Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Corpo Docente

Corpo Docente

Para acessar ao currículo lattes basta clicar no nome do docente.

 

  • Adriana Rodrigues Tristão - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado em Patologia Geral pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professora do Núcleo de Biociências do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Patologia Geral, com ênfase em Apoptose, atuando principalmente nos seguintes temas: apoptose, granuloma, esquistossomose e schistosoma mansoni e na área de Morfologia.

 

  • Ana Carolina Machado FerrariDoutoranda e mestre em Educação - Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG; pós graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Escola Superior Aberta do Brasil; pedagoga, graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas com foco em inclusão organizacional. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em educação Inclusiva, educação organizacional, formação de professores e em coordenação pedagógica. Já atuei como pedagoga organizacional da Federação Nacional de educação e integração dos Surdos e como pedagoga na Universidade FUMEC, responsável pela coordenação pedagógica da Faculdade de Ciências Empresariais - FACE, orientação educacional dos alunos e supervisão dos tradutores intérpretes de Libras. Enquanto pedagoga da FUMEC assessorei e acompanhei todo o processo de reconhecimento de cinco cursos de graduação, dos quais quatro obtiveram nota 4 e um, nota 3. Como coordenadora pedagógica na Anhanguera Educacional S.A., gerenciei os processos educacionais voltados ao reconhecimento de cursos de bacharelado, obtendo nota 4 junto ao MEC. Tenho experiência no ensino profissionalizante tanto como analista de Educação Inclusiva, quanto como Supervisora Pedagógica. Tenho experiência como docente das disciplinas de Libras e Práticas Pedagógicas Inclusivas nos cursos de graduação do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e da Univeridade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Atualmente sou coordenadora especialista e docente nos cursos de Especialização em Gestão Educacional e Especialização em Neurociências aplicada à educação, bem como docente nos cursos de Pedagogia e Serviço Social do Centro Universitário UNA; docente nos cursos de Pedagogia, Música e Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Também sou pesquisadora do Grupo interdisciplinar de estudos em Educação Inclusiva e Necessidades educacionais especiais (GEINE) na FaE/ UFMG. Possuo experiência em participação e organização de bancas de trabalho de conclusão de curso ? TCC, bem como na orientação destes trabalhos. Além disso, já organizei e ministrei palestras em encontros pedagógicos, onde foram discutidos temas relevantes à educação como a Andragogia, Avaliação, Inclusão e Práticas docentes. Busco complementar minha formação através de novos cursos, atualizando e adquirindo novos conhecimentos.

 

  • André Ferreira BorgesEngenheiro Agrimensor formado pela Universidade Federal de Viçosa - UFV em 2010. Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG em 2014, tendo iniciado no curso de Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Possui Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Estudante de Pós-Graduação em Direito Urbanístico pela PUC. Atualmente servidor público concursado da Prefeitura Municipal de Nova Lima-MG, trabalhando com revisão do plano diretor e elaboração do Plano de Saneamento Básico, geoprocessamento, zoneamento municipal, levantamentos geodésicos, atualização cartográfica, parcelamento do solo e regularização fundiária. Professor universitário das disciplinas de Cartografia, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informação Geográfica - SIG, Topografia e Solos, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - IMIH, nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas. Enquanto graduando foi presidente da Empresa Júnior de Engenharia de Agrimensura ( EJEAG ) no período de 2007-2008 e bolsista de iniciação cientifica PIBIC/CNPq 2009/2010, na área de Geodésia Física.

 

  • Cecilia Maria Carvalho Soares de Oliveira - Mestre em Ciências da Saúde , especialista em Saúde Coletiva, especialista em Saúde da Família, especialista em Educação a Distância , especialista e Administração Pública Municipal. Atualmente é coordenadora de tutoria da Universidade de São Paulo (UNIFESP), coordenadora de curso na modalidade de ensino a distância da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tutora de curso de extensão em saúde bucal - Canal Minas Saúde - SES, consultora na área de educação e saúde - EDUCARE Ltda, cirurgiã dentista da atenção básica da Prefeitura Municipal de Vespasiano M.G. Possui experiência em gestão e docência nas áreas de Saúde Coletiva; gestão de serviços de saúde, promoção de saúde, saúde bucal , odontologia hospitalar. recursos humanos, administração de serviços e processos.

