Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Matriz Curricular / Matriz Curricular

Matriz Curricular

por marcelo.figueiredo — publicado 03/11/2016 13h55, última modificação 13/07/2020 17h39

Coordenação: Danielle Péres da Rocha Oliveiros Marciano
Duração do Curso: 8 semestres
Ato de autorização: Resolução Reitoria n° 10, de 19/09/2011
Reconhecimento: nº 65, 28/01/2015
Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: o curso ainda não participou do ENADE

Disciplinas: 3.120 h/a
Estágio Supervisionado: 360 h/a
Atividades Complementares: 50 h/a
Carga Horária Total do Curso: 3.530 h/a

 

1° Semestre

Cartografia e Geoprocessamento

Carga Horária: 40 h
Ementa: Coordenadas, tipos de mapas, projeções, escalas, convenções cartográficas, funções de legenda, cartografia e análise ambiental, investigação ambiental através de mapas, geoprocessamento na análise ambiental, uso do GPS aplicado ao estudo do Meio Ambiente. Objetiva o estudo e a elaboração de mapas temáticos e a prática de desenho cartográfico.

Educação Ambiental

Carga Horária: 40 h
Professor: Danielle Péres da Rocha Oliveiros Marciano
Ementa: Conceitos básicos e principais características de Educação Ambiental. Histórico da Educação Ambiental no Brasil e no mundo. Legislação brasileira relacionada à Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Educação ambiental em espaços escolares e não escolares e como estratégia de gestão e conservação. Relação da Educação Ambiental com construção da saúde ambiental. Educação ambiental e formação de valores e sujeitos.

Geologia e Pedologia

Carga Horária: 40 h
Ementa: A Terra. Tectônica Global e dinâmica interna da Terra. Tempo geológico e a dinâmica externa da Terra. Minerais e rochas. Solos: processos formadores, classificação e sua relação com os organismos vivos. Recursos minerais da Terra e sustentabilidade.

Biologia dos Microorganismos

Carga Horária: 40 h
Professor: Maria Esther Macêdo
Ementa: Discussão de padrões usados no diagnóstico  e na biologia dos microorganismo: Archaea, Eubactéria, Protistas e Metazoários não celomados. Abordagem comparativa e interpretação da diversidade biológica e dos aspectos genéticos, bioquímicos e evolutivos.

Anatomia Humana Básica

Carga Horária: 80 h
Professor: Rodrigo Gontijo Cunha
Ementa: Reconhecimento topograficamente as estruturas do corpo humano. A organização geral e espacial, estrutura macroscópica e correlações funcionais dos diversos sistemas orgânicos.

Conhecimento e Saber

Carga Horária: 40 h
Ementa: O papel das Humanidades na epistemologia contemporânea. A busca do conhecimento como processo de humanização das relações sociais e pessoais. A ciência como interpretação do conhecimento cotidiano nas dimensões psíquica, física, social e espiritual. O ser humano, a sociedade e o meio ambiente como objetos do conhecimento. A dimensão ética da ciência e a questão do sentido da vida. A crise dos paradigmas epistemológicos modernos e a irrupção de novas sensibilidades. A suspeita e a inquietação como ferramentas para o processo de aprendizado.

Legislação do Profissional Biólogo

Carga Horária: 40 h
Professor: Karen Lissa Goodwin Paglia
Ementa: Características e organização do currículo do Curso. Histórico da profissão e da regulamentação profissional. Campos de atuação do profissional Biólogo. Habilitações Bacharelado e Licenciatura. Inserção da profissão no cenário sócio-cultural brasileiro. Atuação profissional de egressos: dificuldades e possibilidades.

Física Aplicada

Carga Horária: 40 h
Professor: Rodrigo Itaboray Frade
Ementa: Disciplina prática que tem como objetivo instrumentalizar os alunos a aplicar conceitos da Física em sistemas biológicos. Equilíbrio de corpos extensos (Momento angular, Alavancas, Roldanas), Trabalho e potência (Formas de energia, Transformações de energia, Conservação de energia, Calor), Radiações (Propriedades das ondas, Espectro eletromagnético, Raios-X, Radioatividade, efeitos biológicos da radiação).

 

2° Semestre

Zoologia de Invertebrados I

Carga Horária: 80 h
Professor: Maria Esther Macêdo
Ementa: Discussão de padrões usados no diagnóstico dos animais em geral e dos invertebrados, de forma específica.Interpretação da diversidade biológica relativa aos invertebrados dos grupos Porífera, Cnidária, Platelminto. Nematoda, Molusca, Anelídeos como resultante de mecanismos genéticos, bioquímicos e evolutivos.

