Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Notícias / Aula magna de Ciências Biológicas discute os impactos da mineração em Minas Gerais

por Isabela Carvalho publicado 20/02/2019 16h48, última modificação 07/03/2019 15h42

No dia 12 de março, o curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realiza a aula inaugural do curso, com o tema “Os impactos socioambientais da mineração no estado de Minas Gerais”. O evento receberá os palestrantes Joceli Andrioli, Coordenador Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); Vinicius Barbosa de Assis, biólogo na Secretaria de Meio Ambiente de Brumadinho; e Mateus Carvalho Ferreira, biólogo, Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Danielle Marciano, o evento visa responder perguntas como “É possível viver sem mineração?”, “Conseguimos minerar de forma sustentável?”, “Qual é o papel do profissional biólogo no processo da mineração?”, “Quais as responsabilidades ambientais e sociais das empresas mineradoras?”, entre outros.

Danielle falou ainda sobre os objetivos e a importância da atividade promovida aos estudantes do curso. “Nosso objetivo será discutir as consequências sócio-ambientais da mineração sob a ótica dos crimes ambientais ocorridos em Minas Gerais. É importante ampliar essas discussões para que entendamos as responsabilidades dos diversos atores envolvidos. Além de ser de grande importância para a formação dos nossos futuros biólogos”, contou.

O evento é direcionado aos alunos de Biologia e é aberto ao público.

As inscrições para a aula inaugural podem ser acessadas pelo link https://bit.ly/2T5DSbf

UNAI
A aula magna “Impactos socioambientais da mineração no estado de Minas Gerais” faz parte das atividades realizadas pela United Nations Academic Impact (UNAI). A UNAI é uma iniciativa que alinha as instituições de ensino superior com as Nações Unidas no apoio e contribuição para a realização das metas e mandatos da ONU. Essa metas incluem a promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabilidade, resolução de conflitos, sustentabilidade, ação social, promoção da cidadania e promoção de valores.

Aula Magna: Os impactos socioambientais da mineração no estado de Minas Gerais
Palestrantes:
- MSc. Vinicius Barbosa de Assis - biólogo na Secretaria de Meio Ambiente de Brumadinho - SEMA
- MSc. Mateus Carvalho Ferreira - biólogo, Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre - UFMG
- Joceli Andrioli - representante nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB
- Dr. Leandro de Aguiar e Souza, arquiteto, professor, pesquisador e Coordenador de Extensão do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Santa Luzia.
Data: 12 de março
Hora: 18h40min