Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Extensão

Extensão

por Ebenezer Da Silva Melo Junior publicado 01/03/2016 15h15, última modificação 20/07/2021 12h13

Semestralmente, são divulgados no portal institucional editais para vagas a serem preenchidas por alunos do curso e também do Centro Universitário, conforme interesse dos mesmos. Os docentes supervisores são os responsáveis em selecionar os extensionistas, propor e acompanhar as atividades relacionadas aos respectivos objetivos de cada projeto, bem como produzir e divulgar as atividades realizadas a partir de relatórios e outros meios.

São trabalhadas as habilidades de comunicação dos alunos extensionistas através do relacionamento com pessoas de diferentes ‘universos’ possibilitando o aperfeiçoamento da linguagem adequada à diferentes situações. A independência intelectual e o espírito de liderança são incentivados e trabalhados tanto no planejamento como na execução das ações.

ProDIC – Programa de Divulgação e Intercâmbio Científico

São oferecidos cursos e palestras para estudantes (tanto do ensino médio, quanto da graduação), professores e/ou profissionais que têm interesse em aprofundar seus conhecimentos de forma inter e transdisciplinar.

Jornada Acadêmica/Semana da Biologia

Evento pedagógico e cultural com base científica que apresenta os trabalhos docentes e discentes desenvolvidos dentro ou fora da Instituição, tendo como objetivos básicos proporcionar ao aluno a vivência em encontros científicos incentivando a exposição de trabalhos científicos de sua autoria; informar sobre as atividades científicas desenvolvidas no curso; proporcionar aos participantes o acesso aos trabalhos desenvolvidos fora da Instituição por professores e alunos e proporcionar a sociedade em geral a oportunidade de acesso ao conhecimento. Além de ser um espaço de compartilhar os resultados das linhas de extensão e pesquisa do curso.

Projeto Vertebrados da Fazendinha Izabela Hendrix

Utilizar a rede social do Instagram como ferramenta de educação ambiental, visando suprir a página do Curso de Ciências Biológicas com informações acerca dos vertebrados que ocorrem na Fazendinha do Izabela Hendrix. Com isso, também divulgar a nossa Fazendinha e sua extensa área verde (~30ha) que abriga espécies vegetais e animais em meio a uma área urbanizada e degradada. Publicação de posts semanais sobre os vertebrados da Fazendinha no perfil do Curso de Ciências Biológicas no Instagram (Ver anexos); Lives conduzidas no canal da Biologia Izabela Hendrix no Youtube. Os alunos conduziram apresentações sobre:

1) A importância da diversidade de vertebrados para o bem-estar humano (https://www.youtube.com/watch?v=l8c4tzYbkK0)

2) Vetores e pragas no meio urbano (https://www.youtube.com/watch?v=aoR0- biKDhQ).

Projeto Extensão ComVida

O Projeto Extensão ComVida promove atividades que visam integrar as demandas cotidianas da sociedade e os conhecimentos desenvolvidos no curso. Apresenta as atuações do profissional biólogo trazendo os desafios e possibilidades de mudança a partir do isolamento social induzido pela COVID- 19. Também divulga soluções inteligentes para problemas da vida urbana que estimulem na sociedade a busca pela interação respeitosa e co-participativa com o Meio Ambiente. Entre as ações do Projeto estão:

1) Submissão de dois resumos simples no V Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão Universitária do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix,

2) Posts no Instagram sobre as mais de 80 áreas de atuação do Profissional Biólogo - perfil do curso de Ciências Biológicas,

3) Live com o curso Introdução ao Lattes no Canal do YouTube da Biologia Izabela Hendrix (https://www.youtube.com/watch?v=sz5eGGnpqtI&t=1851s),

4) Visitas à escolas da Educação Básica para apresentação do curso de Ciências Biológicas.