Metodologia da Pesquisa

Carga Horária: 40 h
Professor: Rodrigo Itaboray Frade
Ementa: Introdução dos métodos de produção do saber da área epistêmica básica de formação discente, com a atenção voltada para seus determinantes históricos, sua complexidade e sua inter-relação. Capacitação para a elaboração de pré-projetos de monografia entre outros relacionando, com as atividades de pesquisa do curso.

Biologia das Criptógamas

Carga Horária: 80 h
Professor: Karen Lissa Goodwin Paglia
Ementa: Sistemática, morfologia, reprodução, classificação, filogenia e ecologia de cianobactérias, protistas fotossintetizantes (algas), líquens, plantas avasculares (algas e briófitas) e plantas vasculares sem sementes (pteridófitas).

Química Geral e Orgânica

Carga Horária: 80 h
Professor: Débora Naves Santos
Ementa: Conceitos básicos de Química Geral, estudo do átomo, distribuição eletrônica, estudo da Tabela Periódica e suas propriedades periódicas, ligações químicas, funções inorgânicas, introdução aos complexos, principais reações em soluções aquosas.

Citologia

Carga Horária: 40 h
Professor: Fabiana Alves
Ementa: Estudo da organização geral de células procariotas e eucariotas associando-os às suas características anatômicas, fisiológicas, filogenéticas e evolutivas.

Ser Humano em Relações

Carga Horária: 40 h
Ementa: A compreensão integral do ser humano a partir da alteridade e dos fenômenos sociais. Análise das estruturas macro-sociais que regulam as relações e práticas humanas, e das disposições micro-sociais subjacentes aos processos grupais e às subjetividades. A formação da identidade humana como processo social dinâmico em busca de emancipação coletiva e individual. A identidade e os padrões de gênero, corporeidade e etnia. As condições e possibilidades de humanização e desumanização diante dos conflitos contemporâneos em torno de ética, bioética, minorias, diálogo e mercado. Dimensão transcendente do ser humano, entre realidade e destino.

Elementos de Matemática

Carga Horária: 40 h
Professor: Rodrigo Itaboray Frade
Ementa: Instrumentalização do graduando para o desenvolvimento de atividades inerentes à Ciências Biológicas. Equações, funções, proporções, probabilidade e conjuntos.

 

3° Semestre

Biofísica

Carga Horária: 40 h
Professor: Fabiana Alves
Ementa: Associação e interpretação dos níveis do conhecimento biológico referente ao funcionamento integrado do organismo. Explicação da ação conjunta dos diversos fatores e fenômenos associados ao seu funcionamento.

Metodologia Aplicada à Estudos Ecológicos

Carga Horária: 40 h
Professor: Ricardo Oliveira Latini
Ementa: Esforços aplicados para diagnosticar e monitorar o estado da biodiversidade. A importância dos estudos sobre a fauna e a flora para avaliar a qualidade ambiental. Bioindicadores de qualidade ambiental. Espécies “guarda-chuva”. Delineamento e esforço amostral. Metodologias de amostragens da biodiversidade. Protocolos de Avaliação Rápida. Montagem de listas de espécies. Descritores quantitativos de riqueza, dominância e diversidade de espécies em estudos ambientais.

Bioquímica

Carga Horária: 80 h
Professor: Débora Naves Santos
Ementa: Conceitos de pH e tampões. Os tampões biológicos na saúde e na doença. Estuda a estrutura e função das proteínas, dos carboidratos, dos lipídeos e dos ácidos nucleicos. Aspectos estruturais e cinéticos das enzimas. Digestão e transporte de lipídeos pelo sangue. Metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídeos. 

Biologia das Fanerógamas

Carga Horária: 80 h
Professor: Danielle Péres da Rocha Oliveiros Marciano
Ementa: Introdução à sistemática vegetal: sistemas de classificação, categorias taxonômicas e regras de nomenclatura botânica. Biologia das gimnospermas e angiospermas: morfologia, reprodução, classificação e evolução. Identificação e caracterização das principais famílias de gimnospermas e angiospermas. Botânica econômica: plantas ruderais, ornamentais, medicinais, tóxicas, têxteis, tintoriais, condimentares e laticíferas; plantas empregadas na produção de madeira e celulose; plantas utilizadas no desenvolvimento de biocombustíveis.