 

  • Cristina Lúcia de Oliveira Moraes  - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991) e mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é professor titular -Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. , atuando principalmente no seguinte tema: peptides vasoactive.

 

  • Danielle Péres da Rocha Oliveiros Marciano - Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2003) e mestrado em Biologia Vegetal (Fisiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professora assistente da mesma Instituição, lecionando disciplinas principalmente na áreas da Botânica. Tem experiência na área de Botânica e ensino, com ênfase em Ecofisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: ecofisiologia vegetal, crescimento vegetal, fotossíntese, estresses ambientais e ensino de ciências.

 

  • Débora Naves Santos - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora assistente do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e do Colégio Santo Agostinho - NL. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Genética.

 

  • Fabiana Alves - Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2008), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é estagiária Pós-Doutoral em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) na Universidade Federal de Minas Gerais e professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana e da Infórium Faculdade de Tecnologia. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia celular e Genômica, Fisiologia Cardiovascular e Nanobiotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sry, microRNAs, siRNAs, hipertensão e sistema renina-angiotensina.

 

  • Francisco de Oliveira Vieira -  Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2007) e mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é Doutorando em Fisiologia e Farmacologia ICB/UFMG.

 

  • Hudson Andrade Santos - Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), graduação em Biologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1991) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é responsável técnico do laboratório de Helmintologia Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e é professor titular de Parasitologia Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix desde 2000. Tem experiência na área de Parasitologia humana e veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Parasitoses intestinais, helmintologia, helmintologia Veterinária, taxonomia de helmintos de animais domésticos e silvestres.

 

  • José Aparecido de Oliveira - Membro da Pró-Reitoria Acadêmica; Coordenador de Pesquisa e Iniciação Científica e Coordenador Editorial do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor de Filosofia do Direito, Ética, Bioética, Sociologia e Humanidades do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor de Antropologia, Filosofia e Metodologia Científica da Faculdade de Estudos Administrativos de MG, FEAD. Membro do Núcleo Docente Estruturante. Doutor em Ciências da Comunicação pela Umesp, jornalista graduado pela Fundação Cultural de Belo Horizonte (2002); especialista em Docência de Filosofia pela Unimes (2008) e teólogo pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Editor, instrutor e consultor de editoração científica. Pesquisador do Grupo de Estudos de Comunicação e Linguagem e do Programa de Pesquisa do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

 

  • Karen Lissa Goodwin Paglia - É licenciada em ciências biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, concluiu o mestrado em ecologia (conservação e manejo da vida silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1997. Atualmente e professora de tempo integral do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix desde 2007, atualmente atua na área dos estágios em licenciatura e em projetos de educação ambiental. É responsável por disciplinas na área de ecologia nos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental. Foi coordenadora do curso de Ciências Biológicas de 2009 a 2011 e Coordenadora do Núcleo de Formação Docente em 2011/2. Publicou 13 trabalhos em anais de eventos. Participou de 23 eventos no brasil. Entre 1990 e 2002 participou de 4 projetos de pesquisa. Atua na área de botânica e ecologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 21 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

 

  • Laysa Maria Akeho - Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), especialização em Psicologia da Educação: psicopedagogia preventiva pela Pontifícia Univeridade Católica de Minas Gerais (2005) e mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2013). Finaliza especialização em Psicologia Clínica: existencial e gestáltica pela Faculdade de Estudos Superiores de MInas Gerais (FEAD). Possui ProLibras para docência em ensino superior (2010) e estudou Libras na ASMG_BH. Atualmente é integrante do projeto de extensão Inclusão Social e Educacional de Pessoas com Deficiência no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e nesta instituição é docente nos cursos de Licenciatura (Pedagogia, Música, Ciências Biológicas, Educação Física), Fonoaudiologia, Teologia, direito e Enfermagem. Ministra disciplinas de LIBRAS, P.P.Educação Inclusiva, Tópicos especiais em educação e linguagem, P.P projetos interdisciplinares, Psicologia da Aprendizagem e Teoria do desenvolvimento. É Psicóloga clínica bilíngue (Libras/Português-Português/Libras) de orientação Fenomenológico-Existencial. Nos últimos anos, atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Inclusão, língua de sinais, psicologia e fenomenologia. Aprovada em Concurso Público para atuar como professora de Libras na UFVJM (DOU de 01/10/2014).

