Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Notícias / Controle da dengue é discutido por egressa do Izabela

Controle da dengue é discutido por egressa do Izabela

por Isabela Carvalho publicado 11/09/2019 16h54, última modificação 11/09/2019 16h54
Controle da dengue é discutido por egressa do Izabela

A egressa do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Jéssica  Barreto ministrou, no dia 29 de agosto, a palestra “Wolbachia e seu potencial uso no controle da Dengue”.  A discussão faz parte do Programa de Divulgação e Intercâmbio Científico (ProDIC).

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Danielle Marciano, falou sobre a forma como tema contribui para a formação dos estudantes. “A discussão foi proveitosa, pois os alunos puderam compreender a distribuição da Dengue no Brasil e mundo, além de entender as possíveis ferramentas de controle da doença”, explicou.

Jéssica Barreto comentou o tema de sua pesquisa e a relevância dele. “A Wolbachia é uma bactéria que é capaz de causar uma proteção no mosquito, fazendo com que ele não adquira o vírus da dengue, impossibilitando a transmissão da doença. A ideia é explicar sobre os efeitos da Wolbachia e como a bactéria tem sido usada no Brasil e em outros países como forma de controle da doença”, explicou.

A bióloga comentou a importância de discutir a temática na faculdade e como agrega na formação dos alunos. “Acredito que esse tipo de evento proporciona o conhecimento das categorias de pesquisas que estão sendo desenvolvidas, além de despertar no estudante o interesse de atuar na área”, comentou.

A egressa comentou a oportunidade de retornar à instituição e palestrar para os alunos do curso. “O diferencial do Izabela é que aqui os professores estabelecem uma relação mais íntima com o estudante. É gratificante compartilhar a trajetória depois de formado e poder incentivar os alunos que estão estudando sobre o que virá depois”, declarou.

Jéssica Barreto é graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, mestre em Ciência da Saúde pela Fiocruz e, atualmente, leciona Ciências e Biologia na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.