Sociedade e Movimentos

Carga Horária: 40 h
Professor: José Aparecido de Oliveira
Ementa: As estruturas sociais e antropológicas do mundo moderno. As mudanças sociais contemporâneas no horizonte globalizado. A constituição do povo brasileiro, a formação da identidade nacional e os movimentos sociais. História e cultura indígena brasileira. História e cultura afro-brasileira. A relevância da etnia, da classe social e do gênero na constituição social. A crise do patriarcado e as novas configurações nas relações humanas. Um outro mundo possível a partir do exercício da cidadania e do poder compartilhado.

Bioestatística

Carga Horária: 40 h
Professor: Rodrigo Itaboray Frade
Ementa: Introdução ao método e conceitos de análise estatística na área de ciências biológicas. Obtenção, apresentação e descrição de dados de observação. Distribuição das estatísticas da amostra. Estimação, intervalos de confiança e testes de significância. Comparação de médias. Aplicações da distribuição Qui quadrado; correlação.

Fisiologia Humana

Carga Horária: 80 h
Professor: Fabiana Alves
Ementa: Estudo dos processos fisiológicos gerais, concentrando atenção sobre a fisiologia dos sistemas: nervoso, muscular, cardiovascular, respiratório, renal, reprodutor, endócrino e digestório. Analisa os mecanismos de regulação e integração e as respostas adaptativas dos organismos.

 

4° Semestre

Histologia

Carga Horária: 80 h
Professor: Fabiana Alves
Ementa: Estuda morfofuncionalmente os tecidos básicos dos vertebrados, bem como os seus componentes fundamentais tanto em nível de microscopia óptica quanto eletrônica; estuda morfofuncionalmente alguns dos sistemas dos vertebrados.

Microbiologia Básica

Carga Horária: 80 h
Professor: Ricardo Souza Dias
Ementa: Taxonomia, morfologia, fisiologia e genética de bactérias, fungos e vírus. A ecologia e controle dos microrganismos; causa e controle de diferentes doenças infecciosas e a evolução e a utilização dos antibióticos e quimioterápicos.

Zoologia de Invertebrados II

Carga Horária: 80 h
Professor: Maria Esther Macêdo
Ementa: Discussão de padrões usados no diagnóstico dos animais em geral e dos invertebrados, de forma específica.Interpretação da diversidade biológica relativa aos invertebrados dos grupos Arthropoda, Echinodermata e Cephalochordata como resultante de mecanismos genéticos, bioquímicos e evolutivos.

Genética Básica

Carga Horária: 80 h
Professor: Letícia da Conceição Braga
Ementa: Explica os mecanismos de transmissão da herança monogênica de acordo com princípios mendelianos e pós-mendelianos em relação às heranças: autossômica e relacionada ao sexo, bem como discute esses mecanismos através da análise de heredogramas. Conceitua e diferencia herança poligênica, ligação gênica e mapas genéticos em relação aos conceitos mendelianos. Discute os tipos sanguíneos ABO e Rh, tanto na questão da compatibilidade quanto em relação à transmissão genética. Destaca processos responsáveis pela modificação do material genético e suas conseqüências para a espécie humana, priorizando as síndromes humanas de origem cromossômica, os erros na diferenciação sexual e erros de metabolismo.

Anatomia Vegetal

Carga Horária: 80 h
Professor: Danielle Péres da Rocha Oliveiros Marciano
Ementa: Apresenta e interpreta a citologia e a histologia vegetal sob os pontos de vista anatômico, fisiológico, filogenético e evolutivo. Possibilita o estabelecimento dos padrões morfológicos dos tecidos vegetais e a inferência sobre o seu funcionamento, através da sua visualização microscópica. Enfatiza os seguintes conteúdos: reconhecimento anatômico e origem embrionária de células e tecidos vegetais; organização estrutural dos tecidos nos órgãos vegetativos e reprodutivos das plantas.

 

5° Semestre

Parasitologia

Carga Horária: 80 h
Professor: Hudson Andrade dos Santos
Ementa: Introdução de conceitos, definições e terminologia usada em parasitologia, associando a teoria e prática na metodologia científica. Estudo integrado da taxonomia, morfologia e biologia dos agentes etiológicos, vetores e reservatórios de doenças parasitárias humanas. Estudo das interelações entre parasitos, hospedeiros, reservatório e ambiente, com detalhes para o ciclo biológico, transmissão, patogenia, diagnóstico epidemiológico e laboratorial. Discussão sobre as perspectivas atuais de controle e profilaxia das doenças parasitárias, bem como o papel do Biólogo na conscientização e aplicação das medidas de controle e prevenção.

Fisiologia Vegetal

Carga Horária: 80 h
Ementa: Explicita e discute os processos físico-químicos relacionados ao funcionamento dos vegetais em uma perspectiva evolutiva e ambiental. Relações Hídricas. Fotossíntese. Nutrição Mineral. Desenvolvimento. Estratégias Adaptativas ao Estresse Ambiental.

Zoologia de Vertebrados I

Carga Horária: 80 h
Professor: Ligiane Martins Moras
Ementa: Interpretação da diversidade biológica relativa aos grupos de Protocordados, Peixes, Anfíbios sob os pontos de vista biológico, ecológico, taxonômico e evolutivo. Análise dos fenômenos que propiciam a instalação e a evolução de vertebrados em habitats determinados.

Imunologia

Carga Horária: 40 h
Professor: Ricardo Souza Dias
Ementa: História da imunologia. Linhas de defesa, imunidades ativa e passiva. Órgãos, células e mediadores químicos envolvidos na resposta imune. Especificidade da resposta imune celular e humoral. Hipersensibilidade e doenças autoimunes.

Estágio Curricular I

Carga Horária: 140 h
Professor: Danielle Péres da Rocha Oliveiros Marciano
Ementa: Atividades desenvolvidas em centros, empresas, instituições, departamentos e/ou órgãos públicos, movimentos sociais e ONGs que realizam trabalhos de pesquisa, fiscalização, monitoramento ou consultoria, podendo ter caráter de iniciação científica em ambiente de produção de conhecimento nas mais diversas áreas da profissão do Biólogo.

Embriologia Animal

Carga Horária: 40 h
Professor: Valdemir Silva
Ementa: Estudo da embriogênese de anfioxo, anfíbios, aves caracterizando e comparando em cada grupo os aspectos da fecundação, as diversas etapas do processo embriológico e suas aquisições evolutivas.

Meio Ambiente e Consciência Planetária

Carga Horária: 40 h
Ementa: A consciência planetária como paradigma civilizatório. Estudo da crise planetária em suas dimensões ecológicas ambiental, social e mental. Sociobiodiversidade, multiculturalismo e sustentabilidade: a dimensão ética e política da consciência planetária. Relações humanas e a apropriação do espaço. Os desafios de viver na cidade e o uso dos recursos naturais: a dimensão socioeconômica da consciência planetária. Salvação, natureza e criação: a dimensão transcendente da consciência planetária.

Ecologia Geral

Carga Horária: 80 h
Professor: Karen Lissa Goodwin Paglia
Ementa: Estudo sistêmico das interações entre os seres vivos e destes com o ambiente. Conceitos básicos em ecologia. Fluxo de energia e matéria. Sucessão ecológica. Ecologia de Populações, de Comunidades, da Paisagem. Principais Biomas e Estrutura e dinâmica dos Ecossistemas Terrestres e Aquáticos.

 

6° Semestre

Imunologia Aplicada

Carga Horária: 40 h
Professor: Sarah Giarola da Silva
Ementa: Desenvolvimento e interpretação de técnicas e métodos imunológicos aplicados ao laboratório de Análises Clínicas e laboratório de pesquisa: precipitação, aglutinação, imunofluorescência, citometria de fluxo, imunoenzimáticos, radioimunoensaios. Desenvolvimento e principais usos dos imunoterápicos e imunoprofiláticos. Desenvolvimento de novas tecnológicas para o tratamento de tumores e prevenção da rejeição de transplantes. 

Zoologia de Vertebrados II

Carga Horária: 80 h
Professor: Ligiane Martins Moras
Ementa: Interpretação da diversidade biológica relativa aos grupos de Répteis, Aves e Mamíferos sob os pontos de vista biológico, ecológico, taxonômico e evolutivo. Análise dos fenômenos que propiciam a instalação e a evolução de vertebrados em habitats determinados. 

TCC - Projeto e Pesquisa

Carga Horária: 40 h
Professor: Rodrigo Itaboray Frade
Ementa: Definição de tema de pesquisa. Elaboração do problema e dos objetivos da pesquisa. Metodologia de pesquisa (coleta e análise de dados). Construção do projeto de pesquisa. Socialização dos projetos e dos conhecimentos produzidos na pesquisa.

