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Programas e Projetos

por kesia.ventura — publicado 05/11/2015 11h48, última modificação 06/11/2015 10h42

Atividades de ensino em sintonia com a realidade científica, educacional e social.

Cabe ao corpo docente conciliar o saber disciplinar às metas do projeto pedagógico do curso, de tal forma que, apesar de independente no proceder do seu campo de atuação, cada disciplina expresse a multirreferencialidade necessária à formação profissional global que caracteriza o Biólogo.

O componente prático deve perpassar todo o conteúdo teórico, incluindo estabelecendo novos nexos com a realidade científica, educacional e social. Ainda, devem ser suficientemente vivenciados os procedimentos práticos que possam referendar os mecanismos necessários à emancipação, democratização, redução de desigualdades e implementação de práticas inclusivas.

Busca-se manter o processo de nivelamento como uma ação pedagógica regular e prioritariamente voltada para corrigir atitudes e “vícios” de aprendizagem, independentemente de sua origem. Assim, mais do que diagnosticar a origem do problema (em que nível do ensino formal ele se instalou), a expectativa é a de oferecer oportunidades diferenciadas para que ele possa ser satisfatoriamente sanado, através dos conceitos e princípios do Curso de Ciências Biológicas.

Este nivelamento estudantil é obtido pela intervenção docente através da adequação de metodologias de ensino-aprendizagem, pelo PINA (Programa Institucional de Nivelamento Acadêmico) e pelo Programa de Monitorias.

As atividades de apoio pedagógico desenvolvidas pelo PINA buscam atender aos(às) discentes que apresentam dificuldades em acompanhar turmas, por defasagem de conhecimentos ou habilidades básicas. Algumas dessas atividades são: orientações individuais ou a grupos, sessões de estudos especiais, oficinas instrumentais e semanas de apoio pedagógicos.

O programa de Monitoria é uma atividade desenvolvida por monitores bolsistas e/ou voluntários, que proporciona o acompanhamento dos conteúdos das diversas disciplinas que constituem a matriz curricular. As atividades de Monitoria estão regulamentadas pelo CONSUN, tendo professores(as) que respondem por elas no acompanhamento dos(as) alunos(as) selecionados por processo precedido de Edital público.