Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Pesquisa

Pesquisa

Um trabalho em conjunto, com resultados únicos!

Além das iniciativas institucionais relacionadas à pesquisa e iniciação científica, o Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas visa proporcionar ao discente atividades investigativas nas disciplinas, atividades integradas e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para que possa, através da vivência nas mesmas, alcançar as competências necessárias ao exercício profissional.

Entende-se que os conteúdos envolvidos na investigação biológica permitem ao graduando o desenvolvimento da metodologia científica, em toda a sua amplitude e contexto de aplicabilidade, sob a orientação de um professor responsável. Nesse sentido, tais pesquisas corroboram a concepção do planejamento pedagógico do curso, estando condizentes com as reais necessidades dos alunos e as possibilidades da Instituição.

O planejamento dessas ações conta com a efetiva participação do corpo docente, atuante como uma equipe muito mais do que como um grupo de profissionais no âmbito das suas especialidades, a fim de que a pesquisa biológica também ofereça subsídios para a investigação científica, sobretudo naquilo que se refere ao trabalho do futuro Biólogo.

Em função das necessidades específicas do Curso de Ciências Biológicas, o planejamento do curso prioriza as ações docentes conjuntas que proporcionam ao aluno a experimentação prática dos saberes específicos e a aplicação dos seus resultados no âmbito das necessidades ambientais e sociais.

Além de trabalhos apresentados em eventos nacionais, os periódicos Formação@Docente (www.izabelahendrix.edu.br/formacaodocente) e NBC - Periódico Científico do Núcleo de Biociências (www.izabelahendrix.edu.br/nbcrevista) publicam trabalhos dos alunos e docentes do curso.

Os trabalhos de pesquisa do curso são depositados no Acervo da Iniciação Científica, disponível em: http://pe.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/aic/issue/archive.

 

Acesse aqui e conheça os Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica