Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Notícias / Ciências Biológicas do Izabela realiza ação em prol da Ocupação Vicentão

Ciências Biológicas do Izabela realiza ação em prol da Ocupação Vicentão

por Isabela Carvalho publicado 09/11/2018 13h29, última modificação 09/11/2018 13h29
Ciências Biológicas do Izabela realiza ação em prol da Ocupação Vicentão

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou, no mês de outubro, arrecadações em prol da Ocupação Vicentão. Foram arrecadadas roupas, materiais de higiene, materiais escolares, alimentos não perecíveis e outros itens.

A coordenadora do curso, Danielle Marciano, explicou como é importante para os estudantes desenvolverem projetos sociais e como isso acrescenta na formação acadêmica. “Para os estudantes é um ganho extraordinário, pois, ao mesmo tempo, que conseguem passar informação para o público externo e para a comunidade, se sentem responsáveis por problemas reais da nossa cidade. Na tentativa de ajudar essa comunidade criaram a campanha de arrecadação, que não tem relação com o projeto que estavam desenvolvendo, ou seja, não vão precisar do que coletaram para por em prática o projeto”, pontuou.

A professora acrescentou que a ação é uma forma de aproximar a instituição da comunidade. “Os acadêmicos saíram felizes desse projeto, conseguindo unir a demanda da sociedade e também a demanda deles enquanto seres humanos. Ao final da ação, sentiram-se realizados por ajudar o outro e isso faz com que a formação seja completa”, afirmou.

Danielle também falou sobre o desafio do curso de Ciências Biológicas em curricularizar à extensão. “Nesse semestre estamos com uma disciplina que é sobre soluções inteligentes para problemas na gestão de resíduos sólidos e os estudantes foram ao Vicentão para conhecer as necessidades da comunidade. A partir disso vão criar soluções para a creche da ocupação e soluções para a coleta de lixo. A ideia é criar soluções fáceis e factíveis, mas que irão impactar a vida das pessoas que lá vivem”, ressaltou.

No dia 22 de outubro foram entregues à comunidade 24 pacotes de fraldas, 52 litros de leite, 20 sacolas de roupas infantis e adultas, 10 sacolas de brinquedos, 21 livros, 54 pares de sapatos infantis e adultos, 19 pares de meia, 7 jogos de tabuleiro, 1 cesta básica, 4 estojos escolares, 2 cobertores e outros itens.

A Ocupação

A Ocupação Vicentão está situada à Rua Espírito Santo, 461, no centro de Belo Horizonte. Atualmente, o imóvel abriga famílias sem-teto e trabalhadores ambulantes da cidade. O nome “Vicentão” é uma homenagem a Vicente Gonçalves, advogado popular negro e uma das principais lideranças desses movimentos em Belo Horizonte.

Saiba mais sobre a ocupação aqui