Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Notícias / Alunos de Ciências Biológicas do Izabela participam de curso sobre Biologia Marinha

O alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix participaram, de 31 de maio a 2 de junho, do curso “Introdução à Biologia Marinha”, no  Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar/USP), em São Sebastião (SP).

A professora de Biologia das Criptógamas, Juliana de Souza, falou sobre a importância do curso. “O curso de Biologia Marinha, desenvolvido no CEBIMar, um núcleo de pesquisa vinculado à USP, proporcionou uma experiência única e enriquecedora para os professores e alunos de Zoologia e Criptógamas do Izabela. Acredito que as aulas de campo ampliam nossos conhecimentos e auxiliam nossos alunos a ter uma percepção mais clara de que a natureza é repleta de interações entre os organismos vivos. Além disso, é importante conhecer, respeitar os ecossistemas e sua biodiversidade, nos faz Biólogos mais conscientes”,  disse.

O professor de Zoologia de Invertebrados, Alípio Benedetti, falou como a atividade contribuiu para o conhecimento dos alunos. “Creio que a participação no curso permitiu aos alunos ampliarem o entendimento e apreciação do conteúdo visto em aulas teóricas e práticas de Zoologia e Botânica. O curso possibilitou aos alunos uma vivência maior sobre a biologia e a atuação do biólogo, uma vez que a interação com outra instituição e profissionais que não fazem parte do cotidiano deles é sempre engrandecedora”, explicou.

A experiência

O aluno do 5° período de licenciatura em Ciências Biológicas, Danilo Ferreira, contou sobre sua experiência. “A visita proporcionou a oportunidade de conhecer, entender e observar seres que havia visto apenas em livros, buscas pela internet e esboços em quadro durante as aulas. Na ocasião, me deparei com pessoas incríveis, que foram capazes de despertar a minha vontade em conhecer a fundo a fauna marinha. O curso oferecido pela Biologia do Izabela Hendrix foi tão significante que o considero um marco para a minha formação”, disse.

A aluna Luana Sales, do 3° período, falou sobre o conhecimento que adquiriu. “O curso realizado no CEBIMar ampliou meu conhecimento na área de biologia marinha e dos seus campos de aplicação interdisciplinares da pesquisa ao ensino e, com isto, também pude conhecer um centro de estudo referência na área”, comentou.

Segundo a aluna Emanuelly Carvalho, do 2° período, a oportunidade de participar foi um grande aprendizado para a sua formação acadêmica. “O curso de Biologia Marinha, ministrado pelos professores do Izabela, foi incrível para aprender um pouco mais sobre a vida marinha, de forma teórico-prática com ensinamentos em sala de aula, campo e laboratório. Estou muito feliz por ter participado do curso e espero ansiosamente pelos próximos”, finalizou.

A atividade foi direcionada a alunos  de todos os períodos de bacharelado e licenciatura do curso de Ciências Biológicas.