Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Notícias / Curso de Ciências Biológicas realiza palestras sobre uso da tecnologia no estudo da Biologia

por Isabela Carvalho publicado 06/12/2018 19h56, última modificação 10/12/2018 15h25

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou no dia 30 de novembro as palestras “O uso de dados moleculares sobre o estudo da biodiversidade”, “O uso de tomografia computadorizada na paleontologia” e “Microscopia eletrônica de varredura”, ministradas pelos biólogos José Eustáquio dos Santos, Rodrigo Parisi e a Bárbara Teixeira, respectivamente.

A professora Ligiane Martins, mediou a palestras e explicou sobre a importância de abordar o assunto com os acadêmicos. "As disciplinas básicas da biologia, como a Taxonomia e Sistemática, são de suma importância na formação do biólogo, além de servir como base para várias outras disciplinas. Atualmente, tem se falado muito em inovação e, ao contrário do que se pensava, não está restrita à área das exatas. A Taxonomia e Sistemática está evoluindo com os avanços tecnológicos nas áreas de imagem, molecular, e computacional, temas esses abordados em nossa mesa redonda. Essas tecnologias estão sendo utilizadas para analisar fósseis com maior precisão e sem a destruição de suas partes; analisar imagens de partes anatômicas muito pequenas, como a genitália de uma aranha; na descrição de novas espécies; e também na compreensão da história evolutiva dos diversos grupos de seres vivos. Assim, a integração de temas atuais e de inovação em áreas básicas despertam o interesse do aluno para essas áreas tão carentes de profissionais, como é o caso da Taxonomia e Sistemática", pontuou.

Em sua palestra, Bárbara Teixeira falou sobre microscopia eletrônica de varreduras e chaves interativas. “As ferramentas da palestra são bem modernas. É essencial que eles conheçam e estudem sobre as novas formas de estudo para que possam usar isso futuramente”, afirmou.

Rodrigo Parisi palestrou sobre a tecnologia estudo de fósseis com peças em Scans 3D. “Esse processos facilitam e deixam o trabalho mais interessante. Estudar sobre organismos e ambientes antigos é muito importante, pois ali está a origem de tudo”, explicou.

O palestrante José Eustáquio dos Santos falou sobre a importância do uso de técnicas de biologia molecular na pesquisas atualmente. “Hoje é importante que todo aluno procure aprender o que há de mais moderno, pois não basta saber todo o conteúdo, se não conseguirem acessar as ferramentas disponíveis na área”, afirmou.

Após a palestra, os estudantes puderam tirar dúvidas e discutir os temas abordados na palestra.

Veja mais fotos do evento (passe o mouse sobre a foto):

Palestra: uso da tecnologia no estudo da Biologia