2008). Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2002), graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Consultor em Editoração Científica (OJS System). Líder do Grupo de Pesquisa Specularis: Subjetividades, poder, corpo, consumo e identidade
Currículo Lattes

 

Laysa Maria Akeho

  • Titulação: Mestre
  • Formação Acadêmica: Psicóloga

É Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pedagoga pela FACON - SP (2017). Possui especialização em Psicologia da Educação: psicopedagogia preventiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005) e em Psicologia Clínica: existencial e gestáltica pela Faculdade de Estudos Superiores de Minas Gerais (2016). É mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2013). Possui ProLibras para docência em ensino superior (2010). Foi integrante do projeto de extensão Inclusão Social e Educacional de Pessoas com Deficiência no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2016), atualmente coordena projeto de extensão Formação Continuada de Educadores, e é responsável pelos Seminários Interdisciplinares e eventos do curso de pedagogia. Nesta instituição é docente desde 2010 nos cursos de Licenciatura (Pedagogia, Música, Ciências Biológicas, Educação Física), Fonoaudiologia, Teologia e direito. Ministra disciplinas de LIBRAS, P.P.Educação Inclusiva, Tópicos especiais em educação e linguagem, P.P projetos interdisciplinares, Psicologia da Aprendizagem, Teoria do desenvolvimento e Metodologias e Práticas no Ensino de Ciências Sociais. Tem experiência na área de educação como orientadora educacional e coordenadora. É Psicóloga clínica bilíngue (Libras/Português-Português/Libras) de orientação Fenomenológico-Existencial. Nos últimos anos, atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Inclusão, aprendizagem, língua de sinais, psicologia e fenomenologia. Aprovada em Concurso Público para atuar como professora de Libras na UFVJM
Currículo Lattes

 

Ligiane Martins Moras

  • Titulação: Doutora
  • Formação Acadêmica: Ciências Biológicas

Possui Bacharelado em Ciências Biológicas, Mestrado em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras e Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduiche no SmithsonianInstitution em Washington D.C. Na área de Zoologia, atua principalmente no estudo da diversidade (sistemática, taxonomia e inventariamento faunístico) de morcegos e na área de Ecologia possui experiência em estudos de comunidades de morcegos. Líder do grupo de pesquisa Biodiversidade e Conservação de Ecossistemas Tropicais do DGP-CNPq. Atualmente é professora do Centro Universitário Izabela Hendrix, onde ministra as disciplinas Zoologia de Vertebrados, Taxonomia e Sistemática, e Paleontologia para o curso de Ciências Biológicas.
Currículo Lattes

 

Ricardo Oliveira Latini

  • Titulação: Mestre
  • Formação Acadêmica: Zootecnia

Possui graduação em Zootecnia (2003) e aperfeiçoamento em Ciências Biológicas (2004) pela Universidade Federal de Viçosa e mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Tem experiência em ecologia, sobretudo, em ecologia de peixes, ecologia aplicada e avaliações de impactos ambientais. Atualmente, é professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, e da Faculdade UNA de Betim lecionando disciplinas na área ambiental para o curso Ciências Biológicas. Também é instrutor credenciado pelo SENAR MG para atuar no desenvolvimento de atividades de promoção social voltadas para pessoas do meio rural.
Currículo Lattes

 

Ricardo Souza Dias

  • Titulação: Doutor
  • Formação Acadêmica: Biólogo

Biólogo - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, mestre em Ciências de Alimentos pela Faculdade de Farmácia (UFMG) e doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas (UFMG). Atuou professor do curso de pós graduação em Microbiologia PUC- Minas, coordenou os cursos de Nutrição, Biologia e Biomedicina do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix onde atualmente ministra as disciplinas de Microbiologia e Imunologia. Atua como analista de saúde e tecnologia e referência técnica do Laboratório de Enterotoxinas de Alimentos do Laboratório de Saúde Pública - Fundação Ezequiel Dias. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Microbiologia de Alimentos e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade e inocuidade de alimentos, vigilância sanitária e enterotoxinas estafilocócicas.
Currículo Lattes

 

Rodrigo Gontijo Cunha 

  • Titulação: Doutor
  • Formação Acadêmica: Fisioterapeuta

Doutor em Neurociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba, com bolsa CAPES (2007). Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Uberaba (2004). Especialização em Medicina Chinesa - Acupuntura (2004). Professor no Instituto Metodista Izabela Hendrix. Professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Belo Horizonte. Professor do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Segurança do Trabalho Faculdade Pitágoras. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Atua na área de Engenharia Biomédica nos projetos com amputação, esporte adaptado, biomecânica e prática mental no amputado. Pesquisador visitante do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFMG - Grupo de Pesquisa em Engenharia Biomédica (LEB). nsultor em Editoração Científica (OJS System). Líder do Grupo de Pesquisa Specularis: Subjetividades, poder, corpo, consumo e identidade
Currículo Lattes

 

Rodrigo Itaboray Frade

  • Titulação: Mestre
  • Formação Acadêmica: Físico

É Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG), Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (CEPEMG), Especialista em Ensino de Astronomia (UFOP), Licenciado em Física (UFMG) e em Pedagogia (UNIUBE). Atualmente é Avaliador do BASIs (MEC/Inep), Editor Gerente do periódico Formação@Docente (ISSN 2237-0587), presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e professor de Tempo Integral do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH), lecionando disciplinas nas áreas de Educação, Física Aplicada e Matemática Aplicada. Na educação básica, tem experiência em Ensino de Física e Ciências. No ensino superior, tem lecionado disciplinas e desenvolvido pesquisas sobre o Ensino de Física e Ciências, assim como aplicação da Física e de Métodos Matemáticos e Científicos nos diferentes campos das Biociências.
Currículo Lattes

 

Tiago Silveira Gontijo

  • Titulação: Mestre 
  • Formação Acadêmica: Ciências Econômicas

Mestre em Engenharia de Produção (Produção e Logística) pela UFMG. Bacharel em Ciências Econômicas pela UFV. Atua como professor de Engenharia de Produção no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Como docente possui 3500 horas em sala de aula, lecionou 70 disciplinas e orientou 30 trabalhos de conclusão de curso. Participou de mais de 150 bancas de conclusão de curso. Foi membro do NDE, do CEP e do Colegiado de Engenharia de Produção, onde foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento de dois PPCs. Como pesquisador possui livros, capítulos e artigos publicados. Participante do Grupo de Pesquisa: Tecnologia da Educação (linha de pesquisa 1: Engenharia de Eficiência - DEA) e (linha de pesquisa 2: Tecnologia da Informação e Aplicativos Educacionais na Engenharia). É Revisor dos seguintes periódicos: (i) IEEE LatinAmericaTransactions; (ii) Revista Ambiente e Água; (iii) Revista de Economia e Sociologia Rural; (iv) Revista de Ciências Ambientais; (v) Revista Brasileira de Energia; (vi) BrazilianJournalofProductionEngineering (BJPE); (vii) Revista Geintec: Gestão, Inovação e Tecnologias e (viii) Revista de Administração Mackenzie. No tocante à extensão universitária, participou de atividades do Projeto Manuelzão (UFMG). Possui experiência na cadeia produtiva de abastecimento de água e esgotamento sanitário do estado de Minas Gerais. Trabalhou no Governo de Minas (Arsae-MG) e foi um dos responsáveis por: (i) calcular reajustes e revisões tarifárias: COPASA-MG, COPANOR-MG, CESAMA-JF, SAAE de Passos e SAE de Ituiutaba; (ii) desenvolver estudos Engenharia Econômica e (iii) elaborar notas técnicas, desenvolver metodologias e propor normas. Realizou estágios no Ministério da Justiça - CADE (análise de fusão e aquisição de empresas), Projeto Bioenergia UFV (estudos de engenharia econômica para projetos agroindustriais) e Fundação Christiano Ottoni (energias renováveis). Tem experiência na área de Economia e Engenharia, com ênfase em Administração de Sistemas de Produção, Estatística Aplicada, e Regulação Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: decisão sob incerteza, economia agrícola, energias alternativas, saneamento e saúde coletiva. Possui premiações diversas: Paraninfo, Patrono e Professor Homenageado dos formandos de Engenharia de Produção; Menção Honrosa de Iniciação Científica; Menção Honrosa em Congresso, Aprovado em 1º lugar no Mestrado de Engenharia de Produção (UFMG).
Currículo Lattes