Estágio Curricular II

Carga Horária: 100 h
Professor: Karen Goodwin Paglia
Ementa: Atividades de Educação Ambiental desenvolvidas em espaços escolares ou não, visando a formação do futuro biólogo enquanto educador.

Embriologia

Carga Horária: 40 h
Professor: Valdemir Silva
Ementa: Estudo da morfologia e função dos fenômenos essenciais do desenvolvimento embrionário humano.

Biologia Molecular

Carga Horária: 80 h
Professor: Letícia da Conceição Braga
Ementa: Conceitua a estrutura molecular do gene e seu mecanismo de expressão gênica e processos responsáveis pela modificação do material genético e suas consequências para a célula. Destaca fatos históricos relevantes que contribuíram para o avanço científico e tecnológico da área, bem como os princípios e otimização dos diferentes métodos moleculares envolvidos na manipulação genética e diagnóstico molecular. 

Paleontologia

Carga Horária: 40 h
Professor: Ligiane Martins Moras
Ementa: A construção do conceito de tempo na História da Terra. Divisões e princípios da Paleontologia. Princípios da Paleontologia. Principais aplicações da Paleontologia na Geologia e na Biologia. Processos de fossilização, Estratigrafia e Bioestratigrafia. Eventos de extinção em massa. Características climáticas e paleogeográficas do Planeta. 

Evolução

Carga Horária: 80 h
Professor: Ricardo Oliveira Latini
Ementa: Teorias pré-darwinistas de evolução. Teoria darwinista de evolução. Evidências da evolução biológica. Teoria sintética da evolução. Variabilidade em populações naturais. Processos evolutivos. Espécie e especiação. Sistemática: classificação, introdução à taxonomia e à filogenia. Princípios da evolução humana. 

 

7° Semestre

Ecologia Urbana e Sustentabilidade

Carga Horária: 80 h
Professor: Karen Lissa Goodwin Paglia
Ementa: Discussão interdisciplinar das interações entre o Homem e a Biosfera e seu papel na natureza. Transformações ambientais antropogênicas. Sustentabilidade, exploração e conservação dos recursos naturais. 

Epidemiologia

Carga Horária: 80 h
Professor: Hudson Andrade dos Santos
Ementa: A disciplina discute a história natural da doença e níveis de prevenção, estuda os indicadores epidemiológicos, as informações e planejamento em saúde. Desenvolve as bases da epidemiologia descritiva e analítica, e expõe a relação da epidemiologia e dos serviços de Saúde pública. Introduz o aluno, por meio de exercícios práticos e reais, na metodologia epidemiológica possibilitando-lhe o raciocínio causal e de distribuição dos riscos inerentes aos diversos agravos à saúde. 

Recuperação de Áreas Degradadas

Carga Horária: 40 h
Professor: Elizabeth Rodrigues Brito Ibrahim
Ementa: Métodos diretos (invasivos) e indiretos (geofísica ambiental) de investigação do solo e do subsolo. Técnicas e equipamentos de investigação geológica, geofísica e geotécnica. Planejamento de investigação. Amostragem, acondicionamento e preparação de amostras. Apresentação, análise e interpretação de resultados. Monitoramento geoquímico, biogeoquímicos e geofísicos. Planejamento do uso e manejo do solo. Degradação física, química e biológica do solo, conservação do solo, recuperação de áreas degradadas. Terraceamento e estradas rurais. Erosão e Sedimentação. Qualidade do solo. Sistema de manejo do solo. Rotação de culturas. Solo e desenvolvimento socioeconômico. Sustentabilidade do sistema de produção com relação ao subsistema solo.

Microbiologia Aplicada

Carga Horária: 80 h
Professor: Ricardo Souza Dias
Ementa: Aborda o estudo da morfologia, fisiologia e patogenia de virus, bactérias e fungos e a relação com o meio ambiente, utilização de técnicas de isolamento e identificação de microorganismos em geral para o diagnóstico de enfermidades de origem clínica, hídrica e alimentar, estudo das legislações sobre parâmetros de qualidade microbiológica de diferentes ambientes. 

Bioinformática

Carga Horária: 40 h
Professor: 
Ementa: Promove a transposição dos processos biológicos à bioinformática; elucida a aplicabilidade da bioinformática nos processos biotecnológicos, fornecendo subsídios a aplicação das ferramentas de bioinformática disponíveis de domínio público aos problemas biológicos. 

