Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Notícias / Germoplasma é tema de palestra no Izabela Hendrix

Germoplasma é tema de palestra no Izabela Hendrix

por Isabela Carvalho publicado 13/12/2018 13h32, última modificação 13/12/2018 13h32
Germoplasma é tema de palestra no Izabela Hendrix

A XXIV Jornada Acadêmica do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou, no dia 29 de novembro, a palestra “Banco ativo de germoplasma de milho: conservação, agregação de valor e uso da biodiversidade”, ministrada pela pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Flávia Teixeira. O objetivo da palestra foi mostrar para os acadêmicos atividades que envolvem os bancos de germoplasma.

A coordenadora do curso, professora Danielle Marciano, explicou que trazer a discussão da tecnologia como ferramenta para a conservação da biodiversidade mostra para os acadêmicos como a tecnologia tem se tornada aliada à ciência. “A Jornada desse ano discutiu a tecnologia como ferramenta na biodiversidade, tema emergente que trouxe atualização e novas ideias para os futuros biólogos do Izabela Hendrix. Os alunos se depararam com metodologias inovadoras utilizadas na conservação e descobriram um nicho de inserção no mercado de trabalho. Com a palestrante Flávia, os alunos puderam ver a biotecnologia como ferramenta na agricultura”, pontuou.

A palestrante explicou sobre como funciona o banco de germoplasma e como as atividades que o envolvem estão em ascensão. “Mostrarei para os alunos uma opção de profissão, além de explicar o que é um banco de germoplasma e todos os processos que os seguem. Vamos falar também sobre a importância do milho e como manter a diversidade genética de uma planta agrícola e suas principais características”, informou.

Segundo Flávia, a manutenção da preservação da biodiversidade é fundamental para o desenvolvimento de novas pesquisas. “A agrobiodiversidade é essencial para o progresso de uma série de estudos. Por outro lado, ainda existem poucos profissionais nesta área, então é importante motivar os estudantes a, quem sabe, escolher como atuação”, finalizou.

O evento ainda teve um momento para os estudantes tirarem suas dúvidas e proporcionarem trocas de informações.