Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Notícias / Semana da Biologia aborda desenvolvimento de negócios

Semana da Biologia aborda desenvolvimento de negócios

por Isabela Carvalho publicado 16/04/2019 14h07, última modificação 16/04/2019 14h07
Semana da Biologia aborda desenvolvimento de negócios

No dia 2 de abril, o curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix recebeu profissionais que desenvolvem negócios de base tecnológica em saúde.  Os convidados palestraram sobre “Negócios de impacto em Ciências da Vida”. O evento fez parte da Semana da Biologia.

A palestra contou com a representante da Startup Biomimetics, Lorena Viana Souza; representante da Startup CELLtype, Aline Brito de Lima; e representante da Startup Zaoki, Vitor Almeida.

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Danielle Marciano, falou sobre a importância do evento para a graduação. “A Semana da Biologia é um evento permanente no curso e ocorre sempre no primeiro semestre do ano letivo. O objetivo é discutir temas atuais em Ciências Biológicas e trazer um pouco da vivência dos nossos egressos e especialistas da área na prática da profissão. Assim, o aluno consegue conectar o que constrói em sala de aula com novas possibilidades de atuação”, explicou.

Segundo Aline Brito, é muito importante tratar do tema com os futuros profissionais. “É preciso discutir a questão do empreendedorismo dentro da graduação porque é necessário que os alunos saiam da universidade com uma visão de que existem outras possibilidades. Eles têm a possibilidade de abrir o próprio negócio e hoje existem cada vez mais leis e mecanismos que fortalecem a questão do empreendedorismo”, disse.

Vitor Almeida ressaltou a importância de falar sobre a diferença entre academia e mercado de trabalho. “Eu acho muito importante porque é preciso uma mudança muito grande no jeito de pensar. Quando estamos na academia pensamos no máximo em publicar antigos. Em empresas, o foco é completamente diferente do que estamos acostumados em laboratório. Muitos problemas poderiam ser evitados no mercado se durante o desenvolvimento da ideia já tivessem pensado na aplicação em questão de escala, em tipos de produção e se é viável industrialmente”, contou.

De acordo com Lorena Viana, é preciso sempre incentivar os estudantes a inovarem. “É muito importante abordar o assunto com os discentes porque a inovação só acontece quando a gente permite com que invenções que nascem dentro de universidades entrem no mercado. Meu maior objetivo aqui hoje foi incentivar que alunos tenham o interesse de empreender na área da saúde”, explicou.

A Semana da Biologia reuniu alunos de todos os períodos do curso de Ciências Biológicas do Izabela Hendrix e foi aberta a estudantes de outras instituições.