Estratégias Adaptativas dos Vegetais

Carga Horária: 40 h
Ementa: Interpretação adaptativa sobre a morfologia, o metabolismo e desenvolvimento dos vegetais. Evolução e plasticidade fenotípica. Relações de mutualismo e competição. Bases bioquímicas e moleculares das respostas fisiológicas a estresses bióticos e abióticos. Estratégias adaptativas e padrões de variação da vegetação brasileira. Discussões contemporâneas sobre o uso e conservação dos recursos vegetais do ponto de vista ecofisiológico. 

Biotecnologia

Carga Horária: 40 h
Professor: Letícia da Conceição Braga
Ementa: Propiciar ao aluno uma visão geral dos fundamentos da biotecnologia, biologia molecular e tecnologia do DNA recombinante e sua aplicabilidade na indústria de alimentos, agricultura e saúde humana, bem como servir um meio para o desenvolvimento de uma postura consciente, crítica e ética em relação aos avanços no campo da biotecnologia moderna que afetam diretamente a vida em todas as suas formas. 

Estágio Curricular III

Carga Horária: 120 h
Professor: Karen Lissa Goodwin Paglia
Ementa: Oportunizar ao aluno a observação, análise, discussão e vivencia efetiva da realidade do Biólogo no campo de trabalho. Tem como objetivo auxiliar o aluno no desenvolvimento de atividades de iniciação científicas. Aplicação do pensamento científico. Coleta de dados, análise e interpretação dos resultados que proporcionem subsídios para a realização do TCC utilizando a escrita científica.

 

8° Semestre

Biologia da Conservação

Carga Horária: 40 h
Professor: Ricardo Oliveira Latini
Ementa: Objetivos da biologia da conservação. Diversidade biológica. Economia e conservação. Ameaças à biodiversidade provenientes das atividades antrópicas. População Mínima Viável. Lista de espécies ameaçadas de extinção. Estratégias de conservação. Áreas prioritárias para conservação. Hotspots de biodiversidade no Brasil. Planejamento de áreas protegidas. Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Manejo de áreas protegidas

Biogeografia

Carga Horária: 40 h
Professor: Ricardo Oliveira Latini
Ementa: Introdução à biogeografia: conceitos, histórico e objetivos. Fatores que influenciam a distribuição geográfica dos organismos. Padrões de distribuição geográfica. Biogeografia histórica. Extinção, dispersão e vicariância. Processos de especiação. Biogeografia ecológica. Biogeografia de ilhas. As grandes formações biológicas do Brasil e do mundo. Biogeografia e conservação.

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Carga Horária: 80 h
Ementa: Instrumentalização da gestão sócio ambiental através de sistemas de gestão ambiental. Planejamento ambiental e Gestão ambiental. Instrumentos de gestão ambiental. Planejamento e Normas Sócio Ambientais: fundamentos teóricos e instrumentos. Evolução e tendências atuais na gestão ambiental (responsabilidade social/responsabilidade ambiental, certificação ambiental; compromissos internacionais). Avaliação sócio ambiental das organizações. Desenvolvimento de programas de gestão sócio ambiental. 

Biotecnologia Ambiental

Carga Horária: 40 h
Professor: Fabiana Alves
Ementa: Propiciar ao aluno uma visão geral dos fundamentos da biotecnologia, biologia molecular e tecnologia do DNA recombinante e sua aplicabilidade na indústria de alimentos, agricultura e saúde humana, bem como servir um meio para o desenvolvimento de uma postura consciente, crítica e ética em relação aos avanços no campo da biotecnologia moderna que afetam diretamente a vida em todas as suas formas. 

Limnologia

Carga Horária: 40 h
Professor: Karen Lissa Goodwin Paglia
Ementa: Conceitos e histórico.Estudo das águas continentais (lagos, rios, reservatórios) quanto às comunidades biológicas e suas relações e aspectos físico-químicos. Processos de Poluição. Conservação e Recuperação. 

Atividades Complementares

Carga Horária: 50 h
Professor: Danielle Péres da Rocha Oliveiros Marciano
Ementa: Entende-se por atividade complementar ações extracurriculares realizadas pelo acadêmico do curso de graduação, com o objetivo de adquirir conhecimentos de forma independente, através de monitorias, estágios, pesquisa e programas de extensão, dentre outros.

TCC - Pesquisa

Carga Horária: 40 h
Professor: Danielle Péres da Rocha Oliveiros Marciano
Ementa: Desenvolver no aluno habilidades científicas para desenvolvimento prático de pesquisa, organização e apresentação dos dados coletados, assim como redação e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).