Histórico
A Biologia, como área de estudo, começou a ser regulamentada a partir de 1962, quando o Conselho Federal de Educação - CFE, através do Parecer 325/62 fixou o currículo mínimo e a duração dos cursos de Licenciatura Plena em História Natural. Os diplomados nesses cursos destinavam-se ao ensino da Biologia no 2º ciclo e das Ciências Físicas e Biológicas e da Iniciação às Ciências do 1o ciclo do nível médio.
Em 1964, mediante o Parecer 30/64, o CFE estabeleceu o currículo mínimo para a Licenciatura Plena de Ciências Biológicas, que dava menos destaque às Geociências que o de História Natural, oferecendo maior ênfase ao estudo das bases físicas e químicas dos fenômenos biológicos. O currículo de Ciências Biológicas veio atender às exigências de um inevitável processo de especialização, tornando-se mais adequado à formação de professores de Biologia para o ciclo colegial. Posteriormente, ao instituir as "Licenciatura Plenas de 1o ciclo”, o CFE fixou o currículo mínimo e a duração da Licenciatura Plena de Ciências para o 1º ciclo, mediante o Parecer no 81/65, que deu origem à Portaria Ministerial 46/65.
Em 1979 é promulgada a Lei 6.684/79, na qual os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Historia Natural e ou Ciências Biológicas tinham o mesmo conteúdo e carga horária no que diz respeito aos componentes curriculares/disciplinas da área biológica. Assim, tal dispositivo legal que regulamentava a profissão dos egressos deu às duas modalidades – Bacharel e Licenciado – tratamento isonômico, considerando ambos como Biólogos.
Até o ano de 2012 o Curso de Ciências Biológicas do CEUNIH abrangia apenas a modalidade Licenciatura tendo sua origem no Curso de Ciências – Licenciatura Plena de 1o Grau - implantado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras lzabela Hendrix, mantida pelo Instituto Metodista lzabela Hendrix. O funcionamento desse primeiro curso foi autorizado pelo Decreto 70.880/72, tendo em vista o Parecer 714/72; o seu reconhecimento ocorreu em 1976, através do Decreto 77.734/76, baseado no Parecer 1.140/76 do Conselho Federal de Educação.
Em virtude da Lei 9394/96, a partir de 1998 esta Instituição extinguiu o Curso de Ciências - Licenciatura Curta de 1o Grau e ajustou o seu currículo para o Curso de Ciências Biológicas (Portaria MEC 089/2002), objetivando a formação de biólogos licenciados com ênfase em meio ambiente. Esse novo currículo foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, através do Parecer no 97/98 da Câmara de Educação Superior. A mesma lei viabilizou a transformação das Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix em Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (Portaria MEC 88/2002).
Com a aprovação e posterior publicação do Parecer CNE/CES 1.301/2001 e da Resolução CNE/CES 7/2002, foram estabelecidas as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas propondo uma especificação na formação de Bacharel e Licenciado com matrizes voltadas para as atividades distintas e específicas de cada área.
Assim, a partir da base já estabelecida, o curso de Ciências Biológicas modalidade Bacharelado foi organizado, tendo como base para a construção de sua matriz curricular a Resolução CNE/CES 4/2009, PARECER CFBio 01/2010 e na Resolução CFBio Nº 300/2012, assim como as diretrizes da instituição para seus cursos de graduação. Esta construção, bem como elaboração do projeto que norteia o funcionamento deste curso ocorreu de forma colegiada, com a participação efetiva de vários docentes, concentrando-o no objetivo de formação generalista do Biólogo.
Concomitantemente o curso de Ciências Biológicas modalidade Licenciatura foi totalmente reformulado, considerando as diretrizes institucionais para os cursos do CEUNIH, a proposta educacional metodista no Brasil e, considerando ainda a proposta de um projeto de curso construído propositadamente de forma aberta, o que gera uma necessidade contínua de averiguação da sua real validade, sobretudo em relação às expectativas e necessidades discentes e da comunidade em geral para com o desempenho de Biólogos. Esta revisão foi realizda de forma colegiada e concentrou-se no objetivo de formar profissionais licenciados preparados para atuar e intervir no cenário educacional.