 

  • Leonor Natividade de Medeiros Campos - Possui três graduações em PSICOLOGIA, sendo: Bacharelado e Formação de Psicólogos pelo Centro Universitário Newton Paiva (1981), graduação em Licenciatura Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1980) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). E, várias especializações e experiencia profissional. Desde 2002 até o momento é docente do ensino superior e orientadora de monografias e artigos científicos (TCC) do CENTRO UNIVERSITÁRIO IZABELA HENDRIX , faz atendimento Psicológico a discentes, docentes, funcionários do Centro Universitário e coordena o setor de Orientação Profissional vinculado ao núcleo de estágios da Instituição. Tem experiência profissional como: a) Psicóloga Educacional: ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, orientação a pais, professores e coordenação pedagógica; b) Psicóloga Organizacional: atuando em consultoria de: gestão de pessoas, cultura organizacional., clima organizacional, pesquisa de clima organizacional. e terceiro setor. Treinamento e Desenvolvimento; Cursos de pequena duração. Motivação; Dinâmica de grupo e outros. c) Docente do ensino superior desde 1989 até o momento. Registro no CRP de Minas Gerais sob o número: 04/3487.

 

  • Letícia da Conceição Braga - Doutora em Ciências da Saúde com ênfase em Oncologia Molecular pela UNESP/Faculdade de Medicina de Botucatu/ Programa de Pós Graduação em Ginecologia, obstetrícia e Mastologia, mestre em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Ciências Biológicas. Atualmente, é pesquisadora integrante dos grupos de pesquisa: "Aspectos moleculares do processos malignos ginecológicos" da Faculdade de Medicina/UFMG e Fundação Ezequiel Dias e "Cultivo de células animais para estudos em pesquisa básica, aplicada e geração de produtos de base Biotecnológica" da Fundação Ezequiel Dias. Sócia e CEO da OncoTag Desenvolvimento de Produtos e Serviços para Saúde Humana Ltda. Professora da graduação e pós-graduação no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e Centro Universitário UNA. Tem experiência na área de Genética molecular humana e oncologia molecular.

 

  • Ligiane Martins Moras - Possui Bacharelado em Ciências Biológicas, Mestrado em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras e Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduiche no Smithsonian Institution em Washington D.C. Na área de Zoologia, atua principalmente no estudo da diversidade (sistemática, taxonomia e inventariamento faunístico) de morcegos e na área de Ecologia possui experiência em estudos de comunidades de morcegos.

 

  • Manuel Alfonso Díaz Muñoz - Possui graduação em Ciências Eclesiásticas - Facultad Teológica Del Norte de España (1989), licenciatura em Psicologia - Universidad de Deusto (1987), doutorado (2011) e mestrado (2006) em Teologia, na área de Religião e Educação, pela Escola Superior de Teologia (São Leopoldo, RS)e mestrado em Psicologia Social pela Universidad del Pais Vasco (2007). Atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, direitos humanos e educação para a paz. Sua tese, "Educar para paz: comportamentos pró-sociais" obteve Menção de Honra no Prêmio Capes de Teses 2012.

 

  • Marcos Filipe Guimarães PinheiroGraduado em Educação Física (2007) e Mestre em Estudos do Lazer (2009) pela UFMG. Professor dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Música do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG. Membro do Laboratório de Psicologia do Esporte (Lapes/UFMG). Tem experiência nas áreas de Educação Física e Educação com ênfase na perspectiva interdisciplinar, atuando, principalmente, com os seguintes temas: Esporte, Lazer, Cultura e Religiosidade.

 

  • Maria Esther Macêdo - Possui graduação em Biologia - Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1990), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é professor assistente - Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix, professora de Nível PII de Ciências da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aedes, mosquito, shistosoma, dengue e leishmania.

 

  • Marina Neiva Alvim - Possui graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (2000), especialização em Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Minas Gerais (2003), especialização em Manejo e Gestão de Ambientes Florestais pela Universidade Federal de Lavras (2004), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Botânica e de Educação.

 

  • Ricardo Oliveira Latini - Possui graduação em Zootecnia (Ecologia aplicada à produção agropecuária - 2003) e aperfeiçoamento em Ciências Biológicas (Ecologia de Peixes Exóticos - 2004) pela Universidade Federal de Viçosa e mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Tem experiência em ecologia, sobretudo, em ecologia de peixes e aplicada. Atualmente, é professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, e da Faculdade UNA de Betim lecionando disciplinas para os cursos Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental. Também realiza estudos com ecologia de peixes em avaliações de impactos ambientais.

 

  • Ricardo Souza Dias - Biólogo - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, mestre em Ciências de Alimentos pela Faculdade de Farmácia (UFMG) e doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas (UFMG). Atuou professor do curso de pós graduação em Microbiologia PUC- Minas, coordenou os cursos de Nutrição, Biologia e Biomedicina do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix onde atualmente ministra as disciplinas de Microbiologia e Imunologia. Atua como analista de saúde e tecnologia e referência técnica do Laboratório de Enterotoxinas de Alimentos do Laboratório de Saúde Pública - Fundação Ezequiel Dias. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Microbiologia de Alimentos e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade e inocuidade de alimentos, vigilância sanitária e enterotoxinas estafilocócicas.

 

  • Rodrigo Gontijo Cunha - Doutor em Neurociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba, com bolsa CAPES (2007). Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Uberaba (2004). Especialização em Medicina Chinesa - Acupuntura (2004). Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa em Engenharia Biomédica NEPEB na Universidade Federal de Minas Gerais. Professor em tempo integral no Instituto Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte MG ministrando as disciplinas Anatomia, Anatomia aplicada a Fisioterapia, Anatomia aplicada a Biomedicina, Fisiologia do exercício, Estágio Fisioterapia em ortopedia, Diagnóstico por imagem, Saúde Pública, Fisioterapia Preventiva, Seminários, Fisioterapia em Ergonomia, Exames Complementares, Trabalho de conclusão de curso I e II para Biomedicina, Supervisão fisioterapia em estágio em Saúde Pública. Tem experiência na área de anatomia, ortopedia/traumatologia, saúde pública e geriatria. Professor do curso de Segurança do Trabalho Pronatec no Pitágoras. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Atua na área de Engenharia Biomédica nos projetos com Interface cérebro máquina, biomecânica, investigando oscilações cerebrais, registradas no couro cabeludo relacionadas à imagética motora e prática mental no amputado.

 

  • Rodrigo Itaboray Frade - É Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG), Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (CEPEMG) e Especialista em Ensino de Astronomia (UFOP). Graduou-se em Física (UFMG) em 2002. Atualmente, é Editor Gerente do periódico Formação@Docente (ISSN 2237-0587), presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e professor de Tempo Integral do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, lecionando disciplinas nas áreas de Educação, Física Aplicada e Matemática Aplicada. Na educação básica, tem experiência em Ensino de Física e Ciências. No ensino superior, tem lecionado disciplinas e desenvolvido pesquisas envolvendo a aplicação da Física e de Métodos Matemáticos e Científicos nos diferentes campos das Biociências.

 

  • Sander Justino Neves - Doutor em Comunicação Social (2008-2012) pela Umesp, em São Bernardo do Campo (SP). Mestre em Teologia pela EST (2003-jan.2006), em São Leopoldo (RS). Possui graduação em Jornalismo e Publicidade & Propaganda pela Univale (1998-2002), em Governador Valadares (MG). É professor tempo integral do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte (MG), desde 2007. Foi coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda nesta instituição, em 2008. Desde 2008 é coordenador do setor de Educação a Distância (EAD) do Izabela Hendrix, o qual em 2013 passou a ser denominado Agência de Tecnologia Aplicada à Educação (AGE). Desde fevereiro de 2014 voltou à coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda. Também assumiu, em fevereiro de 2014, a coordenação da Assessoria de Comunicação e Vestibular. Ex-professor e ex-diretor de unidade da Faculdade Metodista do Espírito Santo, em Vila Velha (ES), em 2008. Foi professor e coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda do Centro Universitário Metodista IPA (2004-2006), em Porto Alegre (RS). Também coordenou o setor de Comunicação e Marketing do IPA, entre 2002 e 2004. Foi professor e diretor de unidade do Colégio Metodista Centenário e da Faculdade Metodista de Santa Maria (2006-2007), em Santa Maria (RS). Foi repórter e editor das versões impressas e on-line do Diário do Rio Doce, em Minas Gerais (1994-2002).

 

  • Valdemir Silva - Possui graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1983), especialização em Morfologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1988), especialização em Biologia Geral pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1986) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina(2003). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e Professor Municipal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:softwares educacional, conhecimento, aprender